A Trindade e a Família

O viajante ao viajar busca entende-se melhor a si mesmo e ao olhar o mundo em outras perspectivas. O autoconhecimento é ainda uma das facetas do longo processo que é a viagem em si mesma ao longo da vida, pois a viagem é um processo.

Trata-se de uma fuga não declarada dos problemas familiares e cotidianos que azedam semanas e dias, e a fuga serve para isso, cada viajante parte em busca de uma aventura que possa viver em paz e tranquilidade durante alguns dias da sua vida.

A busca por aventura ou experiências agradáveis deve também fazer parte do pacote, é uma parte importante de todo o processo, é um esforço para sair da rotina, e requer planejamento e outros detalhes como preparar malas. Nesta coluna , eu abrirei um longo parenteses, relatar acerca da minha viagem de cinco dias em Santa Catarina. Sendo mais específico na cidade de Tigrinhos, na companhia de um amigo de infância. Na nova série que pretende finalizar falando acerca da experiência religiosa dos hospedeiros que muito bem me receberam em sua casa.Na segunda parte da série desejo falar da trindade e a família.

Tratar de um aspecto religioso da família dos hospedeiros , em qualquer demanda entende-se que a doutrina da Trindade é absoluta entre os cristãos reformados brasileiros, e usualmente bem pregada nos púlpitos de igrejas tradicionais, pentecostais e neopentescostais. Uma das doutrinas bem sólidas do Cristianismo Reformado, e tocante aos aspectos bem relevante da fé cristã.

Realmente, o que é a Trindade dentro do cristianismo reformado? A definição desse conceito não é nada simples como costumamos a pensar pelo contrário bem complexa. A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases:o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza". Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é.

Incisivamente de o acordo com este mistério central da maioria das religiões cristãs existe apenas um Deus em três pessoas. Apesar de distintas uma da outra nas suas relações de origem (como o Quarto Concílio de Latrão declarou, "é o Pai quem gera, o Filho quem é gerado e o Espírito Santo quem realiza"), nas suas relações uns com os outros são considerados como um todo, coiguais, coeternos e consubstanciais, e "cada um é Deus, completo e inteiro". Assim, toda a obra da criação e da graça é vista como uma única operação comum de todas as três pessoas divinas, em que cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade, de modo que todas as coisas são "a partir do Pai", "através do Filho" e "no Espírito Santo"

No Entanto os Padres da Igreja viram até mesmo elementos no Antigo Testamento, como o aparecimento de três homens a Abraão no capítulo 18 do Livro de Gênesis, como prenúncios da Trindade, foi no Novo Testamento que eles viram uma base para desenvolver o conceito da Trindade. O mais influente dos textos do Novo Testamento, visto como implicador do ensino da doutrina da Trindade foi Mateus 28:19, que manda batizar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Reflexão, proclamação e diálogo levaram à formulação de uma doutrina adaptada para corresponder aos dados da Bíblia. O esquema mais simples da doutrina foi elaborado em grande parte no século IV, rejeitando o que foi considerado não ser consonante com a crença cristã em geral. Além disso, essa elaboração continuou nos séculos seguintes.

Diante de um contexto claro a palavra Trindade não está contida na escritura, nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade. Pelo contrário, de acordo com a teologia cristã, as escrituras "testemunham" a atividade de um Deus que pode ser entendido apenas em termos trinitários.

A doutrina não atingiu sua forma definitiva até o final do quarto século. Durante o período várias soluções tentativas foram propostas, algumas mais e outras menos satisfatórias. O Trinitarianismo contrasta com as posições antitrinitárias, que incluem o Binitarianismo (uma deidade em duas pessoas, ou duas deidades), com o Unitarismo (uma deidade em uma pessoa, análogo à interpretação Judia da Shema e à crença Muçulmana no Tawhid) e com o Pentecostalismo unitarista ou sabelianismo (uma deidade manifestada em três aspectos separados).

Durante a formulação definitiva da doutrina da Trindade , vários aspectos de fatos foram considerados e pontuados por diversos teólogos. O contexto bíblico apenas confirma atividade de cada membro da Trindade e revela suas realizações particulares.

