Salto no Abismo: da Luz se fez Escuridão (trechos inspirados na tragédia de Icaro)

ÍCARO, preso em um labirinto com seu pai Dédalo (construtor do labirinto) e um monstro metade homem, metade touro e devorador de carne humana, o Minotauro.

Para fugir do labirinto Dédalo tem a idéia de colar penas nas suas costas e nas do filho para saírem dali voando. Feito isso recomenda a Icaro que não se aproxime do sol, pois a cola das penas poderia se soltar e ele não resistiria à queda. Entusiasmado com o vôo Icaro se esquece das recomendações do pai e cai morto nas águas do Mar Egeu.

A gerações grandes tragédias tem inspirado autores como uma forma de retratar a alma humana.

Nos trechos e frases que se seguem busquei inspiração em Icaro, o jovem mitológico que para mim representa a rebeldia, desobediência, fuga da adversidade, encontro com a liberdade, realização de um sonho e, sobretudo o arquétipo de um suicida, talvez incapaz de viver sem ter um sonho como motivação.

Voar, voar

Subir, subir

Ir por onde for

Descer até o céu cair

Ou mudar de cor...

(música Sonho de Icaro – Biafra)

“Se quisesse Deus que os homens não morressem

Teria lhes dado asas ou eles não construiriam torres.”

Na esperança de livrar-se da adversidade, Icaro voou...

... para a morte!

“Iludido pelo brilho do astro solar, o jovem não imaginava que voava em direção as trevas.”

A favor de Icaro os sonhos

Contra os sonhos o chão.

DIALOGO COM ICARO.

- Quem és tu sobre os mortais?

- Porque te queixas por não te dar assas?

- Valeras mais do que as aves, pois ainda que não voe, podes escolher teu destino?

- Ah homem! Pobre de ti.

- Não reconheces que te dei poder sobre a vida.

- Não percebes que por te amar te fiz a mais perfeita das criaturas e onde esta tua queixa guardei tua maior riqueza.

Podes mudar teu futuro, tens o poder de decidir...

Salte...!

Mergulhe no abismo azul que se descortina por traz de nuvens brancas.

Sinta o vazio, resista ao vento, aproveite a queda, contemple o sol.

Logo conheceras o fim

Logo estarás no céu.