Feira do Poeta

Texto publicado no site Curitiba de Graça: http://www.curitibadegraca.com/#!Poetar/e2bbc/573347520cf2eac0f5209f93

Passar pela vida sentindo suas nuances, percebendo as pequenas coisas, não deixando passar nada despercebido. Essa é a natureza do poeta, explorar o mundo e os sentimentos com todos os sentidos, dando vazão e tradução ao que muitos não conseguem expressar.

Nesse espaço espero poder passar um pouquinho dessa arte e seus artífices de ontem e hoje, curitibanos, paranaenses, brasileiros e por que não, de todos os cantos do mundo.

Para início de conversa, vamos explorar um pouco da poesia em nossa cidade! E para falar de poesia em Curitiba é imprescindível citar a Feira do Poeta, espaço da Fundação Cultural de Curitiba que tem à frente os poetas coordenadores Geraldo Magela Cardoso e Luiz Carlos Brizola.

Inaugurada em 1.º de dezembro de 1981, funcionou entre o Centro de Criatividade, no Parque São Lourenço, e aos domingos no Largo da Ordem. A partir de 1983, passou a funcionar na Casa Romário Martins. Em 1989, ocupou uma casa na rua Claudino dos Santos, e no ano seguinte ganhou sede própria, num imóvel ao lado da Casa Romário Martins, encerrando ali suas atividades em 2003. Após 12 anos inativa, no dia 29 de março de 2015 foi reinaugurada no Largo da Ordem, ocupando o mesmo local de quando foi desativada.

A Feira sempre se destacou como espaço democrático de produção e aprendizado da arte da escrita. Por ela passaram poetas de renome e muitos que ali aprenderam a lapidar a palavra. Tinha como uma de suas atrações, uma impressora tipográfica manual, que possibilitava a publicação de poemas e distribuição à comunidade, além de atrair a atenção de todos que por ali passavam e se admiravam com o trabalho artesanal de montagem do material. Hoje, com as máquinas desativadas, o local congrega poetas divulgando seu trabalho com lançamento de livros, declamação de poesias, exposições e outras atividades culturais.

Nos próximos textos estarei falando sobre outras iniciativas de destaque à poesia em Curitiba como o “CuTUCando a Inspiração”, que acontece no TUC - Teatro Universitário de Curitiba, os Saraus Populares com leituras de poemas e performances, o grupo dos Escritibas, das Marianas e muito mais! Aguardo vocês!

Silvana Mello
Enviado por Silvana Mello em 26/07/2016
Código do texto: T5709716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.