Por que se preocupar? (pequeno extrato do meu livro sobre preocupações)

Dedique trinta minutos do dia para fortalecer a sua mente. Não se deixe levar pelas tentações do mundo; procure ampliar o seu horizonte mental visualizando um futuro próspero, em que o dinheiro é uma ferramenta útil à felicidade e não a razão dessa felicidade. Medite nas coisas que trarão felicidade a sua vida sem que a felicidade alheia diminua por isso.

A paz de espirito está entre os desejos mais acalentados pelo ser humano; sem ela tudo estaria incompleto, pois dela depende o bem estar verdadeiro. Uma consciência limpa é a entrada para um mundo de paz autêntica. Esse pequeno tempo que diariamente é dedicado à meditação faz toda diferença para quem busca um viver que valha a pena. Você será feliz ou infeliz dependendo de quanto tempo dedica à quietude interior. Todo o restante do dia não passa de um resultado da comunicação que fazemos com nós mesmos.

Existe uma tendência na criatura humana de buscar soluções paliativas para quase todos os problemas e a insistência em só pensar neles quando já estão presentes, batendo à porta. Não é que a prevenção seja tudo; não deixa de existir o inesperado, que urge uma atenção pronta e eficaz. É onde o preparo interior, alcançado pelo contato incessante com o mundo invisível, mas real faz toda a diferença. Não queiramos fugir à realidade, achando que não virão momentos difíceis. Estamos em um mundo escola e cada dia representa uma nova lição.

O que entristece é ver o magote de seres entregues à comodidade, diminuindo a cada dia a duração de sua vida carnal quando poderiam usufruir muito mais a existência. As lamúrias que entremeiam as conversações chegam a deprimir nossos ouvidos. Quando tudo é motivo para reclamação não sobra tempo para curtir a felicidade, pois o outro é sempre culpado pelo nosso fracasso.

A preocupação exagerada desvia o foco das coisas que realmente dão razão a essa vida. O objetivo desse trabalho é exatamente mostrar o quão essencial à vida é uma mente livre e desimpedida. Tudo, mas tudo mesmo que vem depois é consequência desse preparo mental. Falando realisticamente não poderia ser de outra forma, pois foi a Inteligência Universal que nos fez à Sua imagem e semelhança.

Pagamos o preço da dúvida ou da descrença quando deixamos de percorrer o caminho que nos leva à libertação. Os preconceitos religiosos, o abuso da fé, as divergências, tudo isso deixa de fazer sentido ao desvincularmos Deus dessas irrelevâncias terrenas. A crença num poder superior advém da sabedoria que vê no mundo uma criação perfeita e nós, como habitantes dele, fazemos parte dessa perfeição. Não há com o que se preocupar nem o que temer, pois tudo já foi planejado sem um mínimo de erro.

O que cabe a cada um é utilizar de uma forma evolutiva o seu livre arbítrio e colher da vida todas as benesses que aí já se encontram. É quando nos desvirtuamos do sentido global que permeia cada vida individualmente que começam os problemas, porque surgem as preocupações e as contendas desnecessárias, tudo por complicarmos aquilo que, desde o início nos foi entregue sem nenhuma complicação.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 24/02/2016
Reeditado em 24/02/2016
Código do texto: T5553613
Classificação de conteúdo: seguro