Que tal ler?

Eu amor ler. E gasto uma porcentagem luxuosa (do lixo) do meu salário em livros; dos clássicos aos atuais, sem preconceito literário.

Só acho uma pena que eu faça parte da minoria. A maior parte dos brasileiros não lê, isto é, não sabe o que é bom.

Aliás, para quem gosta de escrever, ler é essencial. Sou novo no Recanto das Letras, mas pelo que percebi através dos poucos textos que andei lendo por aqui, grande parte dos autores (não todos, que fique claro) estão precisando de uma boa leitura. E afirmo isso sem medo de soar arrogante ou ferir os sentimentos alheios, aliás, sou humilde o bastante para assumir minha mediocridade na escrita, até mesmo sendo um bom leitor.

Este texto é para os que fazem parte da maioria, aqueles não leem e pensam que o gosto pela leitura é semelhante ao dom, exclusivo de alguns, como o dom para a música ou para as ciências, por exemplo. Aqueles que dizem que ler é para os cultos, como se a leitura fosse uma atividade extremamente intelectual, inacessível para as pessoas comuns.

Pois afirmo: se você é intelectualmente capaz de acompanhar uma série ou uma novela, então está perfeitamente capacitado para ler e se indagar como viveu tanto tempo sem esse vício tão prazeroso. Se ler fosse uma atividade para os mais inteligentes, garanto que eu não seria um leitor, pois sou burro como uma porta. Eu não leio ensaios sobre física nuclear, afinal. Não sou nenhum erudito.

Entendo que você, provavelmente, não foi motivado a ler. Eu mesmo não fui, tornei-me leitor devoto porque sou bem fraco para os vícios. Mas quem não busca o prazer? Não leia para aprender, leia por prazer. Leia o que você gosta. Deveria ser óbvio, mas não é.

Garanto que se você tentou ler e não conseguiu, desistiu, é porque você não tentou ler o livro certo para você. Existem todos os tipos de livros, livros sobre todos os temas, livros com linguagem fácil, com as palavras que você usa no seu cotidiano. Tem livro com muito sexo, livro beato, livro com ação, livro parado, livro com paixão, livro sem paixão, livro sobre guerra, livro só na paz, livro hétero, livro homo, livro sobre a periferia, livro sobre a burguesada, livro pra chapar, livro pra desintoxicar, livro novo, livro usado... ah, livro!

Por que estou incentivando tanto a leitura? Porque meu sonho é ter um amigo viciado em ler, como eu. Para trocar livros e referências. Para ligar só para dizer: meu velho, leia tal livro que é do caralho!

Breno Freitas
Enviado por Breno Freitas em 06/07/2017
Reeditado em 14/07/2017
Código do texto: T6047149
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.