Reparar inseguranças
Reparar inseguranças
Janeiro 28 @ 2:00 PM - 6:00 PM UTC+0
|65€
Porquê?
A autoconfiança é o terreno onde nos apoiamos para caminhar na vida. Quanto mais sólido esse terreno, mas livres estamos para o percorrer, de acordo com os nossos interesses, valores pessoais e potencial.
E, no entanto, a autoconfiança, assim como se constrói e reforça, também se desgasta, no confronto com as experiências de vida. Algumas dessas experiências perduram na nossa memória como lastro e obstáculos. Outras, permitem-nos criar um novo fôlego. As inseguranças que se vão acumulando são diversificadas, mas podem ser agrupadas nalgumas categorias comuns. Por isso, neste workshop vamos estar dedicados a reparar uma categoria importante de inseguranças aprendidas: as que se referem à sensação de um valor pessoal diminuído em relação aos outros.
 
A oportunidade
Neste workshop único da Oficina de Psicologia pode beneficiar de uma experiência rara: uma psicoterapeuta com uma elevada experiência numa ferramenta surpreendentemente rápida e eficaz – EMDR – vai ajudá-lo a deitar fora o lastro específico da sua vida, que mantém a sua autoconfiança em terra, e a fortificá-la para o futuro.
 
Vamos começar como detectives e descobrir como é que o seu cérebro aprendeu que “é menos do que os outros”, que “é inferior”, que “tem defeito de fabrico”.  Claro que nenhum de nós anda por aí com um letreiro a mostrar ao mundo que é isso que lá no fundo sente. Mas sobretudo em situações de stress, vulnerabilidade ou em que nos sentimos colocados em causa ou expostos, sentimos este tipo de insegurança a ganhar força dentro de nós, a prender-nos e bloquear-nos.
Tendo encontrado as experiências passadas da vida de cada um onde este tipo de valor pessoal diminuído foi aprendido, partimos dessas experiências muito individuais e ajudamos o seu cérebro a rever a aprendizagem que fez, para que não esteja a enviar-lhe mensagens de baixa autoconfiança e insegurança na sua vida actual.
Depois vamos fazer algo de parecido com os estímulos que, para cada um dos participantes do workshop fazem disparar uma sensação de inferioridade face aos desafios com que se defrontam na sua vida. Com EMDR, mas ao qual vamos acrescentar um pouco de programação neurolinguística, para aumentar a probabilidade de estes gatilhos ficarem inactivos – surgem na sua vida, mas já não geram a insegurança e sensação inferioridade em si mesmo.
E depois, ajudamo-lo com a projecção dos próximos momentos que antevê na sua vida, e para os quais irá precisar de ter a autoconfiança em alta, de sentir que o seu valor pessoal não está em causa, de se sentir completo e ao mesmo nível de todos os que o rodeiam, e ajudamos o seu cérebro a programar-se para lidar com eles em tranquilidade, indo buscar reservas que tem arquivadas dentro de si. E damos uma ajuda adicional, ensinando-lhe a mobilizar o corpo para uma postura de confiança e segurança em si mesmo e nas suas capacidades.
E fechamos com um pequeno exercício de reflexão de valores pessoais e enquadramento daquilo que significa para si a oportunidade de caminhar pela vida de uma forma autoconfiante no seu valor, ajudando-o a recordar tudo o que aprendeu neste workshop, de uma forma imediata e simples, que activa com um pequeno gesto revitalizador do ioga.
Em 4 horas apenas, diversos conhecimentos de diversas áreas da Psicologia e não só, traduzidos numa sequência intensa de exercícios, capazes de criar mudança imediata.
Vai arriscar perder esta oportunidade?
Os estudos dizem-nos que os grandes arrependimentos se referem àquilo que deixámos por fazer e não ao que fizemos!
 
O workshop tem a duração de 4 horas, em regime presencial, em Lisboa, no dia 28 de Janeiro, às 14:00. O nº de participantes será pequeno (máximo de 12 pessoas), para garantir uma atenção individual ao longo dos exercícios, já que é intensamente prático e experiencial.
 
Quem beneficia?
Qualquer adulto (>18 anos) que se sinta preso por temas de autoconfiança e inseguranças quanto ao seu valor pessoal e queira uma resolução prática que lhe permita um novo fôlego.
Uma nota de atenção: este workshop não visa o tratamento de situações de base traumática, que é objecto de um processo de psicoterapia individual, mas sim o desenvolvimento de uma competência, que permita retomar um nível adequado de autoconfiança.
Outra nota de atenção: as inscrições são fechadas uma semana antes porque a presença no workshop requer preparação prévia dos participantes