Ética e Política não são a mesma coisa

Ética e Política não são a mesma coisa - Por que é ingenuidade procurar ações éticas em ações políticas?

(Gotas de Filosofia -- gostaram do nome?)

Hoje vamos conversar um pouco sobre Ética e Política. Historicamente falando, pode-se dizer que antes de Maquiavel, os grandes autores entendiam ética e política, quase como uma mesma matéria -- a política sendo como uma extensão natural da ética, mas em vez de um valor para cada pessoa, sim, para toda a cidade.

Mas... desde O Príncipe de Maquiavel -- daí o termo maquiavélico, lembram? -- foi que um conceito se dissociou do outro para sempre em Filosofia. A verdade é que ética (ethos), ou como os latinos chamaram (moral) é o falar daquilo que é mais íntimo do humano, por ser sua morada. Ser ético, é na verdade o mais próximo possível de ser humano de fato. Espinoza por exemplo vai nos dizer, que quanto mais éticos, mais próximos da totalidade (Deus) estaremos -- claro, guardadas às proporções de como o filósofo concebe Deus.

Então... como esperar ética de algo que em sí, não trata de ética? Como esperar que os atores dos atos políticos, tenham de fato qualidade moral para falarem? Trocando em miúdos, por ex, perdoem-me os estudiosos de Maquiavel, ele nos diz que a política é a arte de obtenção, manutenção e controle de poder. Então... realmente esperamos atos éticos dentro de uma coisa que em sí é quase como impossível de sê-lo?

A verdade é que é ingenuidade dentro das ações políticas, tentar encontrar "os bonzinhos e os malvadinhos", porque mesmo historicamente, a queda de braço nunca foi entre o 'bem e o mal' -- ou seja, um duelo ético. Mas sim de "Agora é minha vez de ganhar, e você perdeu". Portanto, não vejo outras palavras para retratarem o assunto, do que dizer que é pura inocência e ingenuidade esperar moral e ética, dentro daqueles que vivem "jogando o jogo de poder". Acho que Foucaultianos concordariam comigo -- só acho mesmo.

Alguém pode me perguntar... mas Tassio, você tá dizendo que nunca nada vai mudar, que a coisa é feia assim mesmo? Historicamente falando, quando sociedades se uniram pelo bem comum, quando todas as pessoas da mesma comunidade concordavam nas mesmas coisas dentro de ações verdadeiramente éticas, coisas boas ocorreram -- assuntos como tolerância, "cuidar dos que não podem cuidar de si mesmos", "não matareis", "liberdades individuais", por exemplo.

Mas eu não diria que o que eles fizeram foram ações políticas, no sentido restrito do conceito. Mas vamos para por aqui ok? O que acham? Discordam, concordam?

Abraços ;)