O HERÓI DE MIL FACES,( A JORNADA DO HERÓI), DE JOSEPH CAMPELL DENTRO DA SÉRIE CINEMATOGRÁFICA SHREK POR CARLOS AUGUSTO MARQUES MONTEIRO
INTRODUÇÃO:
A tese de Joseph Campell é usada como modelo por muitos roteiristas e professores no mundo inteiro, pois o livro cria 12 teorias essenciais para se criar roteiros interessantes de grandes histórias.
1. MUNDO COMUM:
Teoria: O personagem vive uma vida cotidiana, sem muitos medos ou nenhum conflito pessoal e coletivo.
Ação: Shrek, vive uma vida pacata, no seu maravilhoso pântano, sem ninguém para lhe dar leis ou para julga - lo. O personagem vive numa liberdade e paz sem nenhum limite.
2. CHAMADO Á AVENTURA:
Teoria: A vida perfeita do personagem, é colocada á prova e este precisa ter a consciência, de que se ele não mudar a sua ação cotidiana, não terá a sua vida de volta.
Ação: Shrek, tem a consciência, que precisa fazer algo para que os personagens de contos de fadas saiam de suas terras. Para isso, o temido, baixinho, arrogante e mentiroso, Lorde Farguaad, propõe, que ele vença um dragão e salve a princesa Fiona, só assim ele terá, o pântano de volta, como seu lar.
3. RECUSA DO CHAMADO:
Teoria: O personagem, recusa o chamado, pois acha que não é capaz de vence - lo ou por que simplesmente não quer realiza - lo, pois isso afetara a sua imagem.
Ação: Shrek, por algum tempo, recusa ser um cavaleiro, que resgate a Princesa Fiona, pois ele acha isso tão ultrapassado e desastroso, para a personalidade de um ogro, visto como um ser horrendo e mesquinho e não um ser requintado e educado.
4. ENCONTRO COM O MENTOR OU O VELHO SÁBIO:
Teoria: É o personagem que ensina, orienta, aconselha e disciplina o personagem principal, para que este faça a melhor escolha e vença os seus desafios iniciais e finais.
Ação : O Burro representa esse sábio, porque apesar de ser irritante e ingênuo, sempre acompanha Shrek em suas aventuras, dando conselhos importantes para vencer as dificuldades em sua grande jornada.
5. TRAVESSIA DO PRIMEIRO LINEAR:
Teoria: O personagem aceita fazer uma aventura, para voltar de novo ao seu lar. É nessa fase que ele vai enfrentar vários desafios, para consegui o que havia perdido.
Ação: Shrek, aceita os conselhos do Burro e o acordo de Lorde Farquaad, de que ele lutar e vencer o Dragão, o que acarretara a soltura da Princesa Fiona do Castelo mas alto, da torre mas alta, os moradores dos contos de fadas serão tirados de suas terras e ele terá o pântano de volta.
6. TESTES, ALIADOS E INIMIGOS:
Testes:
Teoria: Desafios que deverão ser vencidos.
Ação: Shrek enfrentará um dragão que cospe fogo, deverá lutar contra Lorde Farquaad e deverá lutar contra a Fada Madrinha e o seu filho encantado, tudo pelo amor da Princesa Fiona .
Aliados:
Teoria: Companheiros dos heróis. Seres que auxiliam, orientam, aconselham ou disciplinam o personagem principal.
Exemplos: Burro, Gato de botas, Princesa Fiona etc.
Inimigos:
Teoria: Adversários dos heróis. Seres que denigram a imagem e personalidade do herói. O antagonista da história, aquele que rivaliza de igual para igual com o herói, só que o herói representa o bem e o vilão, representa o mal.
Exemplos: Lorde Farguaad, Fada Madrinha, Encantado etc.
7.APROXIMAÇÃO DO OBJETIVO:
Teoria: O personagem, sai de sua terra monótona e sem graça, é passa a ter consciência que enfrentará desafios enormes, que jamais pensou que iria acontecer com ele, mas que por amor a suas convicções pessoais, busca vencer esses obstáculos.
Ação: Shrek, tem a consciência, que terá que enfrentar um dragão, o Lorde Farquaad, Fada Madrinha e Encantado, para reaver seu pântano, seu lar doce lar e para ter a Princesa Fiona, como sua esposa.
8.PROVAÇÃO MÁXIMA:
Teoria: O personagem enfrenta seus maiores medos e desafios, para conseguir no final, a sua gratificante recompensa.
Ações:
Shrek, luta contra um Dragão na torre de um castelo alto, velho e abandonado.
