BREVÍSSIMO ENSAIO SOBRE O AMOR

 
Falar de amor é plural, atemporal e rende muitas páginas. O amor enlaça o indivíduo de forma a este não querer viver sem o ser amado e assim se debruça em mimos e cuidados para dar satisfação a este. O amor tem suas variantes e nelas podemos ver claramente, este cuidado com o outro (materno,filial ,etc).

Dizem que o amor não escolhe por isso há sofrimento, não concordo, creio que escolhemos sim, é que não temos essa noção, há algo mais intrínseco e enigmático na escolha, que por vezes, o outro não compreende, pois não consegue entender seus próprios conteúdos, então também evita o sentimento ou direciona a outro ou a outras coisas. É possivel amar coisas também, por que não? Se minha energia está direcionada a um quadro, um carro ou um iate posso amar estes, mesmo sendo seres inanimados, mas merecedores da minha atenção mais sublime.Também possível amar várias coisas ou várias pessoas, pois o amor tem essa característica, não é egoísta.
Posso dizer que vale a máxima, por amor vale tudo ,mas não confunda este com Apego, que deriva da Paixão, o que gera ciúmes e idéias de possessão, o que ocasiona algumas tragédias.

Desde infância somos estimulados a amar, através das figuras dos pais, e esse contato afetivo estimula o sentimento, sendo este edificado no cuidado com brinquedos ou um animal de estimação, pois o cuidado e o zelo, com estes também se configura em uma forma de amar, podendo ser branda e menos notável, mas ainda assim existe alí, um tênue vestígio do amor.

Enfim,o amor é generoso e através dele é que aprendemos a compartilhar
.


 
Para enriquecer esse singelo texto  o escritor Ary Viotti
deixou uma reflexiva trova


Eu só queria entender
E quem poderia explicar
Por que o amor faz sofrer
E o sofrer não faz amar ?


Muito grata pela gentil e pertinente interação
 escritor Ary Viotti
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 02/08/2016
Reeditado em 19/10/2018
Código do texto: T5716439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.