O Papel do Professor em EaD
O Papel do Professor em EaD
(Chat EaD)
Aline
-------------------
10/03/2009 20:31:50
ALINE VIEIRA MALANOVICZ
Oi, profe!
Neste semestre, espero conhecer melhor e trocar muitas idéias sobre a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem à distância com o uso da web, para compreender como utilizar melhor as ferramentas como aluna, além de aprender como arquitetar & desenvolver todo um contexto para determinado objeto de aprendizagem. ;-)
Aline Malanovicz.
-------------------
23/03/2009 00:33:53
ALINE VIEIRA MALANOVICZ
Profes e colegas de todos os grupos:
Sobre o (maravilhoso!) texto do livro \"O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line\" (Capítulo 11 - \"Tornar-se verdadeiramente centrado no aluno: As melhores práticas no ensino on-line\")...
hehehe (que azar!) era o único que estava somente em formato \"papel\".
MASSSSSS... Seus problemas acabaram! =)
Digitalizei o material, que agora se encontra no meu webfolio. ;-)
De maneira geral, eu diria que é um texto essencial, que relata as sugestões dos autores quanto às \"melhores práticas\" para o professor virtual direcionar a sua atividade de modo que se torne \"verdadeiramente centrado no aluno\".
Maravilha!!! =)
Bj. Aline Malanovicz.
-------------------
25/03/2009 10:55:33
ALINE VIEIRA MALANOVICZ
Sobre a construção do texto colaborativo, a discussão rolou superbem. Tentamos refletir esse processo na animação dos slides, intercalando o texto-base com as colaborações que o grupo foi trazendo à medida que a discussão foi rolando. É uma ótima maneira de aprender (aprendizagem ativa e colaborativa em grupos)! Maravilha!
-------------------
25/03/2009 11:14:07
ALINE VIEIRA MALANOVICZ
Entre as melhores práticas para o ensino virtual centrado no aluno estão justamente o bom uso dos recursos que permitem e incentivam a interação e a cooperação entre aluno e professor, e entre os próprios alunos, colaborativamente. Creio que é assim que se incentiva a aprendizagem ativa, responsável e produtiva! :-)
-------------------
17/04/2009 11:14:26
ALINE VIEIRA MALANOVICZ
Creio que as competências e habilidades necessárias para os professores e tutores de EAD, no sentido de conhecimentos que permitem tomar decisões adequadas, envolvem o conhecimento que vem da experiência para ter a clareza de objetivos para adaptar todos os elementos da arquitetura pedagógica de modo a tornar a sua EAD verdadeiramente centrada no aluno. :-)
O seu papel exige as C&H de reformular maneiras de se colocar frente ao conteúdo (que precisa ser interessante para o aluno) e frente ao aluno (para efetivamente convencê-lo disso) e frente aos grupos de alunos (para que mantenham esse interesse e interajam numa aprendizagem cooperativa que produz conhecimento compartilhado, num processo em que o tutor faz o meio-de-campo). É que a EAD \"cria um espaço coletivo que impulsiona a construção de conhecimentos, sendo possível aprender com o outro, com as trocas, sendo necessário que o professor diversifique suas estratégias e recursos didáticos\". ;-)
Da parte do aluno, creio que sejam necessárias competências e habilidades para ser responsável pela própria aprendizagem ativa e autônoma, descobrir como aproveitar as funcionalidades de um ambiente virtual, se autodisciplinar para atender as propostas da EAD, e saber procurar assuntos de seu interesse dentro do tema da \"aula\", se aprofundar neles para que façam sentido, e assim saber curtir e aproveitar na sua própria vida, em situações práticas, o conhecimento (C&H) que ele vai desenvolvendo. :-)
-----------------------
ALINE VIEIRA MALANOVICZ
(2009-04-01 09:05:44)
Creio que a organização do trabalho didático com a EAD deve prever mais recursos de interatividade, como chat, fórum e hipertextos ;-) em relação ao trabalho didático presencial habitual.
(2009-04-01 09:07:38)
Concordo com as colegas quanto a que a estruturação de um curso exige muito mais planejamento na EAD do que no presencial, pq é muito mais difícil de "improvisar".
(2009-04-01 09:22:51)
Creio que os objetivos de uma aula virtual e de uma aula presencial são semelhantes, e apenas as ferramentas (os meios) para atingi-los é que são (bastante) diferentes.
ALINE VIEIRA MALANOVICZ
(2009-04-22 09:01:57)
Entendi que Andragogia trata do ensino de adultos. Envolve a adaptação do conteúdo àquilo que o aluno adulto já traz como experiência e conhecimento. :-)
(2009-04-22 09:04:23)
(e também adaptar aos Objetivos que o aluno adulto já traz quanto ao conteúdo, pq ele "já sabe o que quer de um curso", diferente das crianças, que geralmente são conduzidas.)
(2009-04-22 09:11:30)
Também acredito que o princípio deve ser o mesmo, Ísis. ;-)
(2009-04-22 09:12:30)
Fazendo relações do conteúdo novo com a experiência velha é que se produz o sentido da aprendizagem do adulto. ;-)
(2009-04-22 09:22:34)
Concordo com a Io. A parte tecnológica das arquiteturas pedagógicas pode aproveitar para usar todos os recursos multimídia que auxiliem a aprendizagem, pq os alunos são multimídia, e estão "a mil", como disse a Amanda. ;)
(2009-04-22 09:24:49)
Concordo 100% contigo, Dé! Acho que é o único jeito de aproximar o conteúdo da vida do aluno, e a aprendizagem fazer sentido.
(2009-04-22 09:26:45)
Acho que as H&C se referem a conhecimentos que permitem tomar decisões adequadas, envolvem o conhecimento que vem da experiência para ter a clareza de objetivos para adaptar todos os elementos da arquitetura pedagógica de modo a tornar a sua EAD verdadeiramente centrada no aluno. :-)
(2009-04-22 09:27:49)
O papel do professor de EAD exige as C&H de reformular maneiras de se colocar frente ao conteúdo (que precisa ser interessante para o aluno) e frente ao aluno (para efetivamente convencê-lo disso) e frente aos grupos de alunos (para que mantenham esse interesse e interajam numa aprendizagem cooperativa que produz conhecimento compartilhado, num processo em que o tutor faz o meio-de-campo). É que a EAD "cria um espaço coletivo que impulsiona a construção de conhecimentos, sendo possível aprender com o outro, com as trocas, sendo necessário que o professor diversifique suas estratégias e recursos didáticos". ;-)
(2009-04-22 09:28:57)
Verdade, Daniela!
Mas os profes que aplicam as *melhores práticas* do texto da primeira aula devem sempre *comunicar altas expectativas* ;-)
(2009-04-22 09:42:19)
Acho que é assim (adaptando o conteúdo) que o professor consegue *convencer* o aluno de que o curso *vale a pena*: mostrando para ele as ligações (e as vantagens) que esse conteúdo vai oferecer para a vida prática (ou para o entendimento do mundo) do próprio aluno. Maravilha!
(2009-04-22 09:46:01)
Concordo, Amanda. A flexibilidade e a adaptação, em termos dos Objetos de Aprendizagem, podem estar tanto na produção contínua quanto em uma consequente biblioteca de Objetos à disposição do professor para adaptar o conteúdo às necessidades dos alunos. ;-)
(2009-04-22 09:48:47)
Ketia, creio que sejam os recursos disponíveis para interatividade e de organização (ainda que não-linear) dos conteúdos.
(2009-04-22 09:56:17)
Fóruns, chats, e respostas rápidas às dúvidas dos alunos! ;-)