Perfis recantistas (100 - Marcial Salaverry)

Pra mais de 18 mil textos inseridos no Recanto, mais de um milhão e oitocentas mil leituras, já está aí um recorde difícil de ser conseguido, e mais ainda, praticamente impossível de ser batido. Em seus admiitidos 77 e anos de existência, Marcial, diferentemente de muito talento jovem que frequenta este RL, assinala que seu efetivo início na lida com as letras foi a partir de seus 60 anos, o que o torna um legítimo escritor do século XXI. E já que está no proscênio, eu acrescentaria: também do terceiro milênio.

Iniciado na composição de textos esportivos, gradativamente Marcial foi estendendo a abrangência de sua criação, cobrindo hoje a mais ampla parte dos gêneros literários do Recanto. Sua reflexão sobre a problemática questão étnica em nosso país, é, disparadamente, seu texto mais lido no site, tendo atingido a prodigiosa marca de 246 mil leituras.

A escrita de Marcial caracteriza-se pela clareza e incisividade de raciocínio

e pela extensa variedade temática de suas abordagens. Textos curtos, enxutos, revelam uma mente preocupada em transmitir com eficiência e eficácia uma mensagem ao leitor.

Embora, declaradamente, pouco aficcionado do gênero poético, o poeta se trai, e nos distrai, ao exibir uma robusta produção de mais de 10 mil textos dessa categoria. Imaginemos, então, se desbragadamente dissesse que gosta...E às suas poesias somam-se também inúmeros poetrix e prosa poética, que não deixam de pertencer ao reino maior da poesia.

Depois dessa demonstração pujante de prolixidade e de aliciante convívio com a confraria - as inúmeras leituras e integrações nô-lo afirmam - temos aqui a substância, e quiçá a fórmula, para nos convencermos de que passados os sessenta é a melhor idade que se apresenta - e não se aposenta.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 15/04/2016
Reeditado em 15/04/2016
Código do texto: T5605653
Classificação de conteúdo: seguro