O que é Espiritismo?

A Doutrina Espírita ou Espiritismo ou como queiram chamar foi codificada no século XIX pelo ilustre pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail. Este por sua vez foi aprendiz do grande educador Pestalozzi. Como já era conhecido na Europa por suas inúmeras publicações, utilizou o pseudônimo Allan Kardec para os trabalhos espíritas.

É interessante ressaltar que o próprio Allan Kardec em seus livros nos fala que a Doutrina Espírita não foi criada por ele, ele "apenas" codificou através dos Espíritos Superiores.

Na época era prática corrente nos salões europeus a diversão com as mesas girantes. Onde várias pessoas se reuniam ao redor de uma mesa, davam-se as mãos e aguardavam que ela se movimentasse. Contudo, o lado científico de Allan Kardec viu algo mais por trás das respostas inteligentes que esta brincadeira proporcionava.

Deste ponto em diante, ele se dedicou as estudo e codificou a Doutrina Espírita como a conhecemos.

Vale ressaltar, que Allan Kardec teve o cuidado de confrontar todas as mensagens que recebia. Isto mesmo, uma mesma instrução era comparada e conferida com várias respostas, de vários médius diferentes. Isto garante a universalidade do que está sendo ensinado.

O Espiritismo, conhecido por nós, como a Terceira Revelação, nos traz a certeza no mundo espiritual, conforta os que sofrem com a perda de entes queridos, explica o porquê das diferenças neste mundo. Não que as outras doutrinas e religiões não expliquem. É uma questão de perspectiva e escolha e, principalmente, individual. Não deve haver um proselitismo que oprime e força indivíduos a seguirem o que não compreendem e não aceitam. Tudo deve ser feito de forma natural. Cada rosa tem o seu tempo certo de abrir. Quando por algum motivo, forçamos seu desabrochar, nós a danificamos, o mínimo que seja. Cada indivíduo é uma rosa que é cultivada no terreno das ideias que mais lhe agradam.

Fiquemos com a certeza. o Espiritismo é uma religião no strictu senso da palavra latina relligare, ou seja, ligar se com Deus. Contudo, ela não é uma religião no lato senso, pois não detêm em sua prática, estrutura hierárquica e nem clérigos.

É corrente no meio espírita a explicação do Tripé do Espiritismo: Ciência, Doutrina e Fé.

Isso mesmo, no espiritismo vemos juntos dois valores que há muito haviam se separado: ciência e fé. Temos no Espiritsmo uma fé raciocinada que será o motivo de um próximo texto.

Por fim, finalizo com uma frase de Allan Kardec que para mim reflete toda a beleza desta doutrina. "Fora da Caridade não há salvação" Leiam bem, não é fora da igreja ou fora do espiritismo, não é a exclusiva caridade material, não é a salvação do corpo, mas do espírito, enfim: Fora da Caridade Não Há Salvação!

Levy Sombra
Enviado por Levy Sombra em 19/11/2016
Código do texto: T5828540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.