OS PRECONCEITOS E AS ILUSÕES DO HOMEM CIVILIZADO

O preconceito, especialmente em épocas onde a ignorância e a perversão imperam, sempre existiu! Nos dias de hoje ele é mais sutil e disfarçado, porém ainda falta muito para ser superado...Pois enquanto houver homens se julgando superiores uns aos outros, seja por causa da cor, seja pela forma de se vestir, seja ainda por uma representação social, a dominação do homem pelo homem persistirá, ainda que de forma encoberta e velada.

O racismo e a malignidade dos ideais de nossa cultura, só demonstra o quanto o homem, com toda a sua racionalidade sem sentido, é uma criatura estúpida e, o que é pior, vivendo dia após dia acovardado na banalidade de um cotidiano acinzentado e sem perspectiva para a descoberta das grandes verdades.

Por outro lado, muitos ''gênios'' ainda insistem em descobrir tantos segredos, com a arrogância de acreditarem que podem''definir'' o indefinível, ''esgotar'' o inesgostável; porém esquecem de render louvores a Deus, o único que pode presentear-nos com dons tão lindos!

Nesse mal-estar em que vivemos, portanto, não há como falar de uma época esclarecida como defendem muitos entusiastas apressados! A falta de sabedoria, a ausência de humanidade, o empobrecimento do respeito mútuo e o esfriamento do amor endereçado ao próximo, não só tem petrificado o coração e enegrecido o ser de grande parte dos homens, mas também tem sido um dos motivos que tem levado as instituições à falência moral, principalmente as escolas, onde corrupção tem se infiltrado em todas as partes, ora envenenando a alma de educadores com ideias tão absurdas, ora dos educandos, desprovidos de qualquer respeito pelo seu semelhante e, ainda, imersos na presunção e no excesso de preciosismo.

Outra ilusão do homem ''racional'' é se julgar superior aos animais, acreditando que ele é a mais importante das criaturas por se achar dotado da racionalidade; enquanto isso, os animais, por conta dessa arrogância, tiveram que pagar o preço por existirem, num mundo onde o ''animal dotado de razão'' acha que somente ele deve estar inserido.

Muitas espécies de seres vivos, inseridos em seus respectivos ecossistemas, são acusados pelo homem de obstruírem o seu tráfego. Para isso, foram criados soluções práticas e que dessem conta de eliminar as grandes criaturas de seu caminho.Como consequência, muitas espécies tiveram que fugir de seus habitats desesperados em busca de um espaço que pudesse abrigá-los. Grande parte desses animais, fugindo a esmo da ameaça de extermínio, emigram desesperados para lugares nada acolhedores, quando não são aniquilados por algum obstáculo no caminho.

Mas até hoje me pergunto, num questionamento sem fim: o que a igreja e as autoridades de um modo geral fizeram em prol dos deserdados da sorte e dos animais que nem sequer tem o seu direito garantido? Nada, a não ser, através de esplêndidos discursos ideológicos, envenenar a humanidade com preconceitos e tolices!

Qual o sentido da existência de imensas e luxuosas insituições religiosas se as mesmas nem sequer lutam para combater a indigência? Até hoje não consegui encontrar significado para tamanha ostentação, a não ser acirrar mais as desiguadades, além de serem símbolos do engano: lugares onde se professa inverdades que pervertem a verdadeira pureza do Evangelho genuíno de Cristo!

Na verdade, a prática de justificar atrocidades, genocídios e extermínios é tão velho quanto o planeta em que vivemos; o homem dia após dia vivencia a miséria que ele mesmo disseminou na terra, no qual a degradação de todas as civilizações e o niilismo em escala planetária contribuiram para a eclosão do eclipse no raiar da gélida era moderna. Como é triste presenciar essa prolongada escuridão que tem tomado conta de inúmeras vidas desprovidas de Deus como guia!

Quanto aos animais, simplesmente foram julgados criaturas inferiores, bestas que deveriam ser combatidas apenas; mas as consequências disso, e todos nós sabemos, tem sido assustadoras para os ecossistemas. Pois grande parte deles, principalmente nos dias de hoje, sofrem com os desequilíbrios gerados pelo progresso, este que foi tão louvado pelos iluministas e pelos positivistas!

O ser humano tem sua razão como auxílio, mas está transformando o mundo num verdadeiro inferno; enquanto os animais, de um modo geral, tem seus sentidos como auxílio para sobreviverem, mas são muito desenvolvidos de acordo com o papel que tem num ecossistema. Não preciso ir muito longe: gatos e cachorros deixam nós seres humanos extremamente abismados pela superioridade de suas visões e olfatos em relação a nós mesmos, e nem sequer compreendemos como isso é possível, apesar das explicações de ordens fisiológica, química e biológica.

Mas e o que dizer do amor que muitos animais devotam aos seus donos? É comum ver animais morrerem para salvar a vida de seus próprios cuidadores com uma coragem que surpreende a qualquer um. Há animais de estimação que amam tanto a seus donos, que se fosse morreriam para salvar suas vidas. Certamente, os animais tem muito o que ensinar os seres humanos...

O mundo dos animais, dos ''loucos'' e de tudo aquilo que não se enquadra no mundo do homem sadio e racional, assim como o mistério que ronda o universo, (para Prejuízo de todos os altivos e orgulhosos), permanecerá velado para a ciência com sua busca desenfreada por explicações definitivas. Até hoje esse universo permanece sendo uma incógnita para a vã curiosidade de todos aqueles que deixaram de lado o amor de Deus para viverem de suas próprias crenças, tolices e superstições disfarçadas de teorias científicas e filosoficas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/12/2016
Reeditado em 03/12/2016
Código do texto: T5841374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.