As Propriedades e a Polifonia da Vida
Agora chegou o momento adequado para uma demorada reflexão acerca da família materna, em especial da figura do tio Sinval e suas propriedades.
Sinuosamente a vida é como uma partitura musical em que o músico segue as notas altas e baixas linha por linha , conforme a melodia apresentada na música em questão.
Portanto a vida do tio Sinval é semelhante a essa partitura, com muita variantes morais e espirituais , e decisões que se assemelham as notas baixas.
Realmente ele precisa aceitar as severidades advindas de cada nota quer seja alta ou baixa. As notas altas representam os bons eventos e as baixas simbolizam os eventos frustrantes.
Parcialmente cada representação traduz uma preocupação do músico ao fazer uma melodia , essa melodia não pode uma cacofonia ou uma antifonia.
Raramente essa melodia deve cumprir seu papel e os dedilhamentos do violão seguem essa partitura inefável que dá uma ótima polifonia de vida em diversos momentos.
Inicialmente ele toma diferentes decisões sobre a sua polifônica vida que requer uma conectividade absoluta, em todo processo de existência.
E negar tais necessidades de decisões conflitantes o deixa frágil e disposto a alterar suas veredas usando assim a grande obra de Literatura ' Grande Sertão: Veredas' de Guimarães Rosa.
Diante deste evento bem cíclico a vida do tio Sinval parece a obra rosiana em muitos detalhes, mas retornando agora a metáfora de um único instrumento musical.
Assim o violão tem cinco ou sete cordas, que são dedilhadas em busca de uma boa melodia , tal dedilhação simbólica desafia os aguçados ouvidos.
Durante os eventos ocorridos na vida de Sinval, todo o formato de dedilhamento era possível para que a melodia seguisse seu trajeto oportuno e adequado.
E os dedilhamentos não poderiam parar em nenhum instante provisório e arriscado para a polifônica vida do tio Sinval.
Simplesmente essa polifonia representava o silenciamento da melodia por alguns instantes clássicos e operosos da vida, em que a existência tem extremo valor.
E as possibilidades são muitas em razão a busca por uma definição in loco, tais razões desvelam os mais importantes aspectos da vida em especial em alguns momentos memoráveis.
Agora ele goza sua velhice em Santa Catarina , onde conta os dias da tumultuada existência , por obra de seus filhos e filhas que lhe deram uma quantia razoável de trabalho em tempos passados.
Portanto a polifonia da vida sinfonizou outra nova sinfonia, o tio buscou ouvir todo seus filhos e netos em busca da resposta , como tudo algo precisa se perder ao longo da berma da estrada , nisso tenho exata certeza.
O biógrafo apenas ajunta as peças perdidas e remonta conforme seu ponto de vista, tal processo demanda uma boa quantia de tempo para detalhar as pesquisas e as fontes primárias.
Legalmente o biógrafo fica privilegiado em reconstruir tudo mediante a presença da totalidade da vida em apreço, mas em compensação uma vida bem agitada.
Infelizmente nem tudo são rosas , o tio Sinval teve muitas preocupações. As desventuras da vida seguem piamente uma boa sequência com as notas baixas e altas.
Felizmente , a polifonia da vida é uma partitura musical as notas variam muito com diversos efeitos musicais altos e frustrantes , ela ouviu as diferentes notas.
Oportunamente , o biógrafo de forma exata colhe cada informação e condiciona essa informação aos detalhes frios da vida, a polifonia da vida.
Naturalmente ele teve que suportar e aceitar diversas indecisões , as decisões e indecisões traduzem consequências positivas ou negativas para toda a amplitude da vida. Essa naturalidade recria esse novo otimismo para vida.
Inicialmente ele criou os filhos na pia educação cristã, em evidência com tamanhas influências externas e internas.
As situações da vida fazem ela chorar , e se frustrar com somente os efeitos negativos que pareciam estar em espiral na conformidade com sua vida.
Dos fatos e eventos ainda não relatados pelo educado biógrafo extasiado diante de tantas informações , ele recorre a um processo de seleção permanente de informações que aguçou suas crenças em resgatar o passado bem glorioso da família materna.
Ainda que a vida fosse bem polifônica nos detalhes e frieza da existência em todos os riquíssimos fios biográficos já construídos com os tijolos comuns das informações extraídas.
Visivelmente o tio não viveu muito para contar sua própria longa biografia , por essa razão um biógrafo ousado resolveu recontar esse fio biográfico tão longo.
Indicando diversas variantes em sua construção biográfica, o biógrafo eficaz canalizou todas informações com certo grau de exatidão esses múltiplos detalhes acrescidos.
Durante toda sua vida, vivenciou bons e maus momentos mediante um enorme conjunto de dúvidas e incertezas que advinham de uma vida bem atribulada.
As muitas peças do quebra-cabeça foram ajuntadas no tempo certo, condensando toda uma polifônica vida com um enorme conjunto de detalhes que enriquecem toda essa nota biográfica, o papel do biógrafo é divinamente privilegiado por ter acesso ao todo fato e evento importante de uma vida.