EXISTEM SUJEITOS E PREDICADOS EM OUTROS IDIOMAS?

( por Leon Cardoso da Silva)

Toda língua (idioma) tem uma estrutura. Isso quer dizer que classes de palavras como substantivos (nomes), verbos (ação, estado ou fenômeno), advérbios (circunstâncias), conectivos (entre outros), necessários para formar o sujeito e o predicado, estão presentes em praticamente todas as línguas catalogadas. Isso só não acontece em casos raros de línguas que usam símbolos no lugar de palavras. Com isso, podemos entender que todas as línguas têm uma estrutura significativa capaz de nos fazer entender a questão da ideia, da ordem, da extensão e da relação dos termos que as compõem. Assim, sujeito e predicado são categorias necessárias para a construção linguística presente em todo processo de linguagem humana.

Antes de analisarmos algumas línguas, vamos entender o conceito de sujeito e de predicado: sujeito é o ser do qual fazemos uma declaração e o predicado é o que falamos a respeito do sujeito. Este conceito se aplica a praticamente todas as línguas. Vamos então a algumas delas para ver como funciona:

1 – Português:

Exemplo: O HOMEM pensa.

“O homem” é o sujeito (o ser sobre o qual pode ser dito alguma coisa) e “pensa” é o predicado (a coisa dita a respeito do sujeito).

Portanto, duas categorias ou grandezas compostas de um lado por um artigo masculino singular e um substantivo masculino singular e de outro um verbo intransitivo capaz de sozinho constituir o predicado, pois este último já dispõe de uma significação completa.

2 – Latim:

O latim foi a língua que principiou a língua portuguesa. Não possui tantos artigos, fato este que faz com que ao traduzirmos um enunciado do latim para o português, geralmente é necessário incluirmos artigos.

Exemplo: HOMO cogitat

(O) Homem pensa

Sujeito: “homo” e o predicado é “cogitat” (pensa).

3 – Inglês:

Em inglês não há a necessidade de inverter a ordem dos sujeitos e dos predicados como ocorre no grego. Há algumas inversões em inglês, mas não obrigatoriamente no que se refere ao sujeito e ao predicado.

Exemplo 1: SHE reads.

ELA lê.

Sujeito “She” (ela) e o predicado é “reads” (lê).

Exemplo 2: THE MAN thinks

O HOMEM pensa

Sujeito: “the man” composto por um artigo e um substantivo. Predicado: “thinks” composto por um verbo intransitivo, também fazendo por si só o predicado.

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 09/12/2016
Reeditado em 09/12/2016
Código do texto: T5848200
Classificação de conteúdo: seguro