CONSTRUINDO INIDENTIDADE, DESTRUINDO INDIVIDUALIDADES

Para que serve a construção e manutenção de uma identidade congregacional aos que se dizem ser cristão se a própria identidade do cristianismo foi deixada de lado? Será que serve de alguma forma para a tão dita “salvação” e construção de caráter ou serve meramente para que seus membros vivam marcados como gados, envoltos em um misto de medo, opressão, repressão e orgulho por se acharam mais santos ou mais desgraçados que outros? Se são cristãos, não seria os ensinamentos de Cristo a base modular de todos eles? Se são assembleianos, batistas, adventistas, ou outros mais, continuam esses ainda assim sendo cristãos, já que pelo seu modo de crer, endeusam mais seus próprios ritos e costumes do que o estilo de vida pregado por aquele que dizem ser seu líder, desprezando desse modo a própria base do cristianismo? É possível ser água, vinho e óleo ao mesmo tempo? A salvação de um grupo religioso depende dos seus ritos litúrgicos e de sua forma de se vestir? Se é verdade por que não estar padronizado na bíblia de forma bem detalhada? Os grupos que dizem acreditar na bíblia seguem realmente a bíblia ou apenas usam a cartilha de regras criadas pelos “donos” do grupo e mete goela a baixo do povo como se fosse bíblia, se aproveitando que geralmente todos os crentes tem bíblias mas leem apenas versículos isolados, dirigidos pela própria liderança apenas no que sustenta sua fé? Vamos refletir um pouco...

Para quem não sabe, o cristianismo é apenas 1 entre os milhares de modelo de crenças religiosas nesse planeta de hoje e de ontem, ao longo de milhares de anos desde que gente é gente. Para quem perdeu as aulas de história, esse personagem chamado Cristo surgiu (se realmente existiu) há pouco mais de dois mil anos e deixou uma gama de ensinamentos importantes a serem seguidos, e não uma denominação religiosa em particular com placa, CNPJ e um cara mandando em todos e faturando sobre todos. Para quem foi levado a acreditar que os evangélicos povoam esse planeta mesmo antes dos dinossauros, as plantas e os minerais, estejam sabendo que esse modelo de crença tem pouco menos de 100 anos de existência. Há pouco menos de 500 anos surgiram os protestantes, que realmente protestavam contra alguma coisa e fazia jus ao seu nome, mas logo foi substituído pelo modelo evangélico e gospel, que hoje não protestam mais por nada, e são praticamente forçados a seguir tudo que lhes são imposto sem direito a questionamento algum sob pena de banimento do grupo e perseguição individual e familiar.

É comum líderes religiosos desses grupos ler alguma passagem do antigo testamento, se referindo aquele povo do registro bíblico como “nosso povo”, dando a ideia que o próximo passo logo após a criação do homem, Deus foi lá e criou uma igreja, colocou nela uma placa com nome, e todas as demais igrejas que surgiram, vieram depois desta e todas as demais são falsas. Engraçado é que praticamente todo grupo, concorda de igual modo, ainda que de modo inconsciente que seu grupo foi o primeiro a ser criado e por isso é o mais certo. Todos negam, ou preferem não acreditar, que o atual modelo de deus que temos e o atual modelo de ver a nós mesmo mediante a criação, é uma mistura de crenças de milhares de anos e centenas de povos no planeta, principalmente de civilizações já desaparecidas. Herdamos tudo, misturamos tudo, e ficamos com o modelo que mais nos agrada, que nos seja conveniente ao momento ou aquele que nos impõem por supremacia. Em suas pregações confabulosas os grupos congregacionais se veem como a “célula mater” de toda criação religiosa e por isso sentem a necessidade de que outros se afiliem a eles para também serem salvos.

