PROCURANDO ESPIRITUALIDADE NOS RITOS CRISTÃOS

Escrito pelo Bacharel em Teologia

Estudante de Religião e Filosofia e

Capelão Ev. Antonio F.Bispo

A espiritualidade de uma pessoa não é definida pelo numero de vezes que essa vai uma igreja, ou pelo nível de amizade que ela tenha com quaisquer autoridade eclesiástica, nem tão pouco pelo quantidade doações que sejam feitas de forma púlicas. A espiritualidade de uma pessoa, estar mais ligada aos sentimentos e intenções empregadas no que ela faz, do que exatamente quantas vezes ela faz o que faz. Quanto mais uma pessoa é capaz de investigar a si próprio sobre suas atitudes, mas ela tende a se tornar espirituosa, e por sua vez mas livre do julgo imposto por qualquer grupo religioso.

O cristianismo patético, representado pela grande maioria das igrejas que usa o nome de Cristo nos dias atuais, tende a espiritualizar o banal realizado em grupos diante dos holofotes e a desprezar as atitudes do indivíduo fora do grupo, principalmente quando diz respeito a quem não estar em sua membresia, quem não faz parte do seu grupo de “salvos”, desprezando o que há de di

No que diz respeito a fé alheia, nossa constituição permite que cada um expresse no seu modo de ser a sua crença e demonstramos respeito quando permitimos que o outro acredite no que quer acreditar. De igual modo a liberdade de expressão dá o direito a quem assiste de discordar e não crer nas citações proferidas em nome de qualquer divindade, principalmente quando este grupo, em nome de sua divindade, reduz ao nada o próprio ser humano ou torna mero fantoche nas mãos de pessoas mal intencionadas. O respeito a fé alheia, não amputa do observador o direito de crer ou não e de ponderar para si os pontos de vista exposto pelo o outro sobre sua base de crença. Levar uma pessoa por meio de argumentos ao uso da razão não é faltar com respeito ao individuo em si e nem a fé de ninguém. Manipular qualquer pessoa para beneficio próprio dizendo ser um envido por Deus, além de ser um despeito ao outro pode ser considerado crime. Concordar com tudo sem questionar nada, trava qualquer processo evolutivo, seja financeiro, intelectual, artístico ou religioso, etc..

Então podemos tirar um raio X de certos ritos tido como sagrados pelos fiéis em seu comportamento coletivo e levar os tais a examinar seus atos e se perguntarem se realmente estão sendo pessoas espirituais ou meros “fariseus”. Mediante uma analise dessas, é possível encontrar ateus em cima dos púlpitos pregando diariamente para cristãos como se fossem cristãos e encontrar cristãos dentro dos grupos de pessoas que se dizem sem fé nenhuma levando a fé, esperança e amor por meio de seu estilo de vida. Se ateu é aquele que nega a existência de um divindade superior, o que foi vencido pela ganância, soberba e inveja se tornou ateu ao negar a divindade que ele confessa haver dentro de si a qual é maior que si próprio mas este a extinguiu foi vencido pela ganância. Se Cristão é o que procura viver a pratica da justiça, compaixão, amor, perdão e pacificação entre os povos então encontraremos muitos cristãos nos meios dos que dizem não crer em divindade alguma, mas que expõe a divindade que atua em si próprio por meio de suas ações.

Entre dezenas de exemplos de ritos cristãos que posso “debulhar”, pego nesse texto apenas o ato de DIZIMAR, e exponho alguns fatos escondidos por traz dessa simples atitude. Num simples ato, posso revelar 10 atitudes ocultas, que passam despercebida, por ser algo corriqueiro.

Primeiro uma pergunta: Por que é mais fácil um freqüentador de igreja “doar” de 10 a 30% de todo seu faturamento ou movimentação financeira a um líder de uma igreja que vive a esbanjar e ostentar com os recursos dos membros, mas esse mesmo freqüentador tem dificuldade em doar um prato de comida, uma roupa usada, ou algo que não lhe sirva mais em casa, para uma pessoa realmente necessitada , com menos recursos, menos auxilio e menos pessoas para lhe ofertar dinheiro e atenção o tempo todo?

Vamos aos fatos:

Fato 1: Esta pessoa é realmente uma pessoa bem intencionada. Ela quer realmente ser fiel a sua crença e usará todos os versículos bíblicos conhecidos, para justificar sua atitude, pois ele quer ser do bem, um servo fiel e faz tudo que lhe foi instruído sem segundos interesses, apesar de ter sido robotizado a não pensar sobre o oposto de suas atitudes, ou nem se quer passa pela sua cabeça que seu dinheiro serve para construir um império de um cara que depois irá escravizá-lo em nome de uma divindade.

Fato 2: Este sujeito é ganancioso! Há um grande incentivo nas igrejas para doar e receber em dobro. O ser movido pela ganância e sede de propriedade privada não medirá conseqüências e será capaz de doar tudo para receber em dobro. Pessoas assim são capazes até de tomar dinheiro emprestado a juros para doar em suas igrejas com o intuito de obter o dobro. Semelhante a comprar ações de uma empresa ou apostar na loteria, só que nesse jogo existe apenas um ganhador: o líder que recebe.

