Inteligência III

A Psicologia:

Essa ciência é um dos fundamentos mais importante para a proposta dessa obra visto que ela tem como pretensão um melhoramento da pessoa humana da sua essência para sua aparência. A ideia não é fazer um estudo aprofundado dos processos de construção

Da psicologia bem como a escolha de uma corrente psicológica e sim extrair o que há de verdadeiro i útil nela capaz de aplicado na vida de qualquer ser humano fazendo ascender e desenvolver toda a sua capacidade e engenhosidade intelectual habilitando a resolver problema e adquirir riquezas.

Psicologia é: ciência que estuda a alma, literalmente estudo da alma ou estudo da psique. Logos razão

Psicologia -- (do gr. psyché - alma e logos - palavra, razão, discurso acerca de) No sentido mais lato, a palavra Psicologia designa atualmente o estudo do comportamento dos homens e animais ou, numa perspectiva diferente, o estudo das sensações, percepções, emoções, pensamentos e ações do homem. Durante muitos séculos, a

Psicologia foi estudada por filósofos, só vindo a tornar-se autónoma como ciência no século XIX. Filósofos estudaram «estados de espírito@>, a « consciência», «faculdades da mente 1e>@; Santo Agostinho, que viveu no século v da nossa era, relata nas suas Confissões os estados de alma e conflitos por que passou ao longo da sua vida até à sua conversão.

No século XVII, Descartes identifica razão e alma, explicita as suas faculdades e escreve um Tratado das Paixões da Alma. Empiristas (v. ---> empirismo) anglo-saxões, tais como John Locke e David Hume nos séculos XVII e XVIII, explicam o conhecimento com base na experiência sensorial, logo com base em dados subjetivos, sendo estes responsáveis pela produção de ideias. GEORGE BERKELY, na primeira metade do século XVIII, é autor de um idealismo subjetivo: a sua célebre fórmula esse EST PERCEP (ser é ser percebido) manifesta tal subjetivismo.

Essa explanação extraída do dicionário de psicologia de MESQUITA E DUARTE DE 1996 nos da um mini panorama histórico, do segundo fundamento aqui utilizado, a psicologia, sendo que para essa obra mais do que suficiente. A Psicologia que nos interessa é a humana, da mente, da cognição e dos processos mentais que refletem no comportamento e nas ações do individuo como um todo.

A MENTE, SEUS ELEMENTOS PSÍQUICOS E SEUS PROCESSOS

O primeiro fundamento aqui colocado que foi a filosofia uma vez aplicado ajudou a observar que havia algo de errado com o mundo bem como as pessoas bem como todo seu sistemas de coisas e principalmente com os paradigmas que sustentam a sociedade chamada civilizada, através de uma percepção sensível notou-se estranheza no funcionamento das coisas e tudo ao nosso redor, e durante muito não se soube o que era e o por que.

Na verdade o que faltava era o saber, saber jamais imaginável como se deveria saber, primeiro porque todos deveriam exercitar a filosofia e não só os filósofos e os intelectuais como pensava-se.

Um mal oculto assolava a humanidade imperando abundantemente, a ignorância: alguns antigos já tinham avisado sobre esse mal.

Sócrates falou a milênios; existe apenas um bem o saber, e apenas um mal a ignorância. E outro ainda endosso: existem três categorias de ignorância: não saber o que deveria saber, saber mal o que se sabe, e saber o que não deveria saber. (ROCHEFOUCAULD)

Após todos esses anos sofrendo sem saber qual era mal que acometia a humanidade uma esperança e uma possibilidade de sucesso na vida em todos os sentidos. E a esperança estar admitir que viveu-se durante muito tempo sob o julgo da ignorância no mínimo que diz respeito aos processos mentais. Porque como disse Sócrates: quando você admite a ignorância, você estar abrindo a porta da sabedoria.