Shrek, luta contra Lorde Farquaad e Encantado.
9.CONQUISTA DA RECOMPENSA:
Teoria: O personagem encara seus maiores medos e desafios, frente á frente, agora é tudo ou nada. Vencer ou perder, tudo está em jogo, é a vitória definitiva do herói ou á sua ruína.
Ações:
Shrek, vence o Dragão e salva Fiona e torna - se herói.
Shrek, vence Lorde Farquaad e casa com Fiona .
10. CAMINHO DE VOLTA :
Teoria: O personagem volta á sua vida cotidiana, como um vitorioso ou como um derrotado.
Ações: Shrek, volta para o seu querido pântano, pois por vencer o Dragão do castelo e ter vencido Lorde Farquaad, que atormentavam a Princesa Fiona , ele, livra - se de todos aborrecimentos causados pelos personagens de contos de fadas e volta a viver feliz no pântano.
11. DEPURAÇÃO:
Teoria:
Novos medos e desafios, á serem enfrentados e á serem vencidos pelo herói. O personagem deverá passar por um novo desafio, agora não é mas só o seu lugar precioso e favorito, que estar em jogo, mas sim o grande amor de sua vida, seu casamento estar preste a ruir, o que fazer, eis a questão.
Ações:
No Segundo filme, Encantado, filho da Fada Madrinha, quer se casar com a Princesa Fiona, pois é a mulher mas bonita e rica do Reino e ambos se unem com o pai de Fiona, para deter e impedir que esta continue a casar com Shrek e armaram os maiores planos baseados em uma manipulação psíquica e mágica perversa, para afastar o novo casal, do Reino de tão, tão distante.
Shrek, faz de tudo, até toma uma poção para virar humano, mas o que ele descobre é que Fiona, o ama pelo que ele, na sua essência e não em sua aparência, aliás, Fiona é uma Ogra e não uma humana, como todos nós pensávamos.
12.RETORNO TRANSFORMADO:
Teoria: O herói, já não é o mesmo, apesar que em grande parte da sua essência natural permaneça, há mudanças significativas em sua maneira de pensar e agir. Sua personalidade, teve mudanças drásticas e irreversíveis.
Ações:
Shrek, naturalmente um Ogro anti - social, passa á virar um ser altamente social, mesmo que características de assustar humanos que invadam seu Pântano , ainda seja recorrente para ele. No entanto, nesse ponto ele amadureceu muito, pois fez amizade com O Burro, O Gato de botas, Princesa Fiona e fez inimizades com uma Dragoa, Lorde Farquaad, Fada Madrinha, Encantado etc.
Shrek, naturalmente, é um ogro que de fato não resolve nada através de lutas, mas primeiro por amor ao Pântano e em segundo por amor á Fiona e seus amigos, se tiver que enfrentar dragões, lordes, fadas e príncipes, irá até o limite de suas forças, para conseguir o que quer.
Shrek, naturalmente, é um ogro, que não quer ter filhos, pois ele afirma que seu falecido pai, queria come - lo e que teria medo de fazer o mesmo com seus futuros filhos.
Mas há insistência dos conselhos, que chegam á ser até irritantes, do seu amigo Burro e a insistência amorosa, de sua mulher Fiona, ele cede e acaba, com ela tendo três filhos ogros. Hoje ele, é um pai atencioso e feliz.
Shrek, por ser naturalmente, um ogro, vive solitário por opção, mas também porque as pessoas, o persegue como um monstro devorador de gente e jamais ele pensaria em casar um dia. No entanto, vendo a Princesa Fiona, convivendo, conversando e agradecida pelo salvamento na torre de um castelo, ele começa a achar que há pessoas que gostem de verdade de um ogro , o mesmo acontece com Fiona, que ver em Shrek, não apenas um ogro feio, rude e asqueroso , mas ver nele um ser doce e sensível, sua rude vida , é mas usada , como uma defesa contra os humanos , pois Shrek, achava, que eles jamais aceitariam alguém como ele , como um cidadão de respeito.
CONCLUSÃO :
É de suma importância, que qualquer profissional ligado diretamente a área artística e educacional, aprenda e aplique as doze teorias essenciais para criar roteiros brilhantes de contos, novelas, filmes etc.
BIBLIOGRAFIA:
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo, Editora Cultrix/Pensamento, 1995.
ELLIOT, Ted. SHREK. Estados Unidos, Estúdio Dreamworks Animation.2001.
STEIG, William. SHREK!. São Paulo, Editora Companhia das letras, 2001.