O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DOS LIVROS

Os livros, riquezas mais preciosas e duradouras do que qualquer outro bem material, são excelentes alternativas para desenvolvermos nossa espiritualidade e também para enriquecermos a nossa imaginação enquanto vivenciamos o que uma boa leitura pode propiciar.

Nas páginas de um romance, por exemplo, mergulhamos com a força de nossa fantasia nas vivências e experiências de seus personagens; nos tratados e ensaios filosóficos, através dos ricos conteúdos e das densas reflexões, somos impelidos a questionar o mundo em que vivemos e a cultura que herdamos; nos belos poemas, nos sensibilizamos com as ricas metáforas de um poeta; e nos livros de psicologia, nos aprofundamos no estudo do psiquismo humano através de tantas abordagens teóricas...

E o que dizer da Bíblia, um livro sagrado que reúne 67 livros escritos e inspirados por Deus, livros esses produzidos nos mais diversos momentos históricos (e contextos sociais) por meio de homens corajosos e fiéis a Deus?

Que belos ensinamentos e que belas manifestações de amor, sinceridade, perdão, amizade, redenção e fidelidade estão condensados nesses magníficos legados! Enfim, dei esses exemplos apenas para mostrar o universo fecundo dos livros e dos saberes ali contidos.

É pela manifestação da fantasia e da imaginação (uma das mais interessantes faculdades de nosso psiquismo), que somos capazes de visitar, com o auxilio da boa leitura, mosaicos de ideias e de imagens evocadas pelos alquimistas das palavras, a saber: pelos grandes escritores e poetas que iluminaram o mundo.

São os escritores, de fato, os grandes responsáveis pelos valores disseminados no seio de uma nação, valores cuidadosamente expressos nas suas criações hoje imortalizadas.Quão profunda é, pois, a influência de Dom Quixote na cultura do povo espanhol e também na formação do pensamento ocidental! Quão emblemática foi a influência da Divina Comédia na cultura medieval e quão marcante tem sido até nos dias de hoje, especialmente para aqueles que meditam sobre a vida após a morte!

A literatura é, sem dúvidas, a mais bela manifestação do imaginário humano...O fascínio do homem pelo além túmulo e pelas epopéias mais surreias, remontam desde os primórdios da civilização, atravessando as eras com novas interpretações sobre o significado da existência humana.

Mesmo com tantas tecnologias pairando na civilização (com objetivo de trazer conhecimentos mais acessíveis), os livros continuam mantendo a jovialidade devido ao seu alto grau de modernidade e sofisticação; embora sejam, por outro lado, as fontes do conhecimento humano mais antigas que o homem criou para sedimentar uma cultura e fomentar um vigoroso pensamento.

Com o avanço da técnica através do surgimento da imprensa, o livro pode abarcar uma sociedade inteira; mesmo assim, quantos são os seres humanos, principalmente em nosso país, os que verdadeiramente dão valor a um bem tão salutar para a vida como os livros? Quantos têm a aptidão para tirar bom proveito dos seus lazeres ao embalo das mais variadas leituras? E, além do mais, quantos buscam se alimentar de boas ideias, a fim de impulsionar a força da criatividade? Quão interessante é percorrer páginas inteiras recheadas de conceitos ou imagens; como também, sobretudo, como é imprescindível para os sonhadores saborear belas metáforas carregadas de poesia e lirismo envolvente!

Libertar da ignorância e do embrutecimento do espírito, desenvolver as mais diversas habilidades cognitivas, aumentar a capacidade de discernimento, enfim, são estas as grandes contribuições dadas pelos livros em nossas vidas; são eles, de fato, os grandes responsáveis pelo florescimento da sensibilidade, da fantasia, da inspiração e da criatividade.

E quanto mais damos importância a esses bens culturais (uma das fontes de inspiração para todos os homens dotados de grandeza espiritual), mais condições temos para criar possibilidades de existência que sejam enriquecedoras, rumando sucessivas evoluções de pensamentos...E ao alçarmos voos elevados de inspiração através de boas leituras, alcançamos um significativo florescimento intelectual: indispensável, portanto, para todos aqueles que almejam ser livres pensadores.

Bachelard, no livro A poética do devaneio, de uma maneira bem interessante dá uma ideia sobre o fascínio que os livros exercem sobre sua vida ao imaginar um paraíso repleto dos mesmos : ''Quantos benefícios nos trazem novos livros! Gostaria que caíssem para mim, dos céus, cestas cheias de livros que falam da juventude das imagens.Esse desejo é natural. Esse prodígio é fácil. Pois lá em cima, no céu, o paraíso não é uma imensa biblioteca? É necessário desejar muito, ler muito, ler sempre". Quão rica é a imaginação de quem encontra no mundo da literatura e dos livros um significado para sua vida! Como é grande a inspiração de quem nutre o desejo de mergulhar no mundo das imagens, metáforas, conceitos e demais figuras de linguagem desvelados por uma boa leitura!

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 07/12/2016
Reeditado em 24/02/2020
Código do texto: T5846636
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.