Nesse momento admite-se que não se sabe sobre a mente, seus elementos psíquicos, seus processos de funcionamento bem como suas implicações e consequências e procura-se aprender de quem sabe o Dr. Augusto Jorge Cury em Inteligência Multifocal

O QUE SE PRECISA SABER SOBRE A MENTE? E PORQUE SE PRECISA SABER SOBRE A MENTE?

Como ela produz os pensamentos e como todo esse processo direciona todo curso da existência humana, tudo que é visível no mundo ou na sociedade construída pelo homem se inicia e se sustenta na mente do homem isso independente da sua vontade e crença; politica, religião ciência desde os atos mais nobre ao mais vil e desprezível. Alguém falou uma vez que o homem é aquilo que pensa, e um proverbio hebraico diz: que de tudo que se deve guardar, guarda a sua mente porque dela procede as aguas da vida. E adentrando a Inteligência Multifocal pode-se perceber a seriedade dessas afirmativas, não é mística nem positivismo mas pura verdade, e ciência. A mente como muitos pensam não é só carne e sague nem só processos biológicos, fisiológicos ou só bioquímicos. Ela é uma estrutura de funcionamento integrada assim como seus processos de produção de pensamentos de todo tipo, cujo funcionamento independem da vontade da razão ou seja do querer do homem ela tem ritmo dinâmica e funcionamento próprio, acelera quando quer, desacelera quando quer e entra em colapso quando quer, independem da vontade do homem, literalmente, segui seu rumo e curso.

O pensamento que nasce de estímulos ora intrapsíquico ora extra psíquico, é o pivô das ações e rações humanas. A mente recebe estímulos e desses estímulos são produzidos uma serie de pensamentos desejos sentimentos e emoções a revelia da nossa razão e consciência, tonando um homem um ser instável inúmeras vezes imprevisível. É da mente que vem a capacidade de pensar se emocionar ter consciência CURY 2006.

Na nossa mente existe alguns fenômenos acontecendo, sendo que esses acontecimentos formam a chamada personalidade de cada pessoa além de condicionar a razão ou consciência a funcionar de determinada maneira e seguir certa logica sem questionar durante muito tempo de uma vida humana, a um desses fenômenos CURY deu o nome de MORDOMO da mente, cuja a finalidade é educar o eu silenciosamente e formar a personalidade.

Além desse, existe ainda o fenômeno da autochecagem e o gatilho da memoria, ancora da memoria, autofluxo da energia psíquica e ansiedade vital, registro automático da memoria, fenômeno RAM, historia intrapsíquica, existência e o funcionamento dessas coisas caracteriza um mundo e até mesmo uma vida interior independente da vontade e querer de cada individuo.

O que se percebe é que a afirmativa de que o homem é aquilo que pensa se torna muito mais serio do que se pensava, esses pensamentos são carregados de força e energia para mover o homem no meio em que vive, essas energia vem junto com desejo sentimentos e emoções e inúmeras vezes a razão não profere juízo de valor sobre as ações desencadeadas e isto se torna desastroso.

A historia intrapsíquica que é o acumulado de saberes (práticos e teóricos) da pessoa desde do ventre materno até hoje serve como matéria prima para a formação dos pensamentos, desejos, emoções e sentimentos, sendo isso preocupante, porque não se fizeram seleção durante a trajetória de construção da historia intrapsíquica, e também, esse resgate da historia intrapsíquica é aleatória e sem participação do EU.

E refletindo mais sobre o homem é aquilo que pensa, o que temos: pensar é o destino do homem, CURY 2016, esses pensamentos ocorrem inicialmente sem o querer do homem, são carregados de emoções, são carregados de mazelas e maldade, muitos desses pensamentos irão ser externados, se materializarão e afetarão tanto o agente quanto as pessoas que estão ao seu redor.

Conclui-se que o homem não vai só pensar ele vai agir também, sendo que essas ações serão tanto boas como ruim.

