Escola dos Glosadores

Situada na região de Emília, no norte da Itália, encontra-se a cidade de Bolonha. Foi lá que surgiu, em 1088, a primeira universidade do mundo ocidental, a Università di Bologna.

Um século após sua criação, surge no âmbito do curso de Direito, o mais antigo e tradicional, o movimento denominado “Escola dos Glosadores”, ou simplesmente, “Escola de Bolonha”.

Essa escola representa uma corrente de pensamento jurídico que se propunha a interpretar e comentar o Corpus Juris Civilis, oferecendo, assim, esclarecimentos do seu sentido, com vistas a atingir sua compreensão e posterior aplicação.

Corpus Juris Civilis é o código de direito romano surgido em Constantinopla entre 529 e 534 d.C., por iniciativa do imperador bizantino Justiniano I, do Império Romano do Oriente. O termo glosa, de origem latina, tem o sentido de interpretação, comentário.

A “Escola dos Glosadores” ou “Escola de Bolonha” foi a responsável pelo renascimento e preservação do direito romano. Séculos mais tarde, a “Escola dos Pandectistas” (Alemanha) renovou a obra dos glosadores.

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 16/03/2018
Código do texto: T6281897
Classificação de conteúdo: seguro