Pobres coitados! Os que se iludem e os que se deixam ser iludidos. Os que conduzem e os que se deixam ser conduzidos. Ambos funcionam apenas na base do medo de uma condenação eterna ou da cobiça por um lugar ao lado de uma divindade enquanto outros irão arder eternamente em um inferno imaginário. Que baixa frequência mental. Que nível medíocre de ser! Se Cristo foi real, não foi que ele ensinou. Mais difícil ainda seria estas pessoas acreditarem que os conhecimentos mais secretos e poderosos de nossa espécie não estão aberta ao público comum, mas reservado apenas a um pequeno grupo que orquestra tudo desde os mais remotos tempos. Os que criam a doença são os mesmo que ofertam a cura, os que criam o pecado são os mesmos que ofertam a salvação. Os que criam os deuses também criam seus algozes. Os demais de nós, age apenas como fantoches, escolhendo um dos lados pra ficar, defendendo essa “verdade” desesperadamente com unhas e dentes para consolo próprio e perseguindo todas as outras “verdades”. Temos uma vida curta pra saber se coisas antiquíssimas são realmente como nos passaram e ainda temos preguiça de pesquisar, então basta acreditar numa verdade escolhida e selecionada e condenar todas as outras verdades. Pronto! Simples assim! Depois chama essa escolha pessoal de vontade de Deus, graça divina ou misericórdia eterna e as demais verdades recusadas pelo grupo, chamam de heresias, mentiras, engando do capeta e coisas do tipo.

Foi dito recentemente por um dos líderes supremo de uma grande denominação religiosa em nosso país, que iria restaurar a verdadeira identidade do grupo qual era lei marcial há cerca de 20 anos atrás, proibindo mais uma vez para as mulheres e de modo geral em toda sua jurisdição o uso de calças compridas, brincos, batons, maquiagens, e acessórios para beleza não importando as circunstância. Todas as coisas do “diabo” seriam banidas na igreja. As irmãzinhas piram, dão gloria a Deus, dizem amem Jesus e fala mais Senhor, quando estão na presença das lideranças, mas nos bastidores choram, comentam suas mágoas, e engolem os questionamentos com medo de serem expostas diante do líder maior, já que esses, em sua maioria não tem escrúpulos nenhum quando o quesito é humilhar e intimidar em público, usam e abusam do poder para intimidar seus súditos com ameaças para o aqui agora e para o futuro. Os anos de lavagem cerebral que as pessoas sofrem nos grupos, impedem de enxergar o mundo e a vida de qualquer outro ângulo que não seja o do seu líder congregacional. Não existe logica, razão, pesquisa, orientação e direção nas imposições. Existe apenas um critério chamado ou obedeça pra ser salvo ou caia fora e seja condenado (pois torceremos por sua desgraça se você não ficar aqui). Como o medo do inferno fala mais alto as pessoas ficam nesse grupo sofrendo dia a dia com uma falsa esperança que aquele tipo de sacrifício as conduzirá aos céus...O pior crime que cometemos na vida, é o crime contra nós mesmos, quando deixamos de viver nossas vidas, para vivermos um estilo de vida desenhado por outras pessoas, que não nos farão crescer e evoluir em nada, apenas servir de capacho, fonte de lucro e curral eleitoral a exemplo do cartel da fé. Perdemos nossa individualidade para manter uma identidade grupal que serve apenas de enfeite e mais nada. Para ser Cristão basta conhecer e praticar o que disse Cristo. O que passa disso é desnecessário, manipulação e engano.

Considero que a identidade religiosa de um grupo deva ser respeitada, mas usar a ideia do Divino como pano de fundo é abusar da paciência. Dizem que foi Cristo e seu sacrifício quem abriu as portas de salvação a todas as pessoas (aliás, só aos que levantaram a mão e aceitaram a Jesus numa igreja evangélica), depois dizem que para ser salvo não deve usar isso, aquilo, ou aquilo outro. Não useis, não toqueis, não faleis...como é que é? Não se decidem não? Ou uma coisa ou outra! Se o sangue Cristo é poderoso para meter o mais vil estuprador e genocida no reino dos céus, por que uma simples maquiagem no rosto de uma mulher honesta seria capaz de levá-la ao inferno mesmo ela estando “coberta” pelo sangue desse mesmo Cristo? Ou será que o sangue de Jesus só perdoa crimes hediondos? Pelo modo como as lideranças recepcionam os mocinhos e os bandidos, me parece que o reino dos céus será apenas um lugar de EX-(traficante, bandido, etc) que se converteu, e as pessoas boas da sociedade irão para um tormento eterno. Da pra entender que qualquer mega marginal que fez tudo de ruim tem prioridade em relação ao que andou em justiça e retidão ao olhos desses “ungidos”. Deve ser por que um da Ibope e outro não.

