adestramento social e suas consequencias

Adestramento social e suas conseqüências

Pequeno tratado sobre comportamento social

Escrito pelo Bacharel em Teologia

Estudante de Religião e Filosofia e

Capelão Ev. Antonio F.Bispo

Dificilmente prestamento atenção nas coisas, no mundo ao nosso redor, no processo de ação/reação e no nosso comportamento coletivo. Apenas repetimos padrões. Passamos mais de 2 terços de nossas vidas apenas repetindo padrões sem nem pensamos que algo corriqueiro poderia ser feito de outro modo, gerando resultado melhores e produtivo para todos.

Já prestaram atenção que agimos como cães adestrados o tempo inteiro? Pior que isso: já perceberam que também adestramos sem perceber outras pessoas o tempo inteiro ao ponte de vista em que estamos inseridos? As características de um adestramento são sempre as mesmas, tanto para quem adestra, quanto para quem estar sendo adestrado: orienetação-treinamento-castigo-recompensa.

Ser orientado e treinado se faz necessário para qualquer missão ou profissão seja ela boa ou ruim. Castigo e recompensa sempre haverá também, independente do que façamos, mas a questão maior é: esse castigo ou recompensa será fruto de uma boa ou má execução de nossa parte ao que nos foi sugerido fazer, ou ele virá de acordo com aqueles que foram eleitos pelo povo para servir ao povo mas se acham donos do povo, sejam estes líderes de ordem política, militar, ou religiosa ? Vamos pensar um pouco...

Dividirei para não ficar muito extensa, essa publicação em 6 partes: ADESTRAMENTO RELIGIOSO, ADESTRAMENTO POLITICO, ADESTRAMENTO MILITAR, ADESTRAMENTO EDUCACIONAL , ADESTRAMENTO ARTISTICO e ADESTRAMENTO ACADÊMICO. Mostrarei como tem sido e como poderia ser.

1-Adestramento no sistema religioso cristão

Vejamos: o que seria um bom cristão segundo a própria bíblia? Não seria aquela pessoa que procura viver uma vida pautada pela ética, retidão, honestidade, altruísmo, compaixão, amor ao próximo, justiça e paz? Sendo assim, se há alguma recompensa entre os membros de um grupo que dizem ser cristão, não deveria esta recompensa ser para o individuo que possui essas características? Não deveria se esta a pessoa a ser recompensada por esse sistema de crenças? Mas em todos os grupos que dizem ser cristão, desde quando se tem noticia de quando a idéia de cristianismo foi tomando forma ao longo da historia, a própria história prova que os “recompensados” não são estes, mas são os “capatazes” das lideranças eclesiásticas, que mesmo tendo todas as qualidades condenadas pelo próprio Cristo, como mentira, inveja, ganância, traição, ingratidão, calunia, perfídia, ira, ódio, desejo de posse, manipulação e outros males, são esses os homenageados por essas lideranças eclesiásticas e são esses tidos como bons cristãos, exemplos a serem seguidos, são estes que recebem com facilidade vários títulos e funções no próprio círculo que freqüentam e muitos ainda foram ao longo da historia canonizados pelo chefe maior da igreja como santos e hoje adorados como se realmente fossem. Se muitos dos que veneram imagens e representações de pessoas tidas como santas no passado fossem honestas o bastante para pesquisar a vida dos tais, teriam enormes decepções e provavelmente mudariam de fé. Da mesma forma acontece com os “santos vivos” e “ungidos do senhor” dos dias de hoje no mundo evangélico. Os que mais se destacam não são os que seguem os ensinamentos de Cristo, são os que mais são capazes de se adaptar e reproduzir esse sistema de adestramento, enganos e mentiras usando o nome de Cristo. São aqueles que são capazes de infringir todos os mandamentos, de causar males diversos a todos e depois de tudo chegar “humildemente” ao líder do grupo e fazer acordos com estes. Se há uma recompensa em guardar os ensinamentos de cristo, essa recompensa será de si para si mesmo, em ter uma consciência tranqüila e a mente apaziguada pela força do amor. Será nas relações diárias com seu semelhante e na sua forma de perceber o mundo sem criar expectativas, nem de se frustrar a toa que o bom cristão será recompensado e estará livre das amarras que aprisionam multidões. Não há recompensas para comportamentos cristãos dentro das entidades cristãs. Para estes há somente perseguição, dor e morte. Sempre foi assim e provavelmente sempre assim será. A recompensa dos que estão presos a grupos ou entidades que se dizem cristãos, dependem exclusivamente do líder que te admira ou te aborrece, pela troca de favores obtidos ou pela submissão incondicional do fiel em relação ao líder. Fora isso possa ser que você só seja reconhecido nesses grupos depois de morto, pois assim não causará nenhum ciúme a nenhum “ungido”. Cristão bom é cristão morto para a maioria das lideranças cristãs. Qualquer pessoa no sistema religioso com seu nível de conduta ofuscar o “brilho do chefe” assinou sua sentença de morte! Felizmente o melhor lugar para a prática do cristianismo é fora dos recintos religiosos e denominações eclesiásticas. Felizmente ser cristão não é visitar igrejas, dar dízimos, ser batizado, participar de campanhas, comprar bugigangas ungidas, ser lunático, agressivo, intolerantes a outros grupos ou ser submisso a um líder maluco com sede de poder. Isso são características dos grupos religiosos. Felizmente ser cristão é seguir de modo racional, de livre espontânea vontade um conjunto de ensinamentos ditos por Cristo, no intuito de restabelecer a paz e a harmonia entre as pessoas. Dentro dos grupos cristãos, cristianismo não é o ensinamento de Cristo, mas aquilo que o líder do grupo momento diz ser, segundo seus interesses pessoais.