E demonstra com clareza assertiva seus procedimentos relevantes junto a humanidade , já entendido a formulação da doutrina da Trindade em diversos pontos. Vamos a comparação com a família de hospedeiros Josué e Cristine que são os pontos de observação.

E o casal tem três filhos similarmente a Trindade que tomam corpo assim a singularidade da existência humana. A similaridade é tamanha que compensa a comparação. E que realmente interessante os pais cristãos reformados ensinam aos filhos essa doutrina entre tantas outras importantes do Cristianismo.

A singularidade cada filho é que mais impressiona a pessoa que escreve com atenção. Alegria de Abel nos convida pensar que a vida tem uma valor imenso e não pode ser jogado fora em nenhum momento. Alegre dele é algo incomparável , contextualizando assim alegria dele é semelhante a de um compositor registrando cada nota de uma canção.

Fielmente ao nosso contexto, a figura de Abel como o filho mais nos chama atenção, que nos proporciona assim minutas de silêncio e atitude. Nesse ponto nos possibilita entender o silêncio que o compositor precisa ter para ouvir apenas a inspiração para colocar as notas certas em sua música quando compõe. Saindo de falar acerca de Abel.

Agora cabe aqui falar de Thomas como o filho intermediário, sempre brincalhão atento as coisas que lhe pertencem e as que os irmãos usam e ajuntam por ordens do pai e da mãe. E parece que ele faz o papel de intercessor junto ao pai sobre os desejos e as vontades dos seus irmãos , tudo o nobre Thomas reporta ao pai. E a retratação absoluta da última pessoa da Trindade.

Mas nem tudo são realmente rosas como o prezado leitor pode pensar em diversos aspectos da relação pai e filhos , que foi de forma abundante comentado em outros artigos por aqui. Os três filhos podem em algum momento desobedecer que é algo comum a crianças que ainda estão no primário. Ser pai indica ter posição firme e saber dizer não na hora certa.

Indica também que cada filho requer uma forma de ação e palavra que corresponda as suas atitudes em determinado contexto e ocasião. Os filhos até agora referidos são extremamente singulares do ponto de vista estético e pessoal , tal singularidade aumenta e acrescenta a particularidade de cada um em especial Abel e Thomas que se justifica nesse artigo como filhos queridos de um mesmo pai.

Lentamente se encaminhando para as linhas finais, falta nos falar em David o filho mais velho que zela por seus irmãos á contento. Esse filho realmente o papel do seu pai na infância, parece um dever que todos filhos mais velhos de fato carregam para vida toda. David fica incumbido de olhar seus irmãos , parece que é algo familiar e particular.

Isso reflete um pensamente oque de fota norteia o modo de ser família no Ocidente. Sempre o papel do mais velho sempre aparece com o tempo, mas nunca tardiamente. Essa tipificação comum e quase bíblica a uma realidade brasileira. A sabedoria de um pai em lidar com cada filho é algo realmente especial que merece um mínima nota aqui nesse artigo.O pai não filhos prediletos como costumamos a ver na TV ou no Cinema, isso é muito sério se ocorrer no cotidiano.

Assim preso a seu papel David não esquece m nenhum momento seus irmãos e cuida de cada um com o mesmo cuidado do pai. Em uma conclusão exata e impactante, o pai e os filhos se encaminham em um caminho cristão reformado, tal caminho não é fácil ou simples tem suas subidas e descidas que são comuns e complexas, ser filho é uma situação , ser pai é uma outra situação completamente diferente e distinta na vida de alguém. A pequena semelhança entre os três filhos e a Trindade é um nota máxima de ser observada, por um bom observador que durante alguns dias observou tudo como mínimo cuidado, finalizando essa conclusão indico ao meu prezado leitor , que leia a obra "O Cristo Crucificado" do teólogo alemão Jurgen Moltmann, tenha boa leitura e comente nossas colunas e compartilhe com seus amigos, muito obrigado pela leitura dessa coluna.

JessePensador
Enviado por JessePensador em 21/08/2017
Código do texto: T6091068
Classificação de conteúdo: seguro