MUNDO SOFISTA

Hoje me despus a ouvir o meu interlocutor que por sua vez me explicou quem eram os SOFISTAS. E eu o ouvi, e nessa diádica apresentada por ele me envolvi em pensamentos de como eu vivo, e de tudo, a ponto de me questionar se realmente existe a VERDADE ABSOLUTA.

Os Sofistas tem varias características, mas as que eu mais me prendi foram:

1 - Vendiam sua sabedoria de como argumentar para ganhar a maioria na Ágora

2 - E acreditavam que tudo era relativo.

Analisando essas duas características, tudo veio como uma pedrada em minha cara, as ideias de como tudo ao nosso redor, hoje em dia, é sofista, com exemplo do nosso poder JUDICIÁRIO, onde você pode se livrar de crimes, apenas relativizando a lei e usufruindo do seu argumento como se ele fosse uma massa de modelar, que ainda sim, independe da verdade. O curso de Direito é nada mais que um curso sofista onde te ensinam que tudo é relativo, e que você pode ganhar esteja certo ou errado.

E muito dos que julgamos FILÓSOFOS CONTEMPORÂNEOS, me pareceram sofistas, a ponto de venderem argumentos contra algo, venderem sua sabedoria, não importando para os fins.

O valor a algo é algo sofista, onde o preço do ouro é um valor inexistente, onde para uns é algo precioso e para outros apenas pedra dourada.

Religião é sofista, onde pegam a bíblia e argumentam um pequeno fragmento de texto para condenarem ou explicarem algo feito.

O conceito de liberdade é sofista, pois o que é liberdade para uns talvez não seja para outros.

Estive me perguntando em quanto escrevia os pensamentos anteriores, seria o relativismo relativo? Existe algo que seja realmente VERDADE ABSOLUTA a não ser a nossa existência, ou a dureza de uma pedra?

Henrique B Souza
Enviado por Henrique B Souza em 01/03/2018
Código do texto: T6267359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.