2-Adestramento político

O que deveria ser para um político um bom cidadão? Não seria aquele sujeito que paga seus impostos, não vive ocupando a toa serviços públicos de urgência, que evita brigas desnecessárias com todos, que cuida do patrimônio público, que faz ações coletivas para que problemas de sua comunidade sejam evitados ou resolvidos apenas pela mobilização dos próprio moradores e que se preocupa em saber se o recursos públicos estão sendo aplicados de forma correta em beneficio do povo? Esse não seria o bom cidadão? Não é de gente assim que precisamos para ter uma sociedade mais justa e mais igualitária? Mas não é assim que um político comum considera um bom cidadão. Todos sabem que para um político, o cidadão bom é aquele que mesmo sendo um destruidor do patrimônio público, que esteja envolvido em vários esquemas de corrupção, que viva dando trabalho as autoridades e que mesmo tendo sido o seu mais ferrenho algoz e opositor na ultima eleição, diga ser seu aliado na próxima, ou que apenas terá seu voto. Só isso! Esse é o bom cidadão para as lideranças políticas comuns. Pelo menos naquele momento! O cidadão que constrói, preserva, e produz não vale nada se não confessar de modo verbal e público submissão partidária, mas o que destrói, explora, nada produz, é um parasita dos recursos públicos e confessa sua “fidelidade” partidária, esse sim é o cidadão de bem para essa forma adestradamente corrupta de ver o mundo. Este cidadão de má índole citado acima, pode até ser indicado por seu superior como vereador, prefeito, deputado, senador e até presidente. E as acusações? Há, não existe acusação! Tudo invenção dos invejosos e mesmo se houver acusação o que vale é que ele é gente boa, já pegou na sua , já tomou café na sua casa, já te deu um beijo na testa no dia da campanha, já pegou seu filho no colo quando vinha com a comitiva, já te deu uma dentadura ou saco de cimento de cimento ou pagou 50 reais pelo seu voto. Pronto! Não importa o que ele tenha feito, se ele fez tudo isso já se redimiu com essa “simpatia” e agora é um bom cidadão e será um bom político também! Assim fala eleitor e politico comum, que serve como cão adestrado em períodos eleitorais.

