Razão social dos feriados

Razão social dos feriados

Popularmente conhecidos como “folguinha, feriadinho, emendado”, os feriados têm uma função social que, normalmente, se quer é conhecida, a da conscientização. Ou seja, o papel social dos feriados é mostrar ao povo, por meio da folga na rotina física do dia a dia, para se pôr em prática o trabalho de conscientizar, isto é, de mostrar a importância que os fatos tem na representação histórica nacional.

A razão de estarem limitados a um dia ou poucos dias, não singularizar àquelas datas a importância de tal prática, mas que deve ser feita todos os dias, sendo o feriado, apenas o marco temporal de tal evento.

Com a reforma no programa educacional do país e, a consequente exclusão da História como disciplina obrigatória, coloca em cheque a função social dos feriados: por que conscientizar os jovens se, aos olhos da educação, nossa história não é prioridade?

Portanto, é fundamental que se mantenha o respeito aos feriados, que se aproveite para refletir sobre seu significado social, uma vez que, se a história tivesse sido diferente, não viveríamos no mundo que vivemos hoje.

Marcel Lopes

08/03/2018