Na mente se tem então dois grandes e decisivos fenômenos acontecendo um consciente e outro a revelia da consciência ambos são impactantes na vida do homem e são continuo e as vezes não para nem na hora de dormir como é o caso dos sonhos. São dois sistemas de produção psíquica que se correlacionam onde um influencia no outro e ainda pode sufocar ou diminuir o ritmo do outro. Como se dá essa correlação de fenômenos psíquico e produção de pensamentos e que pensamentos são estes.

Existem três tipos de pensamentos: essências, dialéticos e antidialético. Os dialéticos são produzidos quase sempre pela consciência, alma, razão ou EU. Já os pensamentos, essenciais e antidialético são gerados fora da vontade do EU. Cury nas sua explicações sobre os processos mentais demostrou que há outras força operando dentro da cabeça do homem que embora esteja ligado ao homem atua fora da sua vontade a exemplo de:

Autochecagem

Autofluxo

E ancora da memoria. Se tem dois produtores de pensamentos dentro da cabeça do homem e os dois direcionam suas atitudes.

Autochecagem, autofluxo e a ancora da memoria no momento no momento que estão produzindo pensamento não tem participação do eu. E o EU junto com esses três fenômenos intrapsíquico formam a personalidade do homem e condicionam seu comportamento. Cury 2006, esses fenômenos também formam e educam o EU.

Logo segundo Cury a nossa consciência é formada por fenômenos aleatórios fora completamente do nosso controle. Há outro agravante existe também um dispositivo chamado de gatilho da memoria que coloca esses fenômenos em ação e ainda esses processos são automáticos sendo disparado por qualquer estímulos tanto internos quantos internos.

Esses pensamentos são carregados de significados e de sentimentos. O homem então desconhecendo esses fenômenos se torna vitima deles.

Outra conclusão que se chega é que tanto o exercer a psicologia quanto a filosofia é indispensável para a qualidade de vida da humanidade.

Aprender sobre essas coisas de como funciona esses fenômenos intervindo neles impedem que sejamos suas vitimas ou prisioneiros. Os acontecimentos de fenômenos tanto quanto a produção de pensamentos a revelia do homem não lhe forma a consciência a personalidade como também seu comportamento, mas, também lhe causa psicopatias.

OS PENSAMENTOS E AS PSICOPATOLOGIA

Por o homem não saber e não entender o que estar acontecendo na sua psique ele adoece psiquicamente ou tem suas capacidades e habilidades bem como todo seu potencial intelectual e cognitivo prejudicado, e ainda nem percebe que estar extremamente doente de cabeça. A exemplo de: doença que acomete a mente humana se tem o TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Esse transtorno é simplesmente ideia e pensamentos que sempre vem a mente sem permissão da consciência, foram produzidos a revelia do eu pelos fenômeno citados acima, o autofluxo, a autochecagem e a ancora da memoria. Só que essas produções as vezes são bizarras e assustadoras, e inúmeras vezes detestada pela pessoa que reforça sua aparição. O homem desconhecendo todo esse processo se perturba, e reagi de diversas maneira inclusive se drogando ou fazendo coisa pior. Capacitar para vida requer saber dessas coisas e ter a atitude correta.

Baseado nisso entendemos que, há duas partes distintas dentro do homem que vivem em desarmonia e essa desarmonia lhe causa prejuízo de toda natureza e forma.

Há um ser essência ou um ser não carne; puro, perfeito, sábio e há um ser carne ou aparência, fruto do meio, meio esse cheio de mazelas cujas mazelas são absorvidas pelos seus órgãos dos sentidos onde são guardado na mente do homem( pelo fenômeno RAM) construindo sua historia intrapsíquica, formando também pensamentos essências, que servem como matéria prima para produção de pensamentos diário a revelia do EU.

Essas mesmas mazelas irão estar presente em nossa personalidade e comportamento. Sendo que as consequências disso na vida gera todo tipo de mal. Reafirma-se o homem é realmente aquilo que pensa e esses pensamentos não de qualidades como se viu. Isso compromete a qualidade de vida do homem não só terrena, mas também a eterna. Isso também fica evidente na inteligência multifocal quando Cury fala da síndrome da exteriorização existencial.