SER ÍNTEGRO

Existem pessoas que preferem julgar outras pessoas, em vez de observarem a si mesmas; ou melhor, deixam de avaliarem as suas ações, o seus comportamentos e as intenções do seu coração porquanto se sentem confortáveis na posição de caluniadores e acusadores do seu semelhante.

Existem pessoas que preferem se corromper em negócios fraudulentos, ao invés de viverem na simplicidade de uma vida sincera; preferem trair a si mesmas, ao invés de se libertarem de qualquer propensão a corrupção, ou se desvecilharem seja de quais forem as perversões (como por exemplo, as trapaças, os vícios, as guerras, as tiranias e as degradações mais abjetas).

Existem pessoas que preferem viver das ilusões e dos enganos (provenientes de nossa sociedade), em vez de buscarem trilhar uma vida repleta de transparência, verdade e integridade.

Para ser íntegro é fundamental em muitas ocasiões recusar os apelos e convites que surgem dos escarnecedores; para ser íntegro, é indispensável que tenhamos boas razões (opiniões e justificativas firmes) para não naufragarmos nos enganos, nas seduções e nas euforias que se erguem das massas.

Para ser íntegro requer que façamos profundas renuncias, renuncias essas que servem como divisor de águas para nossas vidas.

Ora, uma pessoa íntegra, sem dúvidas, é aquela que não faz questão de viver com a consciência maculada pela corrupção e pela iniquidade, a fim de obter fama, poder e sucesso.

Uma pessoa íntegra é aquela que luta o tempo todo para ser si-mesma e para não se perder na hipocrisia de uma vida imersa no "politicamente correto"; ou então, busca com bravura de alma não se perder na hipocrisia de uma vida impregnada de ambivalências e intenções mentirosas com o que aparenta ser aos olhos da sociedade.

Uma pessoa íntegra é aquela que se apraz em ser transparente e verdadeira com as demais pessoas, ainda que venham a persuadi-la de que o melhor é viver de mentiras, fraudes, subornos, calúnias e trapaças.

Enfim, uma pessoa íntegra, mesmo quebrantada e consciente dos grandes desafios que tem pela frente, faz questão de estar inteira para amar e a servir a Deus; prefere viver uma existência banhada pela plenitude do seu amor, ao invés de caminhar perdida no vazio da total falta de significância durante a vida.

Sintetizei e concluí o que explanei sobre ser íntegro da seguinte maneira: ''Ser íntegro é preferir viver uma vida de transparência e de honestidade; é, portanto, uma necessidade intrínseca de ser verdadeiro consigo mesmo e com as demais pessoas; ser íntegro é ser si-mesmo independente das situações em que vivemos; ser íntegro é, mesmo nas adversidades, fazer questão de manifestar livremente a virtude da sinceridade para se manter inteiro e invulnerável; e para servir a Deus com amor, ou seja, em espírito e em verdade".

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 05/12/2016
Reeditado em 23/07/2019
Código do texto: T5844037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.