SOBRE ANCESTRALIDADE...

Ontem, 20.10.2016, Hannah e eu, enquanto aguardávamos o término do ensaio da Grace Kelly, fomos visitar uma exposição muito interessante, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Era uma mostra de Caricaturas - Exposição Mestres Alagoanos.

Hannah e eu tivemos a grata surpresa de sermos entrevistadas pela TV Gazeta de Alagoas (http://redeglobo.globo.com/al/tvgazetaal/) e darmos nossa opinião sobre a importância do trabalho do Artista Visual, Levy Paz.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre as coisas maravilhosas do nosso Estado de Alagoas. Temos artistas magnificos que necessitam do reconhecimento, não só do país, mas, principalmente, dos nossos conterrâneos, tendo em vista que muitos conhecem artistas de outras partes do país, até artistas estrangeiros, mas desconhecem os nossos.

Pude verificar isso, ontem ao falar sobre o alagoano (quase desconhecido) considerado um dos mestres do conto brasileiro - Breno Accioly.

Hannah me pediu para falar sobre os alagoanos retratados pelo Levy, e eu me senti feliz em poder dizer tudo que sabia sobre cada um deles. Cantei para ela, uma embaixada que aprendi com minha mãe, quando da colheita do café, na Fazenda Timbó: " ____Esse meu Índio Peri, esse meu Índio Peri, ele é forte e ligeiro. Ele é bem afamado, ele é bem afamado, nessa Nação de Guerreiro... nessa Nação de Guerreiro!"

Hannah ouvia tudo com uma sanha de aprender, como se minhas palavras tivessem gosto, cheiro... ela parecia beber em grandes goles o sumo da manga espada, numa ânsia de relembrar um tempo que ainda não viveu mas que lateja em suas veias, herdeira que é de uma Linhagem de Artistas Desconhecidos do grande público.

Faço questão de falar, ensinar, mostrar tudo que possa acrescentar algo de belo à sua busca natural pela Beleza Irresistível do Dom de fazer Artes.

Ela, a Hannah, é mais um dos Meus Filhotes, a quem deixo a Missão de cultivar esse Dom: o Amor à Arte de cantar, dançar, escrever, desenhar, interpretar e, principalmente, HONRAR aos nossos Ancestrais.

A Família Bezerra Santos é a Antiga Família do Mestre Leone Bezerra Santos, do Igaci. Mestre de Terno de Zabumba, tocador de Pífano, antigo Mateus do Guerreiro Estrela Guia. (1953/55), é a Antiga Família do Indio Perí, Manoel Bezerra Santos Neto, Meu Irmão... também do Guerreiro Estrela Guia, cuja Mestra foi a Minha Mãe - Analia Bezerra Santos.

Não conheci Minha Mãe mestrando Guerreiro, pois a mesma abandonou o mundo e seus atrativos quando eu era ainda um bebê, se convertendo ao catolicismo e ingressando na Ordem 3ª Franciscana, fazendo voto de pobreza e obediência.

Entretanto, quando cresci o suficiente para entender "certas coisas", soube de sua vida pregressa. Foi o suficiente para me incentivar a ser uma apaixonada por tudo que se refere ao Teatro, à Literatura, à Música, à Dança... enfim, como diz a minha psicóloga: À CURA DA MINHA ALMA IMORTAL!

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 22/10/2016
Reeditado em 24/10/2016
Código do texto: T5799386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.