Valor: o que é para você?

Que tipo de conquista faz o homem ser bem sucedido? O que o faz realmente feliz? Quais devem ser seus reais valores: os financeiros? Os materiais? Os sociais? Os familiares? Os profissionais? Os que propiciam o crescimento da coletividade humana em direção à Consciência Cósmica?
 
Se todos eles o são, onde cada um deve se situar na escala de valores do homem? Quem deve definir em que nível da escala tais valores devem se posicionar: a sociedade? A mídia? A igreja? O governo? Ou ele próprio? Como fazer da educação um instrumento para preparar o ser humano para ser ele mesmo o protagonista destas escolhas?

O sucesso pessoal tem a ver com o atingimento de metas compatíveis com a escala de valores de cada um e com suas crenças mais profundas. E, essas crenças e valores, por sua vez, bem como a prioridade que se lhes atribui, é consequência do nível de consciência de quem os acolhe.
 
Assim, ter sucesso, conquistar “valores”, significa coisas diferentes para pessoas diferentes e para momentos diferentes na vida de uma pessoa.

Quando a vida de um ser é mais consciência que energia, sua missão pessoal está ligada ao "servir" (pessoas, comunidades, humanidade), seja como profissional, empresário, professor, voluntário, genitor, esposo, irmão ou qualquer outro papel que desempenhe na sociedade. Se o empenho dedicado ao processo para cumprir essa missão é consciente e persistente, cada passo do processo que, de forma eficaz, se aproxima da meta, é um momento de sucesso.
 
Ser bem sucedido não é ter êxito no alcance de valores econômicos, sociais ou profissionais como querem as convenções sociais. O sucesso tem a ver exclusivamente com o que você define para você mesmo como fator determinante de sua paz interior.
 
Pois, não há nenhum sinônimo melhor para "felicidade" que a palavra "paz", um estado de quietude emocional que abre as portas para a experiência espiritual transcendente.

 
Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 06/05/2017
Reeditado em 04/07/2021
Código do texto: T5991259
Classificação de conteúdo: seguro