Eu passei 23 anos nesse movimento e nunca vi um membro da igreja ser chamado atenção quando levantava calunias, fofocas e intrigas contra outras pessoas. Já vi famílias inteiras serem destruídas por causa de injúrias, falsas verdades e difamações e a maioria das pessoas que iniciava as contendas estavam ligadas diretamente as lideranças e nunca dava em nada para o que causou prejuízo, mas já vi dezenas de vezes pessoas serem reprimidas e humilhadas em público por terem tomado meio copo de vinho numa festa de fim de ano, uma única vez na vida ou foi pego ouvindo no radio uma “música do mundo”. Eram mais de 40 minutos com palavras de rebaixamento e humilhação dirigida aquela pessoa, que como ovelha muda não podia dizer nada senão o castigo era maior.

Nunca vi nenhum das lideranças corrigindo alguém por atos de corrupção ativa e passiva, por agir de má fé em transações comerciais causando enormes prejuízos a outras pessoas, mas já vi centenas de vezes pessoas serem reprimidas, esmagadas, humilhadas, ridicularizadas e quase expulsas do grupo por usarem somente uma vez na vida, em uma ocasião especial como o próprio casamento, um leve pó de arroz no rosto, uma base fraca, um batom quase imperceptível, e um cabelo bem arranjado. Noooooosssssaaaa!!!!! Era assunto pra um ano inteiro de indiretas e alfinetadas a pessoa e seus familiares.

Alguém aparecer de calça, brinco, batom, barba, ou algum outro enfeite na igreja? Xiiiiiiii.....era porrada pra todo lado, inclusive aos visitantes que iam a primeira vez e nunca mais voltava nesses recintos devido a tanta loucura, enquanto casos de abortos, incestos, adultérios e todo tipo de imundícies envolvendo a nata da santidade e lideranças, eram no passado e são até hoje engavetados com urgência e processado judicialmente qualquer um que venha tocar no assunto. Se a mesma coisa acontecer com um crente simples, que não tenha dizimo alto, ou não se submeta cegamente as lideranças, tenham certeza que tudo vem à tona de forma multiplicada.

Os cristão deveriam sentir vergonha quando contam mentiras ou distribuem fofocas, mas não! São obrigadas a sentirem vergonhas por discordar do “homem de deus” e suas babaquices. Deveriam sentir culpa e procurar corrigir seus erros quando causam danos materiais, morais ou emocionais na vida de outro, mas não! São incentivados a pronunciar todos os dias que são pecadores, e pedir perdão por pecados que nunca cometeram apenas como forma de liturgia a ser cumprida. Eles deveriam se sentir incomodados, quando tendo condições negam um pão ao faminto, um copo de água ao sedento, atenção ao aflito ou um cobertor ao que sente frio, mas não! Foi dito a eles que eles serão amaldiçoados quando não trazem o dizimo para a igreja e não participam de todas as campanhas lançadas por suas lideranças que da forma mais descarada e aberta exploram até o último centavo de seus convidados. Cada um desses líderes tem um devorador pessoal para visitar casa de crente que não contribui financeiramente.

Fora ocultado dos cristão que a base do reino de Deus escrito na própria bíblia que eles dizem ser sagrada, seria a pratica da justiça entre as pessoas, a busca pela paz e o amor entre os povos. Mas substituíram isso pela obrigatoriedade em “aceitar jesus” e se afiliar a uma igreja (evangélica) e ter como compromisso perseguir todas as outras pessoas que não concordem com o ponto de vista desta.

Fora dito por Cristo que as coisas desse mundo são supérfluas transitórias e passageiras. Os líderes de hoje incentivam você a trabalhar feito burro, e se encher de coisas que você nunca vai precisar, incluindo retirar dos que realmente precisam, simplesmente pelo fato de que se um fiel aumenta seu patrimônio ou renda, aumenta-se também os lucros desse líder por meio dos dízimos, trizimos e campanhas diárias das mais diversas formas.

Fora ensinado por Cristo que, o que mais vale é o interior do homem e não o seu exterior. É instituído como regra marcial pela maiorias das igrejas a construção e manutenção de uma identidade grupal como se essa fosse mais importante do que tudo, mais importante que o próprio ato de existir.