E o que a pessoa ganha sendo um bom cidadão segundos os bons princípios éticos e morais? A mesma coisa que ganha um bom cristão! Das lideranças políticas, certamente nada, mas de si para si tudo! Não ser capacho, não dever a cabeça a ninguém, ter um mundo de oportunidades para criar um negócio digno para extrair seu sustento e construir sua própria fonte de renda e não depender apenas das tetas gordas do dinheiro publico, ter uma vida ética e respeitável que certamente te proporcionará paz de espírito, que vai ter dar uma melhor qualidade de vida ou pelo menos uma vida menos estressada! Como nos ambientes religiosos, felizmente a melhor maneira de ser um bom cidadão não é estando filiado a um partido político. Geralmente estes defendem apenas uma categoria ou classe social e não a sociedade como um todo. Geralmente estes servem apenas como massa de manobra para atingir metas financeiras ou tráfico de influencia pelo numero maior ou menor de afiliados.

Felizmente é possível ser um bom cidadão mesmo indo contra toda uma maré de venda de votos, de personalidade, de caráter e de ilusões que se torna o período eleitoral a cada dois anos nesse nosso país. Felizmente o ser consciente não age como cão adestrado nesse período apesar de as vezes parecer estar inserido em um canil onde cada cão ladra apenas pelo próprio osso, e não pela necessidade de fuga em massa do seu estado de ser.

Infelizmente não é pelo povo, pelo bem comum que se unem as pessoas nesses períodos turbulentos, mas para defender cada um sua própria zona de conforto, ou conquistar uma para si, caso ainda não tenha. Nesse modo fútil de ver a vida uma pessoa é capaz tirar o cobertor de 500 pessoas que passam frio desde que esse cobertor seja para cobrir apenas 5 do próprio grupo que nem se que precisavam. Assim também se for para tirar o pão da boca de 5 mil pessoas que passam fome, não faz mal, se com aquele dinheiro saqueado for para fazer uma mega festa com 50 pessoas do seu grupo, desde que você esteja inserido no meio. Nesse ponto de vista, só é roubo nos cofres públicos, se você não for beneficiado na hora da partilha. Se você fizer parte do esquema “o homem continua sendo bom”. Triste realidade que se repete todos os dias nesse país e a cada 2 anos vem com força multiplicada e novas técnicas de adestramento. Assim, as pessoas deixam de ser indivíduos e são rebanhos. O rebanho se torna indivíduo apenas quando não receberam sua porção combinada do “feno”.

Qual seria o regime político perfeito? Presidencialismo? Monarquia? Dinastia? Imperialismo? Facismo? Nazismo? Nenhum deles! Não há sistemas bons para pessoas ruins! Não há sistemas honestos para pessoas corruptas! Todos os sistemas tiveram ou tem o seu lado bom e o lado ruim.Todos os sistemas falharam e vão falhar no mesmo ponto: o cidadão comum foi adestrado para agir segundo seus próprios interesses. Ele é individuo quando deveria ser coletivo e é coletivo quando deveria ser individuo! O sujeito age de modo coletivo, se juntando as massas, apoiando uma idéia ou candidato político apenas quando tem nesse a promessa de uma função publica, de barganha, ou que sua categoria será beneficiada de alguma forma, mas age de modo individual, sem querer unir forças, quando esse mesmo político demonstra ser um mal administrador, simplesmente por que foi ou estar sendo beneficiado de alguma forma, então não tira do poder quem deveria tirar, ou mantem no poder quem não deveria estar apenas por que ele fatura com isso enquanto milhares sofrem. Em todo regime político haverá os que cerceiam os governantes a fim de comer as migalhas que caem de suas bocas como os peixe-piloto que acompanham os tubarões em suas caçadas. Nisso consiste a ruína de qualquer regime criado pelo homem. Somente o ser consciente nos liberta dessas amarras. Somente o ser consciente entende que é dando que se recebe, e que só encontramos o todo na unidade e a unidade no todo.

