Já faz algumas horas que percorro meu bairro atrás de encontrar alguma coisa “funcionando” e assim, poder ligar o computador e ensejar a profecia cujo presente título muito pretensiosamente se propõe. Bibliotecas públicas, escolas, pequenos estabelecimentos comerciais, estão sem funcionar desde o fim da última semana e juntamente com estes, a cabeça de muitos cidadãos brasileiros também parecem estar com dificuldades quanto às estruturas mentais do seu funcionamento. Entre os mais famigerados “fascistas”, “esquerdopatas”, “fora temer”, a vala brasileira vai se constituindo em uma imensa fossa nacional, onde tudo é ideologizado sem o mínimo do mínimo de funcionamento concreto.

Ao eclodir as paralisações, verifiquei que o mundo não funciona como pensa um estudante de segundo período de nossas ciências humanas. A comoção nas redes sociais quanto uma greve geral de todos os trabalhadores contrasta com o atual funcionamento da nossa sociedade, que em meio à ausência de alguns dos insumos fundamentais da vida humana, nossos cidadãos, altamente comprometidos com a causa operária, aparecem vendendo gás de cozinha a um valor de R$ 200,00. Basta que a sociedade brasileira deixe de funcionar de uma “certa forma” para que nossos filhos pátrios mostrem o quanto estão unidos em nome da nação, e demonstrem realmente como o Brasil funciona.

O controle excessivo quanto aos preços (governo Dilma), tanto quanto a liberação descabida (governo Temer) mostra um problema grave de gestão, dentre tantos outros graves problemas que são velados em nome de ideologias e funcionamentos inúteis da sociedade brasileira. Mudanças são necessárias, e buscá-las muitas vezes leva a irrupção de crises e ao desfuncionamento de antigos mecanismos de organização. No entanto, precisamos propor novas ideias e esquemas de funcionamento, para além do desmoronamento dos antigos. Quem acredita ser válido o caos, em nome de qualquer outra coisa, está até o presente momento: alimentado, vestido e embaixo de um teto. Antes de falarmos tão bem abstratamente como mundo deve funcionar, vale a observação de como nós funcionamos. Seja de que lado você esteja, esteja atento, pois o Brasil insiste em funcionar em uma extensa zona de desconfiança.