Em todas ocasiões em que na bíblia consta Jesus ensinado, era dado a todos os ouvintes o direito de perguntas, respostas e tempo para amadurecer os questionamento internos dos que perguntavam, até que de livre e espontânea vontade o seguidor se juntava ou deixava o grupo por conta própria. No modelo de hoje, perguntar ofende, questionar não pode, e usar a lógica e razão é falta de fé, e ter tempo para amadurecer as ideias é deixar o diabo entrar no coração e roubar a “semente”. Nunca vimos em nenhum texto, Ele, o próprio, mandando ninguém levantar a mão e aceita-lo como isso ou aquilo. Como tantos outros ensinadores de sua época, ele lançava suas ideias sobre um ponto de vista, e seguia-O quem o quisesse. Os pregadores de hoje tem sempre uma praga de fim de culto pra lançar sobre quem não toma decisões precipitadas, seja para quem se recusa a “aceitar Jesus” ou para quem se recusa a contribuir financeiramente. Maldizentes disfarçados de abençoadores!

Quanta babaquice! Quanta falta de respeito com o povo! Quantas mentiras para manter o povo cativo e usá-los para benefício próprio. Anda e vira as coisas voltam ao ponto zero. Revolucionários veem e vão, perdem suas vidas em sacrifício de uma liberdade geral, mas em menos de 50 anos, a acomodação de seus seguidores faz com que todo o sacrifício seja em vão, pois os que se diziam dar seguimento a linha de liberdade, passa a oprimir o povo em nome de causas pessoais. Ou levantam a bandeira de Cristo ou levantem suas próprias bandeiras! Não dá pra conciliar os dois sem minimizar o principal. A maioria dos verdadeiros cristãos de hoje estão fora das igrejas e não dentro delas, pois estar sendo quase que impossível viver um estilo de vida justo quando o principal alvo é manter uma identidade grupal e manter as aparências.

Para que serve a manutenção da identidade de uma marca senão para enriquecimento e louvor daquele que criou ou detém os direitos autorais daquela marca? Vejam como se comportam cada dono/fundador de uma igreja? Se sentem como o próprio Deus encarnado e exigem submissão a todo custo. A não ser que as igrejas admitas serem um sistema de franquias próprias, não há motivos reais para essa tal de manutenção de identidade, pois nunca houve uma identidade única, nem religião única nem povo único. Somos todos a mistura de muitas crenças e costumes juntos desde os mais remotos tempos. Para quem não sabe, a bíblia não foi escrita em apenas um dia, levou mais de 2 mil anos para escreve-la sem contar com outros 5,10,15 ou centenas de milhares de anos em tradição oral repassada de pai para filho. Os próprios textos tidos como sagrados, registram por várias vezes aculturação do “povo de Deus” em meio a cada povo que eles conviviam, influenciando e sendo influenciado por eles, inclusive na própria ideia do que eles chamavam de ser supremo.

Em nossa sociedade atual o que foi tido como verdade absoluta há cerca de 100 anos, hoje não passa de gozação ao que ouve. Fora dito por exemplo há pouco mais de 100 anos, que jamais nossa espécie conseguiria construir veículos que ultrapassassem 100 km por hora, e mesmo se construíssemos veículos capazes disso, não poderíamos viajar neles, pois se o fizéssemos seriamos desintegrados do mesmo modo que meteoritos se desintegram quando entram em nossa atmosfera. Hoje, temos pessoas orbitando nosso planeta a uma incrível velocidade de 30 mil km por hora, vendo o sol nascer se pôr 17 vezes num mesmo período de 24hs enquanto vemos apenas 1 vez aqui na terra. Tudo muda e evolui, mas o pensamento religioso de alguns grupos parece regredir dia após dia e se nada for feito vão voltar ao nível de amebas ou seres unicelulares do passado remoto.

Um povo que desconhece sua própria história será sempre um povo escravizado e manipulado. Todo cristão tem o direto e deveria pesquisar sobre a história do cristianismo e a história do seu próprio grupo religioso e a história das religiões como um todo. As perguntas e pesquisas não deve ser direcionado apenas aos de dentro do grupo, pois endeusam tudo referente ao grupo e demonizam tudo fora dele. Uma pesquisa sadia envolve várias fontes de pesquisas, incluindo os críticos e apoiadores dessa linha de pensamento.

Você jamais vera um líder dentro desses grupos incentivando ninguém, absolutamente ninguém a pesquisar a própria história, salvo em casos de pessoas ou lideranças que não vivam dos rendimentos do grupo ou sejam honestas consigo mesmas, caso contrário, pesquisar a origem do grupo, levaria a falência do próprio grupo pois as pessoas iriam ver que o caminho é totalmente diferente para ser chegar ao Divino do que é ensinado nessas casas de comercio de fé e repressão do indivíduo.

