O REI CIRO DA HISTÓRIA
Uma das muitas histórias que mais gosto (claro, dentre outras muitas histórias) é a do rei Ciro.
Esses dias atrás e hoje mesmo estive observando a história desse grande monarca, que não era israelita, judeu, assírio ou de alguma nação que tinha um conflito direto com Israel.
A Profecia de que ele seria o libertador de Israel (Isaías 45), fora feito 150 anos antes de seu nascimento.
Muitas vezes, Deus chama pessoas
que não são do seu povo para proclamar verdades que às vezes nos passam despercebido,(Jesus quando esteve aqui na Terra Ele disse que as pedras iriam falar) nesse caso do rei Ciro a tarefa que tinha sido determinado para ele era a de: Libertar Israel da Babilônia como veremos mais a frente.
O Jovem Ciro estava prestes a ser nomeado rei de seu país. Fico imaginando uma festa muito bonita, muitas frutas, muitos convidados (era costume da época os reis darem banquetes “exagerados”. O rei Assuero (Ester 1vs 3 e 4) deu banquete por 180 dias e os seus convidados eram mil. No casamento de Alexandre, o Grande famoso rei da Grécia, deu um banquete para 10.000 mil convidados.)
Penso que foi uma festa semelhante, no entanto Deus estava com ele, dirigindo os seus passos como Rei do rei Ciro para uma importante missão que era: Libertar Israel da Babilônia, pois estavam praticamente terminando os setenta anos de cativeiro que o profeta Daniel menciona em seu próprio livro: Daniel 9.
Num determinado dia, do ano 539 antes de Cristo, Ciro e sua enorme cavalaria marcham contra um país chamado Babilônia. Que Missão!!!! Fico imaginando momentos antes de partirem com seus um milhão e meio de homens o seu inflamado discurso mais ou menos assim:
“Amigos, hoje temos uma missão a cumprir, esperamos tanto por esse dia, nos preparamos tanto. Babilônia aprisionou Israel por tantos anos, cabe a nós medos e persas livrá-los das mãos de Nabucodonosor. Não prometo que será fácil ganhar deles,(Ciro não sabia que Deus entregaria a nação mais abastada do Mundo quase sem nenhum esforço) mas de uma coisa eu sei: vamos confiar em Deus. Quero e vou fazer de tudo para libertar essa nação que tanto sofreu, mas que agora percebe o quanto precisa de Deus para continuar sendo uma nação. Amigos, iremos voltar vitoriosos trazendo muita glória para a nossa nação, iremos aprisionar quem aprisionou Israel, iremos fazer o mesmo que fizeram com Israel.(...).Vamos para a guerra vamos lutar pela nossa nação e por Israel, vamos vencer.” Imaginem os soldados gritando: Ciro, Ciro, Ciro, Ciro, Ciro, Ciro. Depois deste discurso eles marcharam com sua cavalaria e tropas com um milhão e meio de homens (isso significa a cidade de Curitiba, se duvidar ainda sobra muito moradores), isso sem contar que conforme a época os reis costumavam ir às guerras (2 Sm11).Isso quer dizer que, como o rei Ciro tinha experiência militar, ele foi para a guerra.
Entretanto, do outro lado da história, estava Belsazar em seu trono real curtindo o banquete que ele estava dando aos seus convidados, e nem sabia que Ciro estava prestes a atacar Babilônia. Que surpresa!!!! Nabonido era pai de Belsazar e estava em Opis no rio Tigre, tentando evitar que as tropas de Ciro cruzassem o rio mas os babilônios foram desastrosamente derrotados pelas tropas de Ciro que avançaram rapidamente para Sipar, no rio Eufrates e Nabonido fugiu para o sul da capital.
Belsazar, seu filho ficou na capital se banqueteando a 56 quilômetros ao sul de Sipar confiando em suas fortalezas.
Ciro fortemente armado, foi ganhando território, já havia a essa altura do campeonato conquistado muitas outras cidades babilônicas, enfraquecendo ainda mais a capital que a essa altura já estava próxima de ser conquistada.
Ciro e seus homens conseguem então, entrar nas defesas aparentemente inconquistáveis da capital, mas tinha um detalhe: O rio Tigre passava por dentro da capital, então eles resolveram descansar um pouco pois já haviam guerreado muito e nenhum soldado babilônico estava por perto.
Eles pensaram muito em como transpor aquele rio para tomarem a cidade de uma vez por todas. Fico imaginando Ciro tomando banho naquele rio e de repente, ele teve uma idéia que com esse plano eles conquistariam a principal cidade a tão sonhada Babilônia. Que idéia abençoada!!!! Que Gênio!!!! Veja qual foi esse plano triunfal: Ciro desviou o rio Eufrates, redirecionando o seu fluxo, levando o nível do rio a baixar quando atravessava os muros da cidade. Fico imaginando o que ele viu naquela cidade por exemplo: talvez tenha visto os jardins suspensos,(uma das sete maravilhas do Mundo antigo) a estátua,(Daniel 2) alguns chafarizes, alguns outros monumentos que não tiraram Ciro do foco: conquistar Babilônia para ter tudo àquilo em seu poder.
Entretanto, as cidades antigas eram fortemente muradas, babilônia tinha uns muros que chegavam a ter 45 metros de largura (em cima do muro podiam ficar três cavalos lado a lado correndo) por 50 a 80 metros de altura mais ou menos. Babilônia era uma cidade em forma de um quadrado muito grande.
Quando a água chegou a metade da coxa de um homem, os soldados persas entraram na cidade que glória deve ter sido!!!! Enfim tomaram a principal cidade que até então era o Monopólio Mundial, eles entraram pelo leito fluvial.
Os Babilônios estavam certos de que jamais poderiam ser vencidos por qualquer nação, pois confiavam em suas estruturas militar e os altos muro e largura que os muros tinham. Assim os persas invadiram a capital de surpresa e tomaram a cidade. Fico imaginando a alegria do povo de Deus enfim chegou à libertação a tão sonhada libertação, enfim chegou o grande Libertador (simbolizando um dia que Cristo irá nos Libertar de uma vez por todas do nosso inimigo) agora poderemos voltar pra casa.
Segundo as crônicas babilônicas, aprendemos que no calendário deles, Babilônia caiu no décimo sexto dia de Tishri, no nosso calendário fica assim: 12 de Outubro de 539 antes de Cristo.Belsazar foi morto junto com seus amigos da realeza, mas seu pai, Nabonido, que fugiu para o sul, rendeu-se e submeteu-se à misericórdia de Ciro.Qual tem sido a sua história? Se sua vida fosse um quadro como seria a pintura desse quadro? Um céu enegrecido muitos raios, trovões, ou seria um céu azulado, com um sol te convidando para ir a uma praia, golfinhos saltitando no mar, aproveite bem a vida (Eclesiastes 12:1). Essa foi a história desse Grande Monarca, um dia quero vê-lo no céu em minha opinião acho que Deus deve ter salvado ele, quero conversar com ele sobre suas outras conquistas pois essa que contei foi apenas uma das muitas conquistas que ele teve como rei e como general de seu exército. Amigo, a vida é pouca para ficarmos desperdiçando com coisas fúteis, sem valor algum. Pense em sua vida, o que você quer que esteja escrito no Livro da Vida? Qual será a sua e a minha história? Hoje, você tem a escolha, não espere para amanhã pelo que você pode fazer hoje, pense nisto e boa escolha.