Etimologia da Língua Portuguesa nº 55 Etimologia da Língua Portuguesa por Deonísio da Si

Etimologia da Língua Portuguesa por Deonísio da Silva nº55.

Tema recorrente na vida brasileira,exílio teve origem na palavra latina exsilium,salto para fora,desterro,exílio. Israelense formou-se do nome do patriarca hebreu Israel. Já rateio veio de ratear,do latim ratus,certo,calculado contado.

Exílio: do latim exsilium, para fora, desterro, exílio. O exílio é tema recorrente na vida brasileira. A própria imprensa nasceu no exílio. Seu patrono, Hipólito José da costa Furtado de Mendonça (1774-1823), morreu em Londres no dia 11 de setembro de 1823. Ele nasceu na Colônia do Sacramento, hoje Uruguai. Segundo nos informa o grande cultivador de sua memória,o escritor e jornalista Alberto Dines, ele grafava o nome de vários modos : Hipólito José da Costa, H. J. da Costa Pereira, Hipólito Joseph da Costa Pereira Furtado de Mendonça. Também o prenome sofria alterações: Hyppolito e Hippolyto. Seus contemporâneos em geral escreviam Hypolito. Para os brasileiros, mas sobretudo para jornalistas, colaboradores e leitores, ele é um dos principais responsáveis por sermos um povo livre. E com imprensa.

Israelense: do nome do patriarca hebreu Israel, do hebraico Ysrael, escrito Israel em grego e latim. Designa a nacionalidade do Estado nascido de complexas negociações realizadas entre 1947 e 1948 ,para cujo final feliz foi decisiva a atuação do brasileiro Oswaldo Euclydes de Sousa Aranha (1894-1960), que presidiu à assembléia-geral da ONU que criou o Estado de Israel, há muitas décadas envolvido nos terríveis conflitos do Oriente Médio. A situação é tão complexa que a capital, Jerusalém,é declarada cidade sagrada por judeus ,cristãos e muçulmanos. Contando com ajuda financeira dos Estados Unidos, os israelenses fizeram o deserto florir ao introduzirem avançada tecnologia na agricultura. Além de contarem com indústria de ponta em informática, dispõem de espetacular arsenal de guerra. A presença de europeus e árabes é tão significativa na população que, fazendo jus a seu passado cosmopolita, Israel convive com várias línguas, sobressaindo o hebraico e o árabe, oficiais, o inglês . Os israelenses, conhecidos também como hebreus e judeus, descendem de um povo nômade, de origem semítica , cuja presença na região remonta a 2000 a.C., quando Abrahão deixou Ur, na Mesopotâmia, e migrou para Canaã. É provável que hebreu proceda de habiru, palavra de um dos dialetos do ivrim, grupos nômades. Ivrim, plural de ivri, deriva de eber, que significa do outro lado, ou seja, da Mesopotâmia. Os hebreus , porém, deixaram a região e foram para o Egito, onde se tornaram escravos. Sua libertação rumo à Terra Prometida, Canaã, deu-se sob o batuta de Moisés. No século X a.C., já sob o regime monárquico reino dividiu-se em dois: Judá e Samaria. O segundo durou dois séculos mas o primeiro foi destruído em 587 a, C. pelo rei babilônico Nabucodonosor (605 – 562 a. C.).

Rateio: de ratear, do latim ratus, certo calculado,contado.Ratear significa também falhar, enfraquecer. Nesse caso,procede do francês rater, verbo que designa a ação da arma de fogo que não expele a bala,radicado talvez em metáfora de rat, rato , aplicado ao avarento. Como o avarento procede como o rato, amealhando fortunas dos outros para si, segura o que deveria soltar, o dinheiro, também o canhão retém o projétil. Com a invenção do automóvel, quando o motor não funcionava direito, passou-se a dizer que rateava. Rateio com sentido de reparte de determinada quantia em partes proporcionais ou iguais aparece me O Nobre Sequestrador, o mais recente romance de Antônio Torres cujo tema é o sequestro da cidade do Rio de Janeiro pelo corsário francês René Duguay-Touin (1673 – 1736). Em 13 de novembro de 1711,comandando esquadra de 17 navios e 5 764 marinheiros, saqueou a cidade, levando 610 000 cruzados, uma fortuna para a época, 500 caixas de açúcar e gado. Certamente não foi uma compensação da França, mas o romancista baiano, que vive no Rio, foi condecorado em 1998 pelo governo francês como Chavallier des Arts et des Lettres.

Sublevação: do latim sublevatione, sublevação, levante,consistindo,como indica a formação da palavra – sub, debaixo; levantio -- , em levantar algo a partir de sua base. O dia 12 de setembro de 1963 marca a sublevação dos sargentos da Aeronáutica, em Brasília,revoltados contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STJ), que havia negado elegibilidade aos representantes de sua classe.Os revoltosos chegaram a prender autoridades e dominaram por várias horas a capital federal. Essa tentativa de solapamento da hierarquia militar acabou por ser um tiro pela culatra, pois seis meses depois, já desconfiadas de que o presidente João Goulart ( 1918 – 1976) não mostrava firmeza no comando, lideranças militares davam o golpe militar de 1964,que fez com que o Brasil mergulhasse nas trevas institucionais, de onde sairia nos anos 80. Entre o presidente deposto por sublevação vitoriosa e o próximo civil a ocupar a presidência da República por eleição direta, passaram-se 25 anos. Na volta à normalidade, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu as eleições para Fernando Affonso Collor de Mello,mais tarde deposto em processo de impeachment.

Deonísio da Silva,doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e escritor, é autor de O guerreiros do Campo e A vida Íntima das Palavras ( Siciliano), entre outros 27 livros. E- mail: deonisio@terra.com.br

Revista Caras

2002.

Doutor Deonísio da Silva
Enviado por zelia prímola em 27/11/2016
Código do texto: T5836634
Classificação de conteúdo: seguro