Etimologia da Língua Portuguesa nº53

Etimologia da Língua Portuguesa por Deonísio da Silva nº 53.

O primeiro genocida,palavra do grego genos e do latim caedere,foi Caim.Com uma pedra liquidou 20% da humanidade.Título do latim titulus,que hoje identifica obras literárias e artísticas,originalmente era o cartaz que enumerava triunfos do imperador.

Dança-de são-vito: do francês danse,radicado originalmente no germânico dintjan sacudir-se mexer-se de lado para outro.São Vito,martirizado no tempo do imperador Deocleciano (245-313),jamais dançou.Mas seu nome passou a ser vinculado a uma doença nervosa que lembra epilepsia,porque desde o século XV era costume da juventude dançar freneticamente ao redor de sua estátua,pedindo saúde e prosperidade para o próximo ano. O costume resultou na invocação do santo para ajudar no combate às doenças nervosas.Festejado no dia 15 de junho,seu emblema é um galo ou um cão. Suas relíquias foram levadas em 836 para a Vestfália,na Alemanha,e enterradas na abadia de Corvey (próxima da cidade de Paderborn). Já o nome científico da patologia conhecida como dança-de-são-vito é coreia,do grego choreía,pelo latim chorea,designando dança acompanhada de cantos. Deu nome à doença porque o distúrbio encefálico caracteriza-se por movimentos musculares anormais e espontâneo, sem propósito,irregulares,rápidos e transitórios,que representam em programas de televisão,especialmente aos domingos,executam passos esquisitos que sugerem estar seriamente aflingidos pela moléstia em questão.

Genocídio: do grego genos e do latim caedere,de que deriva cidium,como aparece em homicídio. Grandes genocídios foram perpetrados bem antes da invenção da palavra,neologismo criado em 1945 pelo professor Raphael Lemkin (1900-1959),da Duke University (EUA),para designar os crimes cometidos pelos nazistas. A partir de 1948,a ONU definiu genocídio como crime contra as leis internacionais,o que tornou possível aos promotores perseguir e encontrar os autores de genocídios onde quer que se encontrem,e levá-los a tribunais internacionais. O primeiro genocida da humanidade foi Caim,que matou cerca de 20% da humanidade com uma pedrada só.Pensava-se que fosse 25%,mas a Torá diz que Caim teve uma irmã gêmea ,Awan,que significa maldade,a quem,aliás,desposou,naqueles tempos míticos em que o incesto era o único meio de povoar a Terra.

Presumir: do latim praesumire,tomar com antecipação,praticar antes certo ato,como na expressão praesumire domi dapes,comer em casa,antes de sair para visitar. Dapes em latim designa sacrifício oferecido aos deuses,refeição,de onde,aliás,derivou cardápio,relação dos pratos que um restaurante oferece. Presumir,que em inglês é presume,pode ter ainda o significado de supor,deduzir,como na célebre frase “Doctor Livingstone,I presume”(Suponho que o senhor seja o dr.Livingstone), pronunciada pela primeira vez no coração da África por Henry Morton Stanley (1841-1904),jornalista do New York Herald.Depois de percorrer 700 milhas em 236 dias,encontrou na Ilha de Ujiji o missionário e explorador a quem procurava,o escocês David Livingstone (1813-1873).Desde então a frase passou a ser utilizada com humor.

Salmonela: do nome do veterinário e patologista americano Daniel Elmer Salmon (1850-1914),que identificou a bactéria causadora de graves distúrbios gástricos, especificando no gênero cerca de 1500 espécies,uma das quais,a Salmonela typhi, é agente da febre tifóide.Nos humanos,faz-se acompanhar de intensa diaréia. A salmonela (nada a ver com salmão) tem seu habitat preferido em ovos e carnes,até de aves,mas está presente também em talheres e vasilhames contaminados por excrementos de animais infectados. Como é de praxe,os cientistas dão o próprio nome a doenças por vezes nauseabundas.Foi o caso desta.

Título: do latim titulus,designando originalmente cartaz exibido em triunfo nos desfiles,onde se escrevia em letras grandes,para leitura de todos,os nomes das províncias conquistadas pelo imperador,o número de prisioneiros e escravos. Passou a identificar também as obras literárias e artísticas,mas há aqui algumas curiosidades.O show intitulado Oh!Calcutta!,exibido originalmente em 1969,nada tem a ver com Calcutá,a segunda maior cidade da Índia,hoje com mais de 13 000 000de habitantes.O espetáculo erótico,criado pelo inglês Kenneth Tynan,que escandalizou o público nos anos 60,por ousadias inéditas com a nudez de atores e atrizes,foi construído a partir de uma frase obscena em francês: oh,quel cul t’as (oh,que bumbum tu tens!).

Deonísio da Silva,doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e escritor,é autor de Os Guerreiros do Campo e A Vida Íntima das Palavras(Siciliano),entre outros 27 livros. E-mail:deonisio@terra.com.br

Revista Caras

2002

Doutor Deonísio da Silva
Enviado por zelia prímola em 16/11/2016
Código do texto: T5825820
Classificação de conteúdo: seguro