Recensão do primeiro capítulo do livro Psicologia da educação
Na décima página do livro há uma certa confusão quanto ao termo Senso comum e método para se adquirir conhecimento, o autor do referido texto entra em conflito em suas ideias. Vamos ao texto na íntegra:
“Vamos imaginar uma mãe que observe que, por duas vezes, seu filho chorou ao ver a avó usando um vestido verde. Essa mãe, então, conclui que crianças de quatro anos (a idade de seu filho) não gostam de roupas verdes e conta para outras pessoas a sua descoberta. Essa mãe está produzindo algum tipo de conhecimento? Que conhecimento é esse? Ela está falando acerca do comportamento de uma criança, o qual, por sua vez, é um fenômeno psicológico.
Assim, podemos afirmar que essa mãe produziu conhecimento a respeito do comportamento ao observar seu filho chorar diante do vestido da avó. O método por meio do qual ela chegou a tal conclusão é o do senso comum, uma vez que observou apenas uma criança, fê-lo em poucas situações e inferiu que foi a cor do vestido que a fez chorar, sem observar outros aspectos possíveis determinantes da ação da criança. O método utilizado pelo senso comum é pouco rígido nesse sentido, e o conhecimento produzido por meio de tal método nem sempre é confiável, mas não deixa de ser conhecimento produzido”. (P. 10)
O autor do texto afirma de forma equivocada, que a mãe produziu conhecimento “senso comum” através do “senso comum”. Senso comum não me parece ser um método epistêmico, pois, é um conhecimento produzido que veio ou não através de algum método, em outras palavras, o autor afirma que o senso comum é a sua própria criação. Talvez um pensamento melhor seria: a mãe da criança, usando o método indutivo (a qual um sujeito qualquer com base em poucas evidências assere algo), ao observar que seu filho chora ao ver a vó de vestido verde, assere que todas as crianças com aquela mesma idade não gostam da cor verde.
LUIZ, Fernanda Bordignon; LUCA Gabriel Gomes de; FONSECA, Fabiana Bechara: Psicologia da educação. FAEL Editora. Curitiba 2013.