Brasil, país ralé.

País Ralé

Com o tipo de evolução histórica que o Brasil teve, desde seu começo com o pau-brasil e a cana de açúcar, a até o exportador de commodities atual, não é surpresa nenhuma vermos as distorções que vem ocorrendo no Brasil contemporâneo.

Um exemplo simples que pode ser pinçado é a declaração da presidente Dilma de que não tinha percebido, há alguns anos, que a crise econômica que assola o Brasil não era tão grave. Isso não surpreende nem é de causar espanto. Deve ser recebido até com certa naturalidade pelos patriotas do povo. A Dilma conduz um governo que pertence à pequena classe dominante de banqueiros, industriais e grandes empresários, que são os que realmente mandam no Brasil. Os Donos do Poder, diria o Faoro. Basta consultar qualquer livro decente de História do Brasil e se verá que tudo isso é uma consequência normal e natural produzida por esta nação tão canhestra. Os Senhores de engenho ainda mandam no Brasil.

Às vezes vejo as pessoas perplexas nas redes sociais falando de tais exemplos. Isso, e tentar mudar o mesmo, é uma total perda de tempo. Não há como. É uma consequência totalmente natural de um país que foi colônia de exploração e é subdesenvolvido agora. Nada, neste país, escapa a este flagelo.

Poderíamos ter indústrias de ponta, meios de transporte avançados, grandes universidades se destacando pelo mundo, etc.; entretanto tudo isso não é para o Brasil. Temos que nos conformar. Essa grade cabe perfeitamente no nosso país. Em um país ralé como o nosso, rico e pobre ao mesmo tempo, tudo isso é ilusão. Jamais vamos ter. Seremos uma eterna colônia que vai sempre servir às nações hegemônicas.

Intervenção militar? pra que? para se repetir o que ocorreu na época da ditadura? este país não tem mais jeito. Funciona e sempre funcionará assim; e pronto. Feliz daquele que tenha a oportunidade de sair do Brasil e ir morar no exterior. É questão de causa e efeito mesmo. Podem protestar, lutar, brigar, votar, que tudo isso não vai adiantar de nada. Será sempre o mesmo estado de coisas. Presidiários cumprindo pena em masmorras medievais (Como foi dito recentemente no STF), pessoas morrendo sem atendimento nos corredores dos hospitais, escolas públicas (E até particulares) que não ensinam nada, quase todos os dias denúncias de corrupção estourando na imprensa, lixo em todos os lugares, etc., e nada mais. O subdesenvolvimento do Brasil é uma chaga que vamos arrastar para sempre. Este país é podre; simples assim. Basta ver a pirataria disseminada por esta nação. Todo mundo faz de conta que não vê, e só. Deveria ser crime, mas todo mundo faz. Tem até advogado da OAB defendendo que ela não é mais crime, baseado no princípio da adequação social. Colher impostos é onde estará um dos problemas quando for descriminada. É até uma forma de protesto, ser pirata. estas águas tão sujas não vão se limpar jamais.

Outras chagas: a política e a justiça. Por que o Congresso Nacional não endurece as leis? Por que isso interessa a eles, ora bolas! Já não estaria na hora de "atualizar" o Estatuto da Criança e do Adolescente? Mas: o que vemos são paliativos. Por quê? Porque estamos no Brasil, meu Deus.

Revolução? Revolucionar o que?... Diga-me, quem puder...