Da titular, licenciada, ao o em exercício (39)
Elias, do coração,
Embora em gozo pleno de minha licença - e não posso me queixar do carinho com que meu nome tem sido evocado pelos nobres parlamentares - confesso-te que senti uma pontinha de inveja ao saber que Eduzinho visitou-te isturdia para falar do momento político que estamos vivendo.
Não consigo entender esse afastamento nosso, logo ele que foi comigo tão cordial, a despeito de nossas pequenas divergências, sobretudo no plano de crença religiosa. Mas não fosse sua vigorosa atuação junto aos seus pares eu estaria até hoje sem esta licença que tanto bem me tem feito à saúde. Mulier sapiens também é gente.
Dei minhas boas pedaladas lá no sul no fim de semana que passou, espantando o frio que lá se instalou. E se continuares declinando do uso de minha bicicleta, far-te-ei mais uma de minhas boas surpresas: irei disputar o Tour de France, o maior evento ciclístico do planeta. Lá nunca um brasileiro se destacou. Mas, se lá vou...E terei a chance de provar in loco dos croissants e do foie-gras que já tens por hábito, e sobretudo, bom gosto.
Viste como a Colômbia se engalana para por fim definitivo à violência da guerra civil, que durou sessenta anos? Nosso Brasil poderia tanto haurir dessa lição de reconciliação. Crês que poderíamos reunir numa mesa esse menino cuspidor do Rio e sua inocente vítima, o Bolsô?
Coisa bela, o futebol, não te parece? Logo após a chocante saída de cena do hermano Messi, quem, quem, o Deus da Bola engrandece: justamente a invisível seleção da Islândia, que vê grama a primeira vez na vida, e provoca aquela pororoca ao desbancar a poderosa Inglaterra, nas oitavas da Eurocopa. Sem mais pelos para arrancar, eu só posso imaginar a cara do Bobby Charlton, ao mirar o final placar... Mas também, apesar de um cracaço nos seus bons tempos, ele nunca escalou nosso Pelé numa seleção de sonhos. Literalmente, botou o preto no banco.
Temo, por vezes, e por fezes, a incorreção política da linguagem, por isso, bem sabe, fui tão cuidadosa em minhas manifestações orais. Só tenho certa dificuldade com as gestuais. Mas vou-me corrigindo. O melhor conselho é o do espelho. Desde que não se depare com um PTelho. Menos o Lindbergzinho, aquele lindinho. Mais belo até que o Aecinho.
Beijinho, beijinho
Mimita