3-Adestramento educacional

O que seria um bom aluno para os pais em geral e para o sistema educacional? Aquele que tira sempre boas notas, mas é um fracassado nos relacionamentos ou ao expor suas idéias ou seria aquele que apesar de não tirar notas tão boas consegue enxergar problemas e apontar soluções dentro e fora do recinto escolar?

Fomos ensinados a acreditar erroneamente que boas notas são sinal de inteligência e de um futuro profissional brilhante. Nem sempre será assim. Tirar boas notas em suma, requer apenas decorar trechos de um texto ou fala e reproduzir na prova tais textos, mesmo que não concorde com a veracidade dos fatos. Simples assim! Reproduzir falas até um papagaio faz e nem por isso consegue resolver outros problemas cotidianos. É interessante tirar boas notas, porém é mais interessante que nossas crianças não sejam preparadas apenas para responder questionários de provas e vestibulares. A busca do conhecimento deve ser pelo prazer, pela vontade de reter e aproveitar tal aprendizado em diversas áreas da vida, reproduzir esse conhecimento e inserir nele outros aprendizados de acordo com a lógica, a razão, a teoria e a prática.

Nota-se que nos últimos 20 anos o numero de pedagogos em nosso país aumentou dezenas de vezes, bem como o acesso a escola de alunos de todos os níveis sociais e de todas as idades. Mas nota-se também que a qualidade no ensino parece ter sido reduzida, os alunos parecem não reter mais o que aprendeu, e ir para escola parece ter se tornado uma necessidade fisiológica como ir ao banheiro, algo obrigatório e corriqueiro. Aplaudimos quem é capaz de marcar pontos no diário escolar apenas para não perder os benefícios sociais criados pelo governo federal, mas perseguimos quem realmente quer algo com o conhecimento. Aplaudimos quem é capaz de reproduzir qualquer fala ou pensamento do cotidiano com perfeição mecânica mas chamamos de loucos, os que questionam, perguntam, argumentam querem saber o por quês das coisas e como fazer melhor o que já estar sendo feito. Os alunos mais populares são os mais encrenqueiros, brigões, arruaceiros e amantes do vandalismo. Gay, Nerd, esquisito, metido, chato, besta, frutinha, filhinho da mamãe são considerados todos os que não querem cair na gandaia. Um aluno exigir que um professor saia no horário e dê todas as aulas da grade curricular numa escola publica, pode ser tão perigoso quanto um professor pedir a um aluno que faça seu trabalho de pesquisa individual sem usar apenas CTRL+C / CTRL+V. É motivo de algazarra geral pedir esse comportamento, tanto para um aluno quanto para o professor. Desperdiçar o próprio tempo e o tempo dos outros se tornou a lei áurea na rede publica de ensino.

O adestramento coletivo nesses casos acontece, quando de modo coletivo, alunos, pais e mestres são condicionados a responsabilizar o governo pelo declínio, e acreditar que tudo só vai mudar quando o governo mudar, quando na verdade o governo só muda quando o povo muda. Governo ruim não serve para governar gente boa! Não há espaço para corruptos na casa dos honestos.

Outra forma de adestramento inconsciente é achar que título universitário faz de alguém um ser mais inteligente ou habilmente preparado para o mercado de trabalho e achar que e irão ganhar muito dinheiro e por isso alguns pais sacrificam tudo que tem para “formar” um filho achando que esse vai trazer fortunas a família e nem sempre isso acontece. Pessoas com menos escolaridades, mas que entendem como funciona o dinheiro e estudam como se relacionar melhor com as pessoas, fazem mais dinheiro do que qualquer Ph.D no que quer que seja.

Todo conhecimento adquirido em qualquer instituição de ensino, além de beneficiar a quem estuda, deve refletir no social, melhorando a vida de outros ao redor. Se não for assim o conhecimento será nulo.

4-Adestramento militar

Costumo acreditar que há três poderes supremos que regem qualquer sociedade civilizada que são estes: O PODER DAFÉ, O PODER DO VERBO E O PODER DAS ARMAS.

