SER PROFESSOR NO BRASIL
A educação brasileira nos permite a ação da reflexão todas as manhãs. pois, muitas vezes passamos horas, enquanto educadores/as, já que não nos permitimos ser apenas professores/as, que listam e aplicam conteúdos conceituais em sala de aula.
Nossas ações ultrapassam a aprendizagem dos conteúdos acumulados ao longo dos tempos, nos debruçamos diante do convívio dos nossos educandos, aprendemos com estes a sermos no mundo, para compreendermos muitas vezes a nossa própria trajetória. Assim, a prática da pesquisa, nos toma parte da vida, enquanto muitos profissionais descansam, pensamos , refletimos, pesquisamos ações e teorias que embasem nosso fazer diário. As atividades complementares não nos oferecem meios que possibilitem esta prática, por isto, ocupamos nosso tempo fora da escola, para melhor atendermos as necessidades dos nossos educandos.
Transformar vidas, não nos cabe, transformar- vem do latim - “fazer mudar de forma, de aspecto”, composto por trans-, “através”, mais formare, “dar forma”. Não somos fábricas que modelamos objetos, cada estudante com todas as possibilidades sociais, econômicas, culturais e afetivas, se compõe e dá forma a si mesmo.
Não deixar nenhum aluno para trás, impossível, não somos redentores da humanidade, não nos cabe atender a tantas demandas, muitos estudantes ficam sim para trás, pois nos falta enquanto professores a magia de fazer valer os direitos destes, enquanto seres no mundo, que muitas vezes não tem família presente, não tem condição mínima, nem de locomoção para chegar até á escola, falta-lhes pão nosso de cada dia, a água, o afeto, então, não deixamos, a sociedade deixa, e nós somos apenas uma pontinha desta montanha de problemas que afligem a vida.
Ganhar pouco, nem poderíamos trazer para esta discussão, visto que, milhões de trabalhadores ganham pouco, ou ganham o quase miséria para saborearem ao menos a farinha.
A nossa política pública é que precisa melhor definir a qualidade de vida dos seres humanos.
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