Prémio Nobel de Literatura 2016

Falar de Bob Dylan é sem dúvidas uma grande honra, não só por ser o vencedor do prémio Nobel de Literatura 2016, mas também por ser um ser humano incrível, sempre preocupado com as causas socias do mundo em que vive, utilizando a música e a poesia como um veículo importantíssimo para a construção de uma sociedade melhor, longe do preconceito, do separatismo e das guerras que atormentam o universo.

Dono de uma voz inconfundível, Bob Dylan, nascido Robert Allen Zimmerman, na cidade de Duluth, no estado de Minessota, no dia 24 de Maio de 1941, se tornaria o mais célebre cantor e compositor do estilo folk, inspirado pelo ídolo, o mítico Woody Guthrie, sendo que o seu trabalho o levaria a migrar do rock em declínio nessa época para a música folk. O poeta cresceu na pequena cidade de Hibbing, aos dez anos, iniciou a sua trajetória poética, autodidata, aprendeu sozinho a tocar piano e guitarra. Embora tenha debutado no universo musical em conjuntos roqueiros, realizando covers de Little Richard e Buddy Holly, em 1959, ao entrar na Universidade de Mineapolis, definiu-se pela folk music.

Gravou o seu primeiro disco em 1962, composto essencialmente por covers, mas não lhe rendeu o bastante, contrariamente à explosão causada pelo seu segundo álbum, The Freewheelin Bob Dylan. Seguiram-se a ele, A Hard Rain's are Gonna Fall, onde se encontra o hit que o consagrou, e que mais tarde se tornaria o hino do movimento pelos direitos civis, Blowin' in the Wind, que foi o desbravador de uma série de clássicos que transformariam o cantor-poeta em um dos mais importantes compositores da nossa época.

Desde 1962 até os dias que correm Bob Dylan já gravou mais de 45 discos. Para muitos, o facto de o prémio Nobel de Literatura de 2016 ter caído em suas mãos constituiu uma grande surpresa, alguns até diziam que o impossível aconteceu. Mas é necessário lembrar que Dylan, músico, cantor, compositor e poeta, lenda do folk e do rock n’roll ganhou merecidamente o prémio pela sua brilhante trajectória de vida. A sua influência na música contemporânea é profunda, pois os seus temas giram em torno da religião, política e amor.

A ala mais conservadora da literatura pode até contestar, mas Dylan é provavelmente o maior poeta vivo, o seu lirismo em suas músicas é impressionante, a visão que ele tem do mundo actual e a sua capacidade de mover massas são coisas de alguém que tem o status de um ícone.

Manuel Chionga
Enviado por Manuel Chionga em 27/11/2016
Código do texto: T5836164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.