O PODER DA FÉ ,manifesto por autoridades religiosas e todos os que nela acreditam, faz com que qualquer povo venha avançar ou retroceder em ciência e tecnologia, de acordo com a interpretação de sua religião e o modo de agradar seus deuses criadores e protetores. O poder da fez faz com que criemos deuses, mitos e heróis para usarmos em nossa estrutura social educativa. Serve como referencia para determinado fim. Todo povo do passado ou presente tem seu mito, herói ou deus. Serve como base de um tripé, mas tem sido usado de modo descaradamente aberto para enriquecimento dos lideres e manipulação das massas.

O PODER DO VERBO,manifesto por legisladores, políticos e oradores, é usado sempre para fazer uso da legislação vigente em um país ou de escritos religiosos por meio da oratória, e por meio destas pode se inocentar ou incriminar alguém bem como fazer progredir ou retroceder vários outros sistemas de acordo com o grau de integridade ou desonestidade de quem faz uso da lei ou da fala para os que estão “abaixo” de si. Foi por meio do Poder do Verbo que construímos o que conhecemos hoje como civilização. É por meio do poder do verbo que enchemos de características nossos heróis e mitos que usamos no poder da fé. Uma segunda base do tripé, que quando usada de modo errado leva destruição em massa. Hitler demonstrou ser um perito nessa área. Pelo verbo escrito ou falado iniciamos nosso processo de civilização e deixamos de ser meras tribos atacando um ao outro para sobreviver.

O PODER DAS ARMAS ,manifesto por qualquer corporação civil ou militar organizada,pago pelo povo, que manuseia algum tipo de armamento para coagir ou mobilizar. Esse poder tem sido usado, mesmo antes do poder do verbo vir a ser conhecido. Desde quando um homem aprendeu a usar um pau ou pedra para atacar ou se defender até os dias de hoje com todo material bélico e poderio de destruição em massa. Desde criança, antes de aprendermos a falar, primeiro aprendemos a defender nosso espaço mordendo, atacando, ou chorando quando invadem nossa área ou se recusam a dar o que queremos.

Depois do poder dá fé, esse é o poder mais perigoso que conservamos para nossa própria preservação como sociedade, porém os que representam esse poder foram quebrados, triturados, moídos, destruídos e reconstruídos de modo que juram fidelidade incondicional as hierarquias a ponto de ver seu próprio país sendo destruído pela corrupção e não mechem nem se quer o músculo da boca para falar, indagar ou se reorganizar, simplesmente por que juraram fidelidade a seus superiores, e ser infiel é mais feio que ser conivente com a destruição alheia. São capazes de destruir uma nação inteira numa guerra (com seus parentes dentro,claro! ), só por que juraram não desobedecer o que lhe deram a patente. Pra os i...com essa fidelidade! Não estou sugerindo motim, anarquia ou conspiração interna contra qualquer líder ou regimento! Estou sugerindo que cada ser, independente da classe social se veja de igual pra igual, que usem o cérebro pra enxergar que a mesma mão que te dar uma medalha por um ato de bravura numa guerra, será a mesma a te jogar flores no seu funeral por esse mesmo ato de bravura. Estou sugerindo que se um poder fica adormecido, toda a balança se desequilibra e todos são prejudicados, já que todos sangram, todos sofrem e todos morrem na desordem social quando se avizinha. Essa terceira base do tripé se faz necessária para evitar o caos, ou por ordem por meio da força quando a bestialidade toma conta dos seres civilizados.

O mesmo sistema de culpa que adestra um menino de 8 anos a não denunciar um líder religioso pedófilo quando este o molesta, é o mesmo sistema que adestra um “fiel” militar com mais de 50 anos de idade a não denunciar seu superior quando este fornece armas a traficantes, ou que o leva a não deter seu próprio comandante quando este autoriza chacinas em vilarejos inteiros com material bélico contra civis inocentes. Ambos foram ensinados pelo sistema a não trair seus “superiores”. Ensinam que traição é um crime hediondo, mas esconde que fidelidade a criminosos é mais hediondo ainda.

