TAL QUAL CHARLES CHAPLIN


" A vida é maravilhosa se não se tem medo dela "
  Charles Chaplin

 
Estive a pensar nesse quesito de vida e morte e me veio à mente, o famoso e genial Charles Chaplin.Este artista viveu sua vida da maneira como quis e sem se preocupar muito com regras, que na sua época, eram bem mais radicais e tendenciosas.De acordo com a biografia e vídeos que tive contato, ele era uma pessoa por vezes, arredia e de dificil contato, justamente por fazer valer suas vontades, sem se preocupar se agradava  ou não quem quer que fosse.

Eu, confesso, que tive muito medo da vida, até me descobrir chegando a um fase onde, a maturidade traz sapiência.Ter medo de viver é ter medo da morte e vice-versa, é uma questão interligada à outra.Então, saber viver também é saber morrer.

O passar do tempo nos traz vivências e experiências diversas, claro, sofremos e lamentamos muito as perdas, mas faz parte do processo de crescimento individual.Creio, piamente, na existência de um Deus poderoso e onisciente, que nos ilumina e nos guia.Sei que temos o livre arbítrio e através dele podemos escolher e somos responsáveis pela escolhas, não podemos atribuir nossos fracassos aos outros ou mesmo a Deus.

Tenho uma convicção de que se viver da melhor forma possível, dentro de seus parâmetros de sociedade e dignidade, procurando fazer aquilo que te dá prazer, sem ofender e nem melindrar o próximo,é o caminho do bem viver.Não importa regras e conceitos sociais,por exemplo: se te faz bem evitar certas reuniões familiares, pois você acredita que participando , estará sendo hipócrita, oras, então não participe, faça sua vontade, mesmo com opiniões contrárias. Outro exemplo: se você, no caso das mulheres, sente que não tem condições emocionais ou afetivas de ser mãe, porque tem que ser, somente para demonstrar socialmente que está inserida? Não, não é esse o caminho, fazer coisas de que não gostamos ou nos sentimos violados, somente para agradar este ou aquele; ou mesmo ser aceito socialmente, isso causa dor, doença e gera um mal estar terrível.


Também tenho pra mim, e isso é pessoal,uma questão íntima, que se vivermos de acordo com  nossa busca pela satisfação,o momento de sua morte,quando a vida expirar,este dia acontecerá de modo mais brando lhe causando menos desconforto.Digo isso, baseada em pessoas que conheci e que viveram sua vida muito bem, e aqui não faço menção ao poder aquisitivo, viver bem, na referência de se aproveitar e não se temer à vida.Essa pessoas, tiveram um morte menos dolorosa, menos trágica, menos temerosa,pois sabiam que ela viria e que o desfecho seria inevitável.O contrário também se consolida, o medo desesperado de morrer, vem de pessoas que não souberam ou não conseguiram viver de fato, apenas sobreviveram.

Sir Charles Spencer Chaplin, viveu, amou, sofreu,sonhou, perdeu,ganhou e morreu no dia 25 de dezembro de 1.977, durante o sono, em uma noite de Natal. Uma pessoa que viveu como ele, não poderia ter outra data  e uma maneira diferente  de fechar as cortinas, encerrar o espetáculo e sair de cena.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 15/04/2016
Reeditado em 16/10/2018
Código do texto: T5605723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.