Fato 3: Esta pessoa tem medo do inferno, do devorador, do migrador, e de todas as pragas lançadas pelos “ungidos” aos que atrasam ou não dão seus dízimos regulamente. Usam versículos isolados da bíblia, citados de modo distorcido, fora do contexto de tempo e espaço para intimidar os fiéis.

Fato 4: Esta pessoa é ingênua e inocente o bastante para realmente acreditar que seu dinheiro vai ser empregado de verdade na obra do senhor e se satisfaz quando vê o seu dinheiro sendo aplicado em templos suntuosos que como um cartão postal servem apenas para encher o ego de quem freqüenta, quando a principio a obra do senhor, no passado, era ajudar os menos favorecidos e equilibrar o social para prevenir a marginalização.

Fato 5: esta pessoa é soberba, e sabe que quem dizima tem um diferencial de amizade com a liderança. Quanto maior o dizimo, maior a influencia sobre o líder e esse por sua vez influi sobre os liderados. Por meio de dizimo alto é possível manipular toda uma congregação, comprar votos, construir realidades fictícias e desmentir verdades verdadeiras sobre o dizimista, ocultar escândalos e perseguir o menos favorecido. Todos que freqüentam igrejas já viu pelo menos uma dezena de casos assim.

Fato 6: Esta pessoa gosta de aparecer! Fazer doações a quem realmente necessita, só se tiver alguém vendo para comentar depois. Levantar o envelope ou valores e por de modo que todos vejam traz uma agradável sensação de conforto a esse tipo de pessoa. A quantidade de olhos que a vê quando esta desfila ao ir e voltar do ofertório serve como paga a esse “sacrifício”. Nada melhor que ser visto, ostentando ao ofertar. Assim pensa esse tipo de ser. Assim ele recebe de imediato paga por sua ação medíocre.

Fato 7: Esta pessoa sofre da “síndrome do fim”. Gente assim acredita piamente que sua igreja, sua crença, seu tipo de fé, sustenta todas as outras bases sociais, e todos os sistemas políticos e econômicos do mundo e que se essa faltar, toda a sociedade entra em colapso, e até as estrelas cairão do firmamento, por isso é melhor pagar pela prevenção, do que sofrer com as conseqüências da desordem e do caos. Nesse tipo de pensamento, seu pastor é o demiurgo, que sustenta todas as coisas por meio de sua postura e seus ensinamentos, por isso melhor que ele esteja bem alimentado, bem confortável, bem vestido senão...Essas pessoas esquecem do fato de que a humanidade estar nesse planeta ha milhares de anos antes de sua igreja, seu líder ou sua crença existir e se comparado algumas delas não passam de segundos, no ponteiro cronológico de nossa espécie.

Fato 8: Esta pessoa quer sempre estar no topo. Todos sabem que se ajudarmos alguém sair de uma situação difícil na divida, a pessoa ajudada pode vir a ficar no nível em que estamos. Algumas pessoas vêem os outros como eternos concorrentes em tudo e acham que acha que a qualquer momento pode perder espaço para outros, por isso melhor doar 30% para a igreja do que 1% para aquela pessoa que realmente precisa de ajuda. Ainda há nesse perfil os que sentem prazer em saber que estão ainda que momentaneamente um pouquinho acima dos outros. Essas pessoas se sentem como a Maria Antonieta, toda poderosas a desfilar e ostentar no meio de pessoas menos favorecidas, e se um mais necessitado pedir um pão, ela serão capazes de repetir a celebre frase: “ se não tem pão, que comam bolo”! Só esquecem que essa frase adicionada ao estilo de vida ostentatório levou a mesma a desgraça.

Fato 9: Esta pessoa sofre da síndrome dos amigos de Jó, e acham que todos que passam algum tipo de dificuldade na vida, é por que estão em pecado e por isso devem pagar sozinho por eles, e caso alguém ajude aquele “pecador” estará lutando contra o próprio Deus irado e também será castigado. Esses acreditam também, que quem estar na bonança é sinal de bênção de Deus, por isso, abençoar a quem Deus já abençoou fará deles também outro abençoado e do mesmo modo que esse “deus” iria castigar quem ajudasse o infiel, esse mesmo “deus” ira abençoar quem abençoa o abençoado. Por isso esse tipo de pessoa não pestaneja em dar até 50% do seu patrimônio para um mega evangelista, dono de mais de 5 bilhões em patrimônio mas, pensa várias vezes quando vai dar apenas um copo de água a quem lhe pede.