Se realmente devemos manter uma identidade, seria a de pessoas humanas, conscientes de suas ações, e não de coisas, objetos manipuláveis pela religião e política. Costumamos perder nossa identidade como individuo, cada vez que nos submetemos cegamente aos caprichos das lideranças qual nos submetemos.

Dizem que as instituições religiosas cristãs são lugares de justiça e amor e até chamam esses agrupamento de casa de Deus, lugar de paz e lugar de refúgio. Longe disso! Algumas mais se parecem com hospícios, outras como prostíbulos (quem diz isso é a própria bíblia!) casas comerciais, e outras como lugar de tortura psicológica. Do lado de fora, onde eles chamam de reino das trevas e filhos dos demônios, quando alguém não estar satisfeito com algo, vai lá fora, faz protestos, dar entrevista, faz denúncias na mídia e o indivíduo continua sendo cidadão. Experimente fazer algum tipo de reclamação contra alguma lei absurda imposta por uma liderança eclesiástica e me diga o que acontece? Você será marcado como boi brabo pelo resto da vida e sua família pode ser alvo de perseguição e chacota mesmo estando a quilômetros de distância e não tendo nada a ver com suas decisões pessoais. A ideia é esmagar qualquer sentimento de revolta ou pensamento de clareza que venha surgir em algum membro do grupo, mesmo que esse pensamento ainda seja um brotinho, pois se esse pensamento virar arvore e der frutos...Na teoria dizem que é casa publica aquele recinto chamado de igreja, mas na pratica as ações são particulares sem consulta ao grupo já que se trata de uma agremiação. Não pode haver mais injustiça do que essas principalmente por que usam a ideia do Divino como pano de fundo. Dizem que Deus é quem guarda, zela, e cuida de seu povo e sua doutrina e que nem o diabo consegue com o tal de ungido, mas tremem na base quando um simples membro mostra na bíblia, na logica ou razão que aquela linha de pensar não estar certa. Já pensou? Tem poder de vencer o diabo e seus anjos com um simples labraxurias, mas temem uma simples opinião verbal de um inofensivo ser humano! Quanta maluquice! Sorte que o diabo não fala realmente, por que se falasse ia dar um testemunho oposto ao que se pensa sobre a grande maioria desses líderes. Se o diabo fosse real, diria que muitas lideranças trabalham pra ele como agentes secretos.

Meu conselho a todos e todas que sofrem com esse tipo de repressão por estar sendo obrigado a viver uma santidade disfarçada e um estilo de vida que não quer com medo de perder a “salvação” é que vão estudar, pesquisar, metam a cara num livro e sejam libertos. Não precisam deixar a igreja de vocês se não quiserem, pois a igreja muda se a mentalidade do povo muda. Igreja deveria ser um conjunto de pessoa e não uma empresa com dono particular como tem sido. Apenas 1 “ungido”, mero mortal com síndrome de arcanjo caído governa e oprime milhares por que estes não abrem suas mentes. Quando o povo quiser mudar será diferente. Ninguém precisa virar um alcoólatra, promiscuo, pervertido, desonesto ou mal caráter como forma de protesto para receber atenção dessas lideranças. Uma pessoa que consegue manter o caráter dentro e fora da igreja incomoda muito esses caras, pois apenas prova que qualquer um pode ter uma vida digna e equilibrada longe desses recintos e do julgo do líder. Mas para os que sofrem de algum tipo de carência afetiva, aconselho que não deixe o grupo seja ele qual for, pois será um prato cheio para mudar de comportamento de repente, se afundando em vícios que você mesmo condenava, só para compensar a falta que o grupo faz. O preço que se paga por não conhecer a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos e sua história é o preço maior que um homem pode pagar, pois quem não se dirige a si próprio, será sempre dirigido por outros.

No dia que qualquer pessoa souber controlar seus instintos primitivos, conhecer suas emoções e pesquisar sobre suas reais origens, toda liderança opressora perderá domínio sobre este. Toda submissão cega provem da falta de compreensão do mundo que nos rodeia. Liberdade não é libertinagem assim como manter identidade grupal não define caráter ou salvação. Conhecimento sobre como as coisas funcionam preservam nossa sanidade mental.

Saúde a todos!

Texto escrito em 17/1/2017

*Antônio F. Bispo é Bacharel em Teologia, Estudante de Religião em Filosofia e Capelão Ev. Sem vínculo com denominações religiosas desde 2013.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 17/01/2017
Código do texto: T5885015
Classificação de conteúdo: seguro