Imobilizar a pessoa por dentro, evita qualquer tipo de debate ou luta corporal por fora! Quem pensou nisso sabia bem o que estava fazendo. O poder da fé é capaz de tirar o cérebro dos seus membros. O Poder do Verbo é capaz de tirar a sensibilidade dos que fazem uso da lei escrita sem um auto-policiamento. O Poder das Armas é capaz de tirar o coração dos seus integrantes, deixando-os apenas a operar com respostas prontas, automáticas e mecânicas como robôs guiados por controle remoto por seus comandantes. Com os três Poderes em equilíbrio toda sociedade civilizada sai ganhando, mas há ainda um poder maior que esses três juntos, que é o poder do individuo que tratarei em outro assunto.

5-Adestramento artístico

Outra categoria que tem sido adestra de modo imperceptível, é a categoria dos artistas e a visão de arte segundo a mídia atual. Os artistas de hoje não nascem das habilidades natas ou adquiridas, nem surgem por treinamento, observação ou aprendizado com algum mestre. Eles são fabricados de acordo com o propósito do publico a quem vai ser oferecido. Só precisa ficar confinado por alguns dias numa casa num Reality Show de um programa televisivo, falar muito palavrão, fazer sexo ou ficar sem roupa diante das câmeras e pronto! Nasceu um artista, que com sua “arte” vai incentivar gerações e fazer com que revistas e jornais pobres tenham o que imprimir em suas paginas vazias. Silicone, mudança de sexo, escândalos políticos e desvios gigantescos de verbas públicas são também meios a nível FRANKSTEIN de se produzir artistas ultimamente. De um lado um público doido para esquecer seus problemas diários da vida, para depois dizer que é o fim dos tempos ou se filiar alguma igreja a fim de enriquecer ou ver seus problemas resolvidos. Do outro lado, o artista fabricado pela mídia, que sabe que não é artista coisa nenhuma, mas que aproveita a ocasião para enriquecimento meteórico e depois ser esquecido pela própria mídia e se descobrir que de artista não tinha nada, cair em depressão ou procurar suicídio (ou uma igreja evangélica pra voltar a ter sucesso). E por cima de tudo estar a mídia televisual e fonológica, governada por um punhado de pessoas que de cima apenas contemplam quando eles lançam a sujeira para desejarmos a limpeza, lançam a doença pra desejarmos a cura, lançam as guerras para desejarmos a paz e lançam o mal para desejarmos o bem... Os artistas de hoje são como alguns macarrões instantâneos: levam apenas 3 minutos para ficar pronto, tem sabor agradável, faz mal a saúde e demora no intestino para ser expelido pelo reto. Depois de expelido...Ah todo mundo sabe pra onde vai a merda! Isso vale pra qualquer artista fabricado, seja pela mídia nacional ou pela “mídia gospel”. Artistas que são construídos a partir da “bênção” de um “ungido” e que servirão de marionetes para gerar mais dinheiro ao sistema. A futilidade é a mesma e será descartado de igual modo.

No mundo das artes visuais nem se fala: somos treinados a chamar o bonito de feio e o feio de esplêndido! Uma obra grandiosa, realista e cheia de detalhes feita por uma pessoa comum passará despercebida, não é arte segundo alguns. Uma tinta jogada a ermo numa tela que leva a assinatura de um “artista” famoso valerá milhões e será disputada pelos melhores museus ou leiloeiros do mundo inteiro. Se uma pessoa comum usar material reciclável para fazer uma grandiosa obra de arte será considerado lixo, coisa de gente pobre. Um pneu de bicicleta em cima de uma privada vai parar nas maiores revistas do mundo com extensos comentários favoráveis ao “artista”.

