Criogenia e espírito

Uma parcela significativa das pessoas que passaram por Experiências de Quase-Morte revela que teve a experiência de observar de cima o seu próprio corpo. E o que uma boa parte dessas pessoas sentiu ao vê-lo, ao contrário do que se poderia imaginar, ia da indiferença ao asco. Essas pessoas relatam que não sentiam mais aquele corpo como parte de si mesmas, e que por isso não tinham mais por ele a menor afeição, chegando a sentir até repulsa.

A quase totalidade das pessoas que passaram por uma EQM e souberam que precisavam voltar ao seu próprio corpo manifestou vivamente sua contrariedade, pois preferiam ficar onde estavam a ter que voltar para aquele punhado de carne e ossos que até então os constituíra. Essa repulsa ao retorno ao corpo é uma tendência tão forte que aparece mesmo em relatos de quem tinha, “do lado de cá”, pessoas muito queridas ao redor e, em tese, bons motivos para continuar vivendo.

Bem, são experiências relatadas por muitas pessoas ao redor do mundo e que ainda não encontram uma explicação satisfatória por parte da ciência. Vamos admitir, no entanto, que a experiência possa ser tida por universal e que todos nós, ao morrermos, sentimos coisas parecidas, e que, de certo, muito nos alegramos quando ninguém nos pede para voltar ao nosso corpo. Nesse caso, como será que se sentiriam as pessoas que, em vida, decidiram que os seus próprios corpos seriam congelados, a custos altíssimos, a fim de que, um dia, com a ciência mais avançada, pudessem ser despertos novamente para a vida?

Teriam eles, assim que saíram dos seus corpos (admitindo que isso aconteça), olhado para si mesmos e imediatamente se convencido da inutilidade das suas preocupações? Sentiram a mesma ojeriza que os demais e desejaram que deixassem aquela sua pobre carcaça se decompor de uma vez? Ou sequer se preocuparam com o destino dos seus corpos, que fizessem o que bem entendessem, pois sabiam que aquilo já não era mais parte deles? É uma divagação interessante.

E será que a existência de um mundo espiritual, de uma vida após a morte, implica na impossibilidade física de um dia corpos serem descongelados e retornarem à vida? Ou ainda é possível que isso aconteça, com uma medicina mais avançada, e então essas pessoas que já estavam mortas e vivendo na espiritualidade serão forçadas a retornar aos seus corpos? Que coisas nos contarão então?

De certo, se lamentarão profundamente que tenham voltado a esse vale de lágrimas. Mas é de se imaginar que também não acreditaremos nos seus relatos, provavelmente chamaremos o fenômeno de Experiências de Pós-Morte e encontraremos explicações bem materialistas, sem precisar recorrer ao além. Enfim, divagações. Fui longe dessa vez.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 06/01/2018
Reeditado em 06/01/2018
Código do texto: T6218143
Classificação de conteúdo: seguro