ANGÚSTIA, ESPERANÇA E AMOR

O dilaceramento e a incerteza; a desilusão e a sensação de vazio; a dor que as descobertas provocam e também o esfacelamento interior, são manifestações típicas, ou sintomas fundamentais, de uma pessoa que se encontra angustiada diante da realidade que a cerca.

Embora seja dolorosa e provoque uma sensação de sufocamento, a angústia existencial favorece o crescimento espiritual no sentido de levar o ser a um melhor entendimento do sentido último de sua existência, bem como a um entendimento mais amplo de sua condição no mundo em que vive, pois é quando estamos nesse estado que há maior chance de percebermos nossos limites e as possibilidades que se descortinam para que haja um renovo espiritual.

Passando pelas frustrações da vida, pelas injustiças que um dia não irão prevalecer, sentimos por um certo tempo o mundo desmoronar a nossa volta, mas se houver esperança, mesmo que seja um pequeno resquício desta, temos condições de nos reconstruir integralmente; de modo que consigamos vislumbrar novas perspectivas e uma saída milagrosa frente a tantos obstáculos. Sendo fortalecidos por uma força inexplicável, encontramos um sentido e uma motivação para continuarmos resistentes as grandes crises, as mais agudas dores e as prolongadas agonias da alma.

A esperança é uma semente que germina nos solos mais inférteis e nos ambientes mais áridos. É uma flor que renasce, floresce e se amplifica nas situações mais dramáticas da vida, só pode ser um milagre proveniente de Deus. E tal como o fenômeno da mudança brotando em nosso íntimo mais secreto, não existe nada mais consolador do que uma flor que brota em tempos de grande desolação catastrófica ou, então, um arco de Deus se revelando em momentos de grande tempestade. São sinais anunciando que as opressões do mundo e as tormentas; as tempestades e os invernos da vida, tem o seu próprio fim, de modo que o sol da justiça chega para todos os que creem na fonte do divino amor de Jesus Cristo (o rei supremo da eternidade).

Um ser humano que manifesta grande necessidade de ser acolhido, consolado, aliviado, fortalecido e apascentado (é nesse apelo que revela definitivamente o nada que somos quando estamos enfrentando uma árdua realidade sozinhos), tem a oportunidade de perceber, de uma vez por todas, que nós seres humanos só florescemos e nos constituimos mediante a relação que estabelecemos com nossos semeslhantes, pois é no encontro que a comunhão se fortifica, favorecendo o surgimento de um forte vínculo. Portanto, não existe cuidado se não houver a presença de um indivíduo que decida se comprometer com a promoção da cura de outro indivíduo, e nem amor se não houver diálogo, compreensão e respeito pelo próximo.

Enqanto a angústia (quando sentimos, amiúde, motivações de sermos pessoas mais autênticas) desmascara as certezas e os preconceitos mais enraízados do ser, e a esperança abre uma nova perspectiva no sentido de proporcionar a paz interior ao embalo dos sonhos mais sublimes, mesmo numa longa espera por dias melhores; é o amor uma dádiva que nos faz grandes vencedores, vem a ser o bálsamo contra os ressentimentos e os rancores; mas é também a clareira que ilumina nossos caminhos, dando condições para rompermos com as ilusões sem que precisamos esperar que alguém nos dê algo em troca ou, então, sem buscarmos um favor vindo de mãos mesquinhas.

Amar, enfim, é uma arte sobre cuja luz reverberante impregna no mais profundo do ser. De fato, o amor é o sentimento mais elevado que alguém pode sentir e manifestar; e que, para ser edificante e libertador na vida de um ser humano, só de graça e incondicionalmente é possível disseminá-lo, principalmente na vida de quem mais necessita e de quem mais carece da presença de algo tão emancipador (logo, para ser puro e verdadeiro, não pode ser semeado de forma condicional e de maneira interesseiral!). Além do mais, está presente somente no coração daqueles que não venderam a própria dignidade e a liberdade de ser si-mesmo. Pois somente nessas condições é possível haver a fertilização de um inesperado renovo interior, tendo em vista a sabedoria prática da vida. Mas também é somente com liberdade, dignidade e responsabilidade que atingimos os cumes de um grande crescimento espiritual. Não existe, nesse mundo, verdade senão houver o amor como fundamento trazido pela graça de Deus em nosso ser. É essa dádiva, uma vez nascida no coração de um indivíduo, quem possibilita a prática das demais virtudes essenciais para o fortalecimento das relações humanas mais profundas, duradouras e verdadeiras.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 06/11/2016
Reeditado em 28/02/2017
Código do texto: T5814585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.