Fato 10: As pessoas entendem errado o que seja a obra de Deus. Se Silas Malafaia, Edir Macedo, RR Soares, Valdomiro Santiago, Agenor Duque, Bispa Sonia ou outro mega pastor, dizer que precisa arrecadar 10 milhões de reais em 1 mês para um projeto qualquer, é possível que eles arrecadem 15 milhões. Se uma pessoa bem intencionada, levantar uma campanha em uma igreja para arrecadar 300 reais para pagar o aluguel de uma família que estar para ser despejada, é possível que esta pessoa arrecade apenas 50 reais. Será necessário que essa pessoa vá mais de 10 vezes ao mesmo local e peça a mesma coisa, mesmo sendo já membro há muitos anos, para que seu pedido seja atendido. Nota que as arrecadações para tal família, nunca serão feitas no inicio do culto, sempre no final, quando todos estão se levantando dos seus lugares para ir embora, e já dizimaram, ofertaram e fizeram campanhas de fé, por isso estão lisos e nada tem mais para dar, e mesmo se tivesse,ajudar quem precisa na igreja não é visto como obra de Deus. Os pastores são “espertos” quando deixam para pedir essas coisas somente no final, para não correr o risco de o dinheiro ser desviado para o objetivo realmente bíblico.

Agora vamos ver onde podemos inserir espiritualidade nos exemplos acima e tornar um rito mecânico em um ritual realmente sagrado Inserindo valores ou retirando superstições do mesmo.

Fato 1: Toda boa intenção deve ser medida em graus e conseqüência. Soltar uma pessoa que sofre uma penitenciária seria uma boa intenção. O efeito dessa boa intenção seria o sofrimento de centenas de outras pessoas que poderiam ser prejudicada por aquele presidiário se ele for uma pessoa perigosa. O ser que procura alcançar algum nível de espiritualidade, não deve ver apenas situações isoladas, mas tem de ver o conjunto como um todo. Medo inveja, ganância, soberba, trapaça, vícios, são características que nos põem para baixo. O amor deve ser a força motriz de nossas ações para torná-las em nível de espiritualidade, caso contrário serão apenas ritos e tradições.

Fato 2: Considerar que um líder religioso que já tem tudo, é mais digno de receber sua atenção e recursos financeiros do que uma pessoa menos afortunada, é desprezar o principio da partilha e igualdade entre as pessoas pregadas pelo próprio Cristo. Considerar que ungido, escolhido, salvo, remido, santo, puro e limpo são apenas os do seu grupo é o ponto máximo da presunção e do orgulho humano. Toda soberba precede a ruína.

Fato 3: Considerar que um ser, mega-hiper-super poderoso criador de toda matéria existente precise realmente de qualquer valor financeiro que você possa dar para Ele continuar existindo é reduzir esse Grandioso Ser as cinzas! Não é o criador quem precisa dos recursos físicos da matéria, e sim a criatura. Se ele é completo, eterno, imortal e pré-existente, logo nada o criou, então nada O destruirá. Ele existirá independente dos seus 10, 20, 50 ou 100%. Se você não trouxer dinheiro ao seu pastor, o mundo não vai acabar. Ele simplesmente terá coragem para trabalhar como qualquer pessoa de bem faz e outras pessoas irão dar continuidade pregando sem dinheiro como era antes, e o mundo prossegue. Se o Ser Grandioso é realmente reto e justo, ele irá condenar as atitudes egoístas que praticamos em seu nome. Um ser completo de nada precisa muito menos de dinheiro. A gratidão é um processo que é demonstrado não apenas trazendo dinheiro para sua igreja, mas principalmente procurando amenizar a dor alheia com nossos recursos.

Fato 4: Tudo acontece dentro de nossa mente. O efeito de nossas crenças será mostrado fora dela. Se alguém acredita que se parar de dar dinheiro a uma igreja, de paparicar seu líder, de cumprir toda sua liturgia religiosa lhe trará má sorte e inúmeros prejuízos, melhor não arriscar. Tudo que você pensa pode ser tornar real. Nisso eles levam vantagem, induzindo a culpa, que traz o julgo, que induz a subserviência que gera eterna dependência dos que se dizem líderes. O processo de libertação de qualquer amarra interior pode levar anos, seguidos de muitas duvidas e confrontos internos. É necessário as vezes morrer para renascer interiormente. Questionar a si próprio não tira pedaço nenhum e induz necessariamente a todo processo de libertação interior. A grande realidade esmagadora é que se você comparar vai perceber um grande numero de dizimistas passando grandes dificuldades dentro das igrejas e uma centena de milhares de pessoas não dizimistas, vivendo super bem, bem equilibradas em tudo. Então dirão a velha frase: que adiantar ter tudo e perder a “salvação”? Ai precisaríamos de outras 3 paginas pra fazer a comparação dessa “salvação” e ver quem realmente precisa ser “salvo”. Os que estão se dando bem dentro das igrejas, é por que são criativos, trabalhadores, proativos ou aprenderam como funcionam o dinheiro. São esses os mesmo tipos de pessoas fora da igreja que também se dão bem na vida, por que aprenderam como as coisas funcionam. Os que dão esperando receber o dobro, mostra apenas um que receberá não apenas o dobro, mas até mil vezes o valor que você doou: o seu líder.

Abordaremos outros temas como Santa Ceia, Batismo, Adoração, Evangelismo, Línguas Estranhas, Submissão a Hierarquias e Mitos Vivos do mundo gospel nos próximos escritos e procuraremos extrair espiritualidades nesses ritos ou inserir quando nesse não estiver.

Boa leitura.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 30/08/2016
Código do texto: T5744981
Classificação de conteúdo: seguro