E na culinária? Aff! Somos adestrados a comer e gostar de coisas que não gostamos, que nos fazem mal, que estragam nossa saúde, simplesmente para não sermos taxados de cafona, antiquado e não modernos. O prato mais caro não é o mais ricamente saudável. O prato mais caro será aquele sugerido por um critico de restaurante, que por algum motivo (foi pago?) deu um comentário a um prato que mais se assemelha a merda com molho de xixi.

No mundo dos artistas, das artes culinárias e nas artes visuais não se leva em conta o conteúdo. Se leva em conta os comentários favoráveis ou desfavoráveis feito por um veiculo de comunicação. Coisa de gente insana!

6-Adestramento acadêmico

É comum, boa parte das pessoas quando entram numa academia (universidade) se achar, ainda que de modo implícito superior as outras pessoas por terem chegados ao “supremo patamar da verdade”. Ainda os que adquirem tendências ateístas e condenam qualquer religião, não deixam de ser pessoas religiosas nesses recintos, cuja faculdade se torna a igreja, seus professores servirão como gurus, pastores ou guias espirituais, seus vários livros recomendados serão como a bíblia, o alcorão, o bagavaguita ou outros livros sagrados, suas pesquisas cientificas serão tão fortes e evidentes quanto a fé cega de um religioso fanático , o diabo será todos os que não concordam com eles, e a salvação será emitida em papel impresso no final do curso em forma de um certificado para ser pendurado na parede, trazer orgulho pra os pais e mais nada. Muda apenas de nome, mas a função psicológica no individuo é a mesma. Religiosos e acadêmicos operam na mesma freqüência achando que são opostos um do outro. Um serve ao ego e acha que estar servindo a Deus, outro serve ao ego e acha que é o próprio Deus.

Outro fato que faz com que uma academia se pareça muito com uma igreja, é que geralmente os professores, costumam reprimir qualquer linha de pensamento fora do padrão comum. O correto para estes, seria apenas repetir o que já foi dito antes, responder os questionários e pronto! Ainda nessa semelhança, como nas igrejas, os alunos de certa matéria, mediante pesquisas elaboradas, costumam acreditar piamente que ali, nas paginas daqueles livros ou de sua pesquisa resume-se uma verdade universal, e pregam essa verdade como sendo imutável ou desde os princípios dos tempo. Esquecem de que qualquer área do conhecimento humano estar e será sempre reformulada a partir do momento que construímos novas ferramentas para enxergarmos o macro-cosmo, o micro-cosmo, e a nossa forma de compreendermos a nós mesmo e nossa relação com o ambiente. Por isso nenhum conhecimento é estático. Todos mudam com a percepção do ambiente, grau de cultura, tecnologia, ou posição do observador. A base de estudos da medicina que durou mais de 2 mil anos desde Hipócrates, foi reestruturada logo depois da descoberta da bactéria. Os conceitos de física e mecânica milenares foram revisados após o homem atingir velocidade superior a 100km/h com a invenção de maquinas terrestres, aéreas ou aquáticas. Depois dos Bit e Bites o mundo ficou cada vez menor por nos unirmos pela comunicação instantânea e por ai vai. Ser levado a acreditar que encontrou a verdade apenas por que passou a ocupar uma cadeira nos bancos de uma faculdade é reduzir a própria grandeza humana. Reprimir um aluno que discorda de um ponto de vista já reformulado e aceito por milhões de pessoas, é travar o próprio conhecimento e impedir o pregresso de gerações futuras. Ninguém é tão tolo que não possa ensinar , nem tão burro que não possa aprender . Nossas mentes nos limitam. O estar aberto para outras linhas de pensamentos faz com que cresçamos juntos.

Repetir comandos, idéias, padrões e pensamentos pré estabelecidos sem perspectivas de novos, e o receio de ofender ou questionar qualquer liderança, demonstra nosso grau de adestramento. Nossas prisões serão do tamanho de nossas crenças, nossa liberdade do tamanho de nossas percepções.

Escrito em 7/8/16.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 07/08/2016
Código do texto: T5721537
Classificação de conteúdo: seguro