Labirinto Matrix - A Cura - FIM

Como finalizar essa antologia de Ensaios sobre busca espiritual sem incorrer ou no extremo da negação da espiritualidade ou ter que apontar provas inequívocas da Verdade que supomos existir? Lançar a conclusão no Ateísmo ou mergulhar mais fundo do Teísmo... Na primeira hipótese cessaria toda argumentação, afinal, o ateu se contenta com a falta de provas e nela apoia sua “superioridade”. Na segunda, um “fim” definitivo na questão é impossível, afinal, Espiritualidade não é uma ciência exata, já que cremos num Deus Onipotente, ilimitado, que pode criar indefinidamente novas possibilidades, no sentido mais amplo do termo.

Vamos, ao longo da existência, estudando diversas teorias ou doutrinas nos livros sagrados das religiões, sendo que, uma anula a outra pois cada Religião tem sua própria verdade “absoluta”.

Raro surgir uma filosofia religiosa como a SEICHO-NO-IE que não possui o sectarismo que caracteriza o meio.

Iniciada na década de 1930 pelo mestre japonês Masaharu Taniguchi, não só incorpora ensinamentos valiosos das demais, como baseia-se no próprio conhecimento empírico, tudo harmoniosamente sacralizado pela Revelação Divina com a qual foi agraciado.

Mas, se “toda” religião é correta, qual seria o motivo de tantas inquietações?

O ser espiritual que busca conhecer o único e verdadeiro Deus é bastante sensível às contradições que porventura haja nessa ou naquela doutrina e busca desvendar isso. Sendo sincero na fé, sua busca pela Verdade, sem ser descrença ou mera curiosidade intelectual, pode ser inspirada e incentivada por Deus.

“A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.”(Mt9:37), disse Jesus, então, é preciso ajudar, mas para isso é preciso aprender.

Nesse processo de evolução, cada ser ou grupo encontra-se num determinado estágio e nele pode estabelecer-se ou continuar galgando degraus para atingir um próximo nível.

Antigamente havia muitos analfabetos e muitos que faziam apenas os quatro anos da escola primária. Ambos viviam satisfatoriamente suas vidas assim até o fim, mas sempre também existiu gente que morreu de velhice e estudando até o fim. Ninguém está errado. Deus coloca cada ser em seu devido lugar, de forma que cada um possa desfrutar uma vida feliz, independente do nível de conhecimento.

“Cada experiência é um degrau para o progresso da alma. Não fique preso ao passado. Você está, agora, diante de uma nova experiência. Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução.” Masaharu Taniguchi

A busca sincera e a fé levam ao crescimento individual saciando o ímpeto e lapidando um espírito irrequieto, enquanto que a frivolidade, sem qualquer compromisso com a fé, leva ao desperdício dessa existência, se é que não lança degraus abaixo o espírito que age continuamente de forma egoísta e leviana.

São Paulo já ensinava; “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” Ef4:14

A “cura” pode vir pelo entendimento de que Deus é Perfeito e coloca tudo em seu devido lugar, ainda que sob as mais variadas doutrinas e denominações. Quem afirma é o próprio Cristo; “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” Jo14:2

O fundamentalismo religioso fez mais mal que bem à humanidade. Não basta trucidar os “inimigos”, mas é preciso aos fundamentalistas tentar impor um credo completamente estranho e ininteligível aos demais povos do planeta.

Há 2500 anos, o Buda Sakyamuni depois de autoflagelar-se na busca do despertar espiritual, chegou à conclusão de que a Iluminação da humanidade se daria através do “Caminho do Meio”.

Também Nichiren Daishonin há 750 anos, confirmando o ensinamento de Sakyamuni, instituiu a oração Nam-Myoho-Rengue-kyo, que seria uma prática acessível a toda a humanidade, do Caminho do Meio que leva à Iluminação.

Bem mais recentemente, o mestre Masaharu Taniguchi, recebendo uma Revelação Divina, escreveu a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, em forma de poemas.

Pregando o amor, a gratidão e o perdão, o mestre M.Taniguchi ensina que;

“Deus é a fonte luminosa do homem e o homem é luz emanada de Deus. Não existe fonte luminosa sem luz, nem existe luz sem fonte luminosa. Assim como luz e fonte luminosa são um só corpo, Deus e homem são um só corpo.”

O próprio vocábulo “luz”, já indica a grandiosidade do ser humano criado por Deus, uma vez que o próprio Jesus se referiu a si mesmo como sendo a Luz do mundo. Então, o homem é potencialmente infinito em possibilidades, porém, talvez o grau de compreensão e manifestação do Amor seja a medida que determina o seu progresso nessa vida.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” 1 Jo4:8

A SEICHO-NO-IE, palavras japonesas que significam, morada, lar do progredir infinito, é um bálsamo que veio me suavizar as rugas (literais) causadas pelo tempo e pelas angústias existenciais.

Quando aprendemos que Deus é o Único Criador e que Ele não criou o mal, entendemos que todo Mal é ilusão, seja na forma de doença, violência, pobreza, etc. Esse é o primeiro passo. O segundo, é crer que é possível dissolver toda ilusão através de práticas como orações, estudo, fé e esperança, e tentar ao máximo “lutar o bom combate” praticando os preceitos incessantemente.

Tal como o Neo, em Matrix (filme), escolhi a pílula vermelha, muito embora cheia de apreensão, sabia que a azul não me satisfaria.

Que surpresa feliz descobrir que o sabor amargo no início dessa longa caminhada foi se tornando deliciosamente doce, remetendo às magníficas cerejas japonesas em plena estação.

Allba Ayko
Enviado por Allba Ayko em 31/12/2017
Reeditado em 15/07/2022
Código do texto: T6213195
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.