O SENTIDO DE UMA VERDADEIRA EPOPÉIA ESPIRITUAL

Nesse mundo, para sermos pessoas mais autenticas e responsáveis, ou seja, sempre comprometidas e engajadas com a verdade através de gestos e palavras proferidas, é necessário termos coragem para enfrentar as imposições que emergem das massas e os valores que são gerados pelas instituições, organizações ou agências de controle (Mecanismos esses a serviço de uma sociedade altamente complexa como a nossa), algumas delas tendo como intento apenas exercer controle e monopólio sobre a vida humana para fins lucrativos e de poderio.

Por isso ter sabedoria, entendimento e profundo discenimento é indispensável para pairarmos acima dessa MATRIX de ignorância e de dormência espiritual que está impregnada sobre a existência de muitos homens. É preciso ficar claro para todos os seres humanos de grande potencial para a vida espiritual que, apesar de estarem dentro desse mecanismo social altamente alienante, não necessariamente precisam se sentir presos por todo esse aparato de controle e manipulação e nem agircomo escravos desse sistema perverso, pois está presente em nós a possibilidade que nos faz transcender a tudo o que é infame e ilusório; e é só quando deixamos o espírito de Deus morar em nosso ser, que somos capazes de ficarmos libertos de tudo o que aprisiona a alma.

No ser de um grande homem predomina uma ânsia de sobrevooar os ares celestiais, longe de qualquer masmorra social que possa fechar a amplitude de seus horizontes mais exuberantes. Vooar para os braços do altíssimo e nele repousar, é a verdadeira busca dos homens que amam a Deus, pois é dele que um cântaro de glórias prevalece na vida dos que nele depositam imensa confiança.

Para sermos o que verdadeiramente somos e não o que querem que sejamos, independente de qualquer imposição ou ambição megalomaníaca, é preciso enfrentar as imposições e as ilusões de nosso tempo para sentirmos que somos livres para saborear a graça de Deus se manifestando em nosso ser. É uma disposição privilegiada que demanda honestidade e transparência de todo ser humano que busca estar acima de toda miséria espiritual que reina nesse mundo.

Mas o que pode nos fortalecer e nos dar coragem, a não ser uma vida aquecida pela luz radiante de Cristo? Portanto, enquanto acreditarmos que o seu amor é a unívoca fonte de esperança que pode salvar os indivíduos da própria miséria em que vivem submetidos, viveremos como um guerreiro que se mantém erguido e insubmisso contra as injustiças, sem sucumbir as desolações e as depressões da alma (conscientes de que ninguém, seja quem for, pode nos separar do amor do Deus).Existe algo mais consolador do que essa certeza íntima, tão anunciada pelo apóstolo Paulo na epístola aos Romanos, numa mensagem de rara beleza?

''Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?/ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro./ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou./ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,/ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor'' (Romanos 8:35-39). Meditar sobre esses belos versículos presente no novo testamento, produz certamente alegria, consolo, coragem e uma esperança sem precedentes.

As pessoas mais vulneráveis ao engano espiritual são aquelas que vivem de barganhas e jogos de interesses; são pessoas que, ao invés de viverem de amor, passam a vida inteira demonstrando atitudes desenfreadas de rancor, presunção e ódio contra o próximo.Incongruentes no que dizem ser, passam a vida inteira vivendo de hipocrisia ao semear contendas, intrigas, divisões, ao mesmo tempo em que se mostram confiáveis para o próximo.

Não é de se estranhar que vivem amaldiçoando quem atravessar seu caminho, prontas para maldizer quem atrapalhar suas ambições e ganâncias. Vivendo como verdadeiros filhos de baal, ao invés de serem filhos do Deus vivo, estão suscetíveis a toda sorte de depravação espiritual, mentindo tanto para si mesmas, quanto para o próximo, principalmente no que diz respeito a suas verdadeiras intenções e até mesmo a própria identidade.

Em alguns momentos da vida,a solidão é condição indispensável para quem almeja ser livre e repleto de sonhos, ainda mais para que possa amar verdadeiramente o seu própximo como a si mesmo.

Na solidão somos convidados a mergulhar em nossa própria condição e, partir daí, perceber nossa fragilidade e nossas potencialidades, especialmente aquelas que podem ser direcionadas para as atividades mais produtivas e edificantes.

Percebendo a nossa missão e o sentido de nossas vidas, estamos em condições de fazer diferença onde quer que estejamos, inclusive desafiar os falsos deuses dos falsos profetas, triunfando a cada instante contra toda sorte de iniquidades inventadas pelos homens repletos de soberba.

Combatendo como Elias os falsos ídolos ou como Davi desafiando gigantes e combatendo nações ímpias, mas sobretudo vivendo do amor de Cristo em nossos corações, demonstraremos que a verdade que provém de Deus, o nosso supremo redentor, é a única que pode nos libertar.

Para que a obra de Deus se frutifique na terra é preciso que sejamos corajosos como um guerreiro em sua longa jornada na confiança de que dias melhores despontarão no horizonte. Mesmo que aparenta ser absurdo, um bom guerreiro que trava uma luta espiritual, é provido de uma certeza íntima, cujo intento é vencer um bom combate com a sábia intuição de que a confiança em Deus é a arma suprema da conquista, da vitória e da glória. Sabendo que a jornada é longa, não deixa de acreditar na redenção, pois uma verdadeira epopéia só tem sentido se a busca da salvação e a certeza de sua possibilidade estiverem presentes.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 07/11/2016
Reeditado em 16/03/2017
Código do texto: T5815797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.