CURA E TRANSFORMAÇÃO

Uma pessoa comprometida com a reabilitação e a melhora progressiva de seu semelhante, está também em constante processo de cura e de evolução interior, pois não deixa de ser uma grande conquista romper com o circulo vicioso do egoísmo até atingir uma profunda compreensão das dores e dos sofrimentos de uma outra pessoa igualmente ávida por cuidado.

Quando temos em vista propiciar um ambiente ou um espaço para que o outro possa refletir sobre suas demandas, é indispensável que tenhamos consciência da responsabilidade. Não é esta, por sua vez, quem engendra a confiança e a empatia no coração da relação entre dois seres humanos?

Uma vez que a relação interpessoal demanda um constante processo de aprendizado, especialmente se quisermos de boa vontade fazer diferença na vida de outra pessoa, é imprescindível gestos de humildade para reconhecermos que, sem uma compreensão profunda de sua história de vida e de suas experiências, pouco podemos fazer para ajudá-la.

Mas antes de qualquer projeção e antes de nos guiarmos por preconceitos e estereótipos, é necessário termos consciência que estamos diante de alguém que, assim como nós, sofre e clama por esperança e salvação, ainda que não saiba como fazer para encontrá-los.

A responsabilidade produz a confiança; o diálogo, faz emergir a profunda compreensão surgida entre duas almas; enquanto que o questionamento das certezas comuns, das inseguranças e das histórias mal contadas, pode impelir o indivíduo a uma transformação radical de sua consciência. Para ser franco, as grandes transformações operadas no ser de um indivíduo, são o resultado de um longo processo de cura e de evolução interior, no qual incessantemente há algo para se aprimorar.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 03/11/2016
Código do texto: T5811855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.