Aceitação

[Ensaio filosófico]

Vivemos sob o prisma da Aceitação. Somos submissos à ordem natural (e não há como não ser se os acontecimentos são providos por nós e concluídos também; não seria natural, pois, se forçosa e pressionadamente agíssemos com total consciência de outrem que nos impele para tal), movimentando e rearranjando todo o meio exterior (ao cerne da ‘coisa’ que movimenta a ordem natural) e vivendo nesse meio.

Aceitamos o ocorrido e vive-se a partir disso, rearranjando todo o meio ao redor em busca da melhor sintonia entre o cerne da ‘coisa’ e o meio exterior à ela.

De fato, o cerne pode ser interpretado tal como qualquer ato em si. Toda ordem natural que permeia o ser é aceita, e, do contrário não estaria ela envolvida e sequer teria existido para ser extinta. O estado do que se poderia nomear, mesmo que erroneamente, como ‘negação’, na verdade pode-se dizer presente no consciente ou inconsciente, como a negação ainda não aceita, que requererá, logo tal como procede a ordem natural das coisas, que o ser o faça. O pseudo estado de negação em que vive o ser sobre determinados atos, em fato o influencia e o pré-determina para o rearranjo de todo o meio ao redor, mesmo que aparentemente o ato não é aceito e sim negado. Assim, o estado ora chamado negado, opera tal como se estivesse aceito, não estando, portanto, negado.

A psicologia psicanalítica e os estudos do inconsciente na vida do ser descrevem adequadamente a influência de algo que está ‘escondido’ e não está iluminado ainda (pelo menos em nível facilmente compreensivo), na vida do ser. Sabe-se que, o trauma inconsciente, ora demarcado por um ato da exceção e do extremo, agindo sob o paradigma de causa e efeito, é o cerne da coisa que deve ser aceito pelo ser para que este viva influenciado por determinados atos posteriores que foram causa do cerne da coisa.

Isso significa que, mesmo inconsciente o ser é dominado pelo ato e precisa rearranjar todo o seu meio exterior [à aquilo]. A aceitação é uma ação muitas vezes que ocorre desapercebida pelo homem. A pseudo negação, essa sim, é notada e incompreensiva, ao passo que de nada adianta uma negação que exige aceitação para que se viva harmoniosamente com o seu meio exterior.

Carla L. Ferreira

Goiânia

12 de julho de 2015