O tempo realmente passa?

Toda a nossa sociedade está moldada para o fato de que o tempo passa. Sempre corre ao seu ritmo, envelhecendo à nós e às coisas até o momento em que ambos deixam de existir completamente ( aqui tratamos somente do material, não entraremos no mérito da discussão se a alma continua a existir). Os relógios e os calendários são nossas ferramentas para medir sua passagem, nos lembrando que temos uma quantidade limitada de momentos em que podemos observar e agir. Há sempre a ideia de passado, presente e futuro. Tudo flui. O que está no passado pode ser lembrado por que o tempo passou e deixou marcas e o que está no futuro é uma incógnita, mas pode ser estimado através do pensamento.

Para avançarmos, precisamos definir aqui as características do tempo. Alguns físicos sugeriram que o tempo começa no big bang. No momento da explosão das partículas o tempo começou a correr. Porém a teoria do big bang não fala sobre o momento 0 e não fala sobre o que vem antes dele mesmo. É difícil imaginar um fenômeno sem uma causa, então o big bang deve ter tido, ao menos, uma.

Se há uma causa para o big bang, o tempo já passava para esta causa, a menos que a causa fosse o próprio tempo. Assim, o tempo já existia antes do big bang. Também existem duas teorias mais conhecidas que abordam o universo além do big bang, chamadas teoria das super cordas e teoria dos multiversos. Ambas defendem que há mais universos que apenas o nosso. Se há outros universos, há o tempo em outros lugares também. O homem já achou que era o centro do universo, que translava ao redor da estrela do centro do universo e que habitava o único planeta existente. Até os anos 90 ainda se acreditava que não haviam planetas fora do sistema solar simplesmente porque não podíamos vê-los. Certamente o tempo não é exclusividade nossa.

Existem duas abordagens para a maneira que a vida e o próprio universo correm. Uma que é mais comum no oriente que diz que tudo é cíclico e outra mais comum no ocidente, que diz que há um princípio e um fim. Se tudo é cíclico, o tempo é cíclico. Se o tempo é linear, ele começou na causa inicial. Tal causa inicial certamente é perfeita, pois perfeita quer dizer completa, e se ela precisava de outro objeto ou causa complementar, ela não seria a causa inicial, pois não se pode criar outro ao mesmo tempo que é criado. Se criou a causa secundária depois, ela já não seria inicial e não anularia a perfeição da causa inicial. Mesmo que a causa inicial seja um causador não-criado, ela é perfeita, pois senão não poderia existir sem um complemento. Se ela foi a causa inicial de tudo somente ela existia, pois senão deixaria de existir por falta do que não existia ainda.

Havendo uma causa inicial ou sendo tudo cíclico, o tempo teria que estar presente, pois se o tempo não corre, nada acontece. Se a causa inicial não dependia do tempo para causar os fenômenos, certamente ela tinha o tempo nela, pois não se pode criar algo sem que este algo esteja um você, nas memórias, nas ideias ou adquirido através de pesquisas. Se não havia como vir nada de fora da causa inicial, pois havia somente ela, então o tempo e todas as coisas criadas já faziam parte desta mesma causa. Sendo assim, o tempo é onipresente assim como a causa inicial é.

Como o tempo é onipresente, certamente ele não passa, pois se passasse, não seria onipresente. O que passa não é o tempo, mas a nossa percepção dos fenômenos. Os fatos não moram no passado e o futuro não mora nas incógnitas, pois tudo que há é o presente, pois o tempo sempre é o mesmo porque ele não passa. Ou seja, o que passam são os todas as coisas, seres e fenômenos.

O tempo está intimamente ligado com o espaço. Einstein falava em uma espécie de malha do espaço-tempo. Quando nos deslocamos, transitamos pelo espaço e pelo tempo também. Passando por um lugar x no espaço podemos perceber que tal lugar continua no mesmo lugar, quem se moveu fomos nós. Sendo o tempo parte da mesma malha espaço-tempo, ele tem características parecidas, então nós passamos pelo tempo, e não ele por nós. Nós somos os seres mutáveis e mortais, o tempo é imutável e imortal. Nós passamos pela terra, o tempo permanece.

Pense nisso na próxima vez que for dizer ou ouvir alguém dizendo que vai matar o tempo, ou vai deixar passar um tempo. Se o tempo não passa e não muda, quem estas pessoas estão deixando passar, ou pior, quem estas pessoas estão matando?

Mais textos meus em http://filoliteco.blogspot.com.br

Curta minha página em http://www.facebook.com/Filosofia-literatura-e-cotidiano-1166694920041056