CARTINHA MEDIEVAL PARA CONCEIÇÃO SOARES, NAS ILHAS DOS AÇORES - PORTUGAL
Salvador – BA. em 20 Janeiro 2009 às 22:50 horas.
Conceição Soares,
Boa Noite,
Tenho sentindo muito a sua falta esses dias e noites, ainda continuo na fazendinha passando o resto das férias, mas estou sozinho desde o domingo passado, pois a Sueli foi à cidade realizar alguns exames médicos e só retornará à fazendinha na próxima quinta-feira, dia 22 de janeiro, à tarde.
Hoje passei a manhã na plantação de cacau, com o empregado, colhendo o cacau e posteriormente colocando-o para secar, depois que secar o venderemos na cidadezinha próxima chamada UBAÍRA que fica a cerca de sete quilômetros e meio da minha pequena propriedade. UBAÍRA é uma cidade bem pequena de interior, com uma média de uns 23 mil habitantes, aproximadamente, lugarejo predominantemente rústico onde o pequeno comércio gira em torno das necessidades primárias do pequeno burgo e da maioria dos trabalhadores rurais que reside na periferia da cidade, nas fazendas e sítios próximos, os quais se reúnem em dias de sábado na tradicional "Feira Semanal" onde vendem os seus produtos hortifrutigranjeiros, bem como o cacau que é o produto moeda-forte em torno da qual gravita a pequena economia da região.
Os seus habitantes vivem cerca de aproximadamente 90 a 100 anos, por ser uma região montanhosa, rica em verdes, muitas árvores, onde o progresso somente se faz presente através das antenas parabólicas e raríssimos computadores. Nesta região, eu sou o único que possui um Notebook... Imagina então o atraso cultural dessa gente simples, que vive a sua vida metódica e tranquila, com a sua religião predominantemente Católica, embora já existam alguns Templos Protestantes. Um lugar onde as pessoas se vestem bem simples e por ser ainda uma cidade bem pequena, as pessoas quando se encontram nas ruas param e se cumprimentam, perguntam pelos familiares um dos outros, preocupam-se, fazem a chamadas "visitas de consideração" e se você for a casa de algum deles pelas três horas da tarde, vai ser presenteada com um café bem forte, seguido de torradas, beiju, banana-da-terra assada, ou cozida, batata-doce ou inhame bem como aipim (macaxeira) com manteiga e outras iguarias regionais de dar água na boca.
Você não precisa se preocupar em trazer o seu cartão de crédito para fazer as suas compras nos "Mercadinhos" (os antigos armazéns de outrora onde se vendiam gêneros de primeira necessidade: açúcar, farinha, café, manteiga, carne de charque, arroz, feijão etc.)... Basta você chegar nos "Mercadinhos" e fazer as suas compras, o dono irá lançar as suas compras numa "caderneta" velha e surrada no seu nome, e, quando chegar o final do mês, você vai lá e paga as suas contas regularmente...
Delícia de lugar aonde as preocupações econômicas da vida moderna ainda não chegaram... A mesma coisa se faz quando você vai comprar a carne no Mercado Municipal, você pode comprar o peso que for e o açougueiro anotará o peso da carne e o preço na caderneta e somente no final do mês você paga a sua conta, pois, por ser um lugar pequeno, todos se conhecem.
Aqui as pessoas ainda sorriem... verdade!!! Acredito que a verdadeira felicidade está na pureza do estado de espírito das pessoas mais simples, as quais na sua sabedoria têm muito a nos ensinar.
Quando chega às quatro horas da tarde e o sol vai perdendo a força e se escondendo por trás das montanhas e cobrindo de uma agradável sombra a cidade de UBAÍRA, as pessoas pegam as cadeiras e sentam-se às portas e ficam conversando até que a noite chega... Mas se você tiver necessidade de ir à rua, ali por volta das sete horas da noite, não encontrará quase que ninguém, pois todos estão recolhidos às suas casas... As ruas tornam-se então românticas e poeticamente desertas envolvendo tudo o que resta na sua penumbra de sonhos!
Foi nas proximidades deste lugarejo mágico de UBAÍRA que comprei a minha pequena fazendinha para morar após aposentar-me, onde ficarei a escrever os meus versos, os meus livros, pintando os meus quadros e fotografias e me deliciando com esta natureza exuberantemente verde e rica que me arrodeia...
O nome da minha fazendinha se chama: "FAZENDA SANTO ANTÔNIO DA ALDEIA" e já fiz a promessa a mim mesmo que após me aposentar construirei uma Igreja, em homenagem a Santo Antônio, Igreja esta que servirá à comunidade rural da região, porque, a modesta Igrejinha que existe fica num raio de uns 4 quilômetros e meio da nossa pequena fazenda, num trajeto serpenteado de trilhas em montanhas e de difícil acesso a pessoas de idade avançada. Foi a promessa que fiz para mim mesmo, a Sueli não gostou porque ela sabe que, fazendo esta Igreja, nela também serei enterrado... tenho todo o projeto pronto e inclusive o local da construção da mesma etc.
Acho que escrevi demais... Vou para a varanda olhar a beleza da noite, tenho dormido geralmente à uma hora da madrugada, ou mais (três e meia da madrugada ou mais em Portugal)... Saudades da gentil habitante da Praia da Vitória, da longínqua e avoenga Portugal!! Beijos!!!!!!!!
Gosto de Você!!
TADEU BAHIA:.