Da licenciada ao sempre em exercício
Querido,
já não caibo em mim de trepidação só de pensar nos próximos dias que por vir estão. Vamos voltar a ser o foco das atenções do país, e alhures - é o que se diz. Sinto-me perfeitamente preparada para enfrentar o embate com os ínclitos Senadores da República, sobre esse meu licenciamento.
Prevenido como és, já marcaste passagens para um tour du monde a partir de setembro vind(oag)ouro. E fizeste bem, pois deixar para comprar na hora é um sufoco, e também o preço dispara. Por segurança, sei que também mandaste fazer reservas para mim, pois vai que esses veneráveis representantes do Legislativo resolvam apressar meu retorno ao Planalto?
Minha preocupação mais imediata, contudo, é definir a indumentária de minha visita ao Senado, em 29 do corrente. Encomendar alguma coisa de Milão ou Paris soa um tanto blasé, démodé. Demais, tendo sido a única pessoa que botou calças dessa turma, estou considerando manter a consistência de meus atos. Sabes que nunca fui de fugir do pau latino diálogo. E não seria agora que iriam me pegar pelo cós.
Queria tanto hospedar a amiga Paschoal aqui no Alvorada. Dá última vez que estivemos juntas chegamos até a trocar receitas de bolo e de cuidados para a pele. Mas ela, infelizmente, não pode permanecer mais e tampouco acompanhar-me no périplo que fiz ao Nordeste para que ela pudesse ver a fome e o descaso de perto, e rezar comigo aos pés do Padim Ciço, que há de ser santo muito breve. Mas enquanto esteve comigo no Alvorada, ela se comprazia em ir para o quintal caçar jararacas. E é exímia feito uma seriema para lhes dar o bote certeiro. Sua paúra contudo é a mamba cuspideira, da qual andamos em falta desde que Catalão trocou a paz daqui pela agitação do Senado.
Quem sabe me fazes uma surpresinha amanhã pela manhã, vindo tomar suco de ace-rola e comer brigadeiro - que acabo de tirar do forno? E quiçá, no improviso, podes brindar-me um daqueles teus enigmáticos e sedutores poemas? E voltamos assim aos velhos tempos de nossa rósea e imarcessível amizade no Planalto?
E enquanto nos entretemos na conversa, Inácio, que ainda continua fã duma cachacinha matinal, estando por aqui, dará um brilho em nossos carros. Ele leva jeito, e lava a jato.
Bisoux, Didil