Do empossado para a desempossada
Querida,
que te passa, andas sumida, sorrateira, aí metida na meridional fronteira?
Tenho sentido falta, verdadeira nostalgia, de tuas missivas, tão compassivas, educativas...Um de meus prazeres favoritos é lê-las, relê-las para Chela, que as chancela, ainda mais grácil, ela...
E os pães de queijo, as tuas mineiras iguarias, deixando agora, que maçada danada, as prateleiras tão vazias? Estou seriamente pensando em contratar um chef para dar um upgrade em nossa cozinha, e, como a mineira, duvido que possa encontrar, completa, quituteira, cozinheira, salgadeira, doceira, quitandeira....Ah, quanta falta nos fazes... Mordomo, bem sabes que temos sempre a mão o valoroso Catalão. Cheguei a pensar, para a chefia da cozinha, na Rija Lobo. Que pensas? Tenho que submeter lista tríplice à Chelinha ainda esta semana.
Mas agasalho a segurança de que um dia voltarás, como fez um gaúcho nobre, o Vargas, aclamado nos braços do povo. E justamente daí, dos meridiões. Outro houve ainda, intrépido, lépido, em seu corcel, o guerreiro Leonel...
Combinemos assim: volta pelo menos até Curitiba, e na pousada de Pinhais, lá irei eu próprio, a te buscar. Se deMoro, será por pouquinho, pois meu cavalgar é ligeirinho, feito os tamanquinhos de Cecília, sempre a fazer to-toc.
Eu te havia prevenido para que na sessão senatorial, mesoclizasses. Uma pena que o não fizeste, pois é na pureza do linguajar que nossos ínclitos se põem a filosofar. Cristóvão a educar, Jucá a sangrias estancar, Aecim a pensamentos encarreirar, Caiado a ordenhar, Ana Amélia a estilos ditar,
Cássio a versos cunhar, e nem mais vou continuar, pelo menos agora, pois o tempo urge e o Bessias, embora afastado de suas nobres lides, far-me-á a cortesia de levar-te mais eça, que não é de Queirós, pois atroz, é minha à beça.
Depois, com mais calma, discorrerei sobre a conjuRação do verbo estup(r)idificar, que pude declinar perante uma nação sequiosa das boas regras dramaticais.
Bisoux, Mimi