O inicio de tudo.

 

                            A Bíblia sagrada é o maior livro de todos os tempos, em todos os aspectos, sua escrita tem datas muito antigas, e as suas histórias não devem ser consideradas contos de fadas, ou meras invencionices da mente humana, embora seus autores sejam, na grande maioria formada de pessoas simples, seus escritos é de uma complexidade e atualidade com os acontecimentos modernos, que chega a causar espanto.

                            O primeiro livro da bíblia, Gênesis, é o livro que traça a história desde a criação, o inicio de tudo. O seu autor, segundo alguns acreditam, é Moisés, outros, porém, acreditam também que Gênesis foi obra de vários autores por muitos anos. Mesmo supondo que Moisés tenha escrito de Êxodo a Deuteronômio, alguns duvidam que ele seja o autor de Gênesis, pois os seus eventos aconteceram muito antes de Moisés nascer. No entanto, a evidência sugere que Moisés escreveu o Gênesis. Vejamos que, os seus longos anos no Egito, rodeado da família real egípcia, Moisés mostra sua aceitável habilidade como escritor e historiador, o autor de Gênesis comprova um conhecimento de termos e de costumes egípcios. 

                            A bíblia narra que um homem da casa de Levi, casou-se com uma filha de Levi, desse casamento veio um filho, vendo os pais que o garoto era formoso, escondeu-o por três meses. Mas houve um momento em que não podendo mais esconder a criança, fez uma arca de juncos, e a betumou, para que não afundasse, e nela pôs o menino, à borda do rio. Aconteceu que, naquele instante, a filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as moças que lhe faziam companhia, passeando à borda do rio viu a arca de junco com o menino dentro, e o menino chorava, movida de compaixão, percebeu que o menino era dos Hebreus. Aconteceu que, a filha de Faraó tomou o menino para si, mas para que ele fosse devidamente cuidado, contratou uma ama de leite dentre as hebreias, deu-lhe o menino para que ele fosse cuidado durante a amamentação, pagou-lhe um salário, mas no devido tempo, ela teria que devolvê-lo. Sendo assim, ela deu o nome para aquela criança de Moisés, que significava tirado das águas. É interessante pensar, que este homem, foi instruído assim como os egípcios eram, com direito a todo o conhecimento que os príncipes tinham. Moisés era um homem de conhecimento refinado, como também, foi devidamente treinado como um soldado. Mas em dado momento, revela-se o escritor e historiador Moisés, embora não possamos datar com exatidão o tempo em que ele escreveu o Gênesis, provavelmente ele estivesse próximo dos seus 40 anos, ainda na corte egípcia, e tinha acesso a documentos históricos. A cronologia de 1Reis 6.1 sugere 1446 a. C, quando Moisés tinha 80 anos, data essa aproximada do Êxodo. Portanto, ele escreveu o Gênesis em cerca de 1486 a. C.

                            O Gênesis revela a origem e o proposito do universo, da vida e da humanidade, o livro demonstra a natureza de Deus que é pessoal, relacional, e estabelece pactos com o homem criado. O livro também registra a história inicial do povo hebreu, e nas entrelinhas, vislumbramos a revelação de Jesus como messias. Demonstra também, com grande beleza, a meu ver até poética, Deus e a humanidade em seus primórdios. Já no primeiro versículo da Bíblia, temos um ser sobre natural trazendo o universo a existência. A criação do universo é tratada de um modo simples, embora forneça detalhes da atividade criadora, esses detalhes não têm os termos científicos, deve se aceitar  “ pela fé” . O mundo da ciência tem oferecido várias teorias de como o universo veio à existência, uma das mais conhecidas é a do Big Bang, essa teoria diz que bilhões de anos atrás o universo repentinamente saiu de um estado de densidade quase infinita, e os resultados da explosão estão presentes até hoje, à medida que ele continua se expandindo. Embora a teoria do Big Bang não comprove a narrativa Bíblica da criação, ela sugere que o nosso universo teve um princípio específico e espetacular.

                            Moisés não foi um cientista, mas narrou o inicio de tudo meticulosamente, conforme lhe foi dito, pela divina inspiração da terceira pessoa da trindade. Não quero me ater neste momento a termos científicos, mas aprender com o Gênesis, lições maravilhosas. Moisés nos conta o que Deus fez, e nos conta também como ele fez. “ No principio Deus criou os céus e aterra. “ essa é uma declaração de resumo, bem como uma declaração de refutação, filosoficamente falando, refutamos o ateísmo, pois há um Deus. Refutamos politeísmo, pois há somente um Deus. Refutamos o panteísmo, visto que ele criou todas as coisas. Refutamos o evolucionismo, pois ele está separado de sua criação. Refutamos o materialismo, pois a matéria foi criada, e para finalizar o pensamento. Refutamos o existencialismo, houve um proposito na criação.

                            Existem tantas teorias sobre o universo, sobre a criação, sobre o cosmos, mas nada de concreto que prove tais teorias, são apenas teorias. Eu gosto de pensar de uma forma mais pratica. Deus criou a terra, ela está formada, é nosso hábitat, independente de ser redonda ou plana isso pouco importa. As árvores, os pássaros, o mar, a vida, uma criança que nasce tudo isso eu posso ver; tocar, sentir. Eu não quero formular mirabolantes e fantasiosas teorias para explicar isso ou aquilo, no meu intender, houve sim muita ciência e mistério por trás da obra criada, mas para que Deus perderia seu tempo explicando-as a Moisés. Certamente que ele não compreenderia uma vírgula, para tanto tenhamos o exemplo do dialogo de Deus com Jó, descrito no próprio livro de Jó. Deus o questiona sobre várias coisas, da criação, da fundação do mundo, e o coitado não soube responder nada. Vejo que este conhecimento está à frente de nosso tempo moderno, por isso não compreendemos a divindade e a sua obra. Ou você acha que Moisés também, assim como eu e você, não teve curiosidade sobre os detalhes minuciosos da criação do universo... É claro que teve! Mas devemos ter paciência, a seu tempo, tudo se revela, tudo se transforma, tudo se ilumina; e o que estava nas trevas, virá a luz.

 

 

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 04/07/2017
Código do texto: T6045128
Classificação de conteúdo: seguro