De Dilma Michel (10)

Querido,

O Bessias chegou-me com tua carta, e mal pude conter meu contentamento. Tamanho foi o meu regozijo que me esqueci até de mandar-te uma notinha de agradecimento, que só agora me sai do punho. Como eu já havia dispensado o bom Bessias, passo a incumbência agora ao Catalão - que, por sinal, acaba de servir-me um cafezinho caprichado, consoante sua tez, e honradez. Espero que ele não encontre problemas para adentrar o Jaburu e te entregar pessoalmente estes meus rabiscos.

Que maldade fizeram contigo e com Chela naquele tablóide britânico, heim? Tanta inverdade, tanta imprecisão, e vão distorcendo nossa impoluta imagem lá fora. Deves agir com energia, se me permites o pitaco. Com a linguagem castiça que tens, cultivada desde os bancos jurídicos primários, deves ir fundo contra essa mentalidade dominadora e esnobe dos que por muito tempo subjugaram - e sugaram - o mundo. Chama nosso Embaixador em Londres para consultas. Ou envia o deles em Brasília para consultas.

O Mário, meu auxliar, e do Professor Marco Aurélio, nisso era implacável e douto. Serra também sê-lo-á. No episódio da quebra das patentes, quando Ministro da Saúde do rutilante e enriquecedor Cardoso, ele foi um patriota de truz, e traz! Verdade que pisou na bola com Katinha,

naquele comentário frívolo que lhe fez, e a fez desperdiçar daquele vinho tão caro em sua cara. O que é bom notar, contudo, é que se ele não perdeu o vício da linguagem cortante, mantém o viço da cabeça pensante, provocante.

Cinco proeminentes mulheres de nossa sociedade recusaram o chamamento a ocupar o timão da Cultura, e a última a revelar o convite é a inflexível Marília...Não te vexes não, as mulheres têm um outro papel muito mais relevante a cumprir, sobretudo as high-profile, como as que convidaste. Trabalhar ao lado de um gentleman sartorial e impecável como tu é, camonianamente, cousa que honra, eleva e consola. Mas nunca com salto, para não deixar-te achicado - como dizem os germanos argentinos.

Amado Batista está completando quarenta anos de carreira. Já reservei dois ingressos. Imperdível para ires, e imperdoável, se não fores. Demais é uma forma de se prestigiar esse estilo musical que em número de seguidores só perde para as concentrações evangélidas que proliferam no país.

Mencionei que iria ser breve, e vê onde cheguei? Vou valer-me de meus momentos de lazer e dar uma espiada no Fausto. Adoooooro o conteúdo cultural de seu programa. Verdade que perde para a Giménez, mas o dela começa tarde demais, e tenho buscado dormir mais cedo. Como diz o bispo, mais cedo.

besitos,

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 22/05/2016
Reeditado em 22/05/2016
Código do texto: T5643505
Classificação de conteúdo: seguro