Da empoçada para o empossado
Querido,
Lamentavelmente quando tentaste telefonar-me para convidar-me a festejar o Dia das Crianças eu estava sem sinal, peregrinando em Aparecida junto a romeiros de todo o país. Uma festa, uma catarse emocionante, o rebanho juntando-se em torno de seu Pastor. Se te disser que chorei, crer-me-ás?
São fiéis que vêm pagar promessas e pedir graças. E são muitos, intermináveis. O que por eles fiz, reconheço, foi muito pouco. Com remorso, estou até pensando em enclausurar-me para poder vigiar, orar e obrar por essa massa infindável de joãos e marias marginalizados da economia, da cultura, da luz, e até do esgoto. O Indignácio, com seu coração de elefante, bem que tentou fazer algo por eles, remedando Robin Wood. Mas os intermediários levaram a parte do leão.
Homem de visão, Nestor bem que me advertiu para esses desvios e desvarios, e se dispôs a criar um fundo de reserva para a sua correção, que ele próprio administraria. Por segurança, no exterior, para evitar a cobiça de nossos banqueiros que tudo fazem em suas aJudas por meros trinta dinheiros. Safranagem?
Imagino que Michelzim vai gostar da mudança para o Alvorada, e até estou pensando em levar-lhe uns quadros de Lautrec e de Tarsila para lhe refinarem o pendor apreciativo das artes. A bicicleta mesmo, na qual tanto pedalei, estou pensando em devolver, por vê-la com mais utilidade aí do que na Pampa Mia, onde predominam ainda os corcéis. E nesse meio tempo, até sem tempo, tenho me aperfeiçoado na arte de cavalgar. No entanto, tenho que admitir: aqui não resisto a pedalar. Tudo plano, lindas paisagens...
E então foste à Índia, tornar realidade um sonho teu? Espero que desta vez
tenhas-te feito acompanhar por Chela, admiradora da cultura oriental. Entretanto, de uma ou duas cousas não gostei e o digo aqui, só para ti:
estás um verdadeiro guapo, contudo, aquele colete vermelhão, que coincide com o do Presidente da China, não é veste digna de ti. Sempre abominaste o rubro...
E a outra coisa: faz sentido essa determinação de Putin de fazer um encontro com os chefes do BRICS, e esquecer-se de convidar? Será que ele pensa que ainda sejas interino, e esteja esperando minha volta à liça polítca, eu que fui sempre um modelo de equilíbrio, serenidade e de confiança mútua?
Hurra! O preço da gasolina dever baixar e esta nova é alvissareira. Vou até motorizar minha antiga bike.
Bises, por agora, e sempre, de tua Didil