ILUSÕES EVANESCENTES

1-

Vivemos numa era onde tudo precisa ser muito rápido, pois todo acontecimento necessita, pela maneira como os homens de nossa época encaram a vida, ser demasiadamente imediato e fugaz...A instantaneidade, a instabilidade e a frieza nas relações humanas é uma maneira encontrada por certos indivíduos (ilusória e malograda) para não precisarem assumir qualquer responsabilidade. Dessa forma, acreditam que podem se tornar isentos de alguma ameaça, ou seja, evitando os riscos de uma frustração eminente ou de uma desilusão alucinante e desoladora.

A ansiedade diante de um futuro impreciso e incerto, mais a angústia diante da abertura do possível, provoca no íntimo de muitos seres humanos uma sensação de impotência, especialmente quando se descortina a oportunidade de vivenciarem situações e relações interpessoais mais duráveis e permanentes.Toda essa fragilidade que aniquila e empobrece a existência dos laços afetivos mais salutares e duradouros, acontece principalmente no âmbito das relações humanas vazias de afeto. Infelizmente, grande parte das relações interpessoais se tornaram com o tempo profundamente deterioradas pelo desrespeito e pela insensatez!

As correntezas produzidas num rio levam junto consigo tudo o que está em sua volta, assim é a fala e as aspirações vazias das massas: pois podem aniquilar do coração dos indivíduos, com violência atroz, tudo o que há de mais precioso para o fortalecimento do seu ser e tudo o que há de mais sagrado para a vida.

2-

Mas nunca podemos esquecer que de uma hora para outra o sol da justiça brilha para os justos...Enquanto vivermos, a ordenança de Deus traz, para quem tem sede de justiça e amor, o arco-iris da esperança e a serenidade de um novo dia. Mas tudo o que é incerto, ilusório e se mantém distante do tempo do Ser Supremo, tende a se evanescer como poeira que é dispersada pelo vento das mudanças mais implacáveis (seu melodioso ruído e o seu ímpeto incessante, avassalador, varre mundos e constrói mundos infindáveis...).

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 04/01/2017
Reeditado em 22/03/2018
